Tudo sobre Doação de Sangue

Pessoa doando sangue.

Fonte: Solotudo

O ato de doar sangue é uma ação a ser comemorada, já que salva milhares de vidas todos os dias. E não é por menos que o dia 25 de novembro representa a celebração que visa a agradecer as pessoas que apoiam essa atitude voluntariamente e também conscientizar quem ainda não é um doador.

O mês de novembro foi escolhido para representar essa comemoração porque é o mês onde se identifica uma baixa nos bancos de sangue de todo o país. Durante a semana do dia 25, os pontos de coleta de sangue preparam ações informativas e também mutirões para a arrecadação.

Você ainda tem dúvidas sobre a Doação de Sangue? Continue lendo nosso post e saiba tudo sobre o assunto.

Por que doar sangue?

O sangue é algo insubstituível, então sempre que alguém sofre um acidente ou passa por uma cirurgia onde há muita perda de sangue, os médicos precisam recorrer aos bancos de sangue para realizar uma transfusão no paciente. Há também pacientes em tratamentos de doenças específicas que precisam realizar transfusões periodicamente.

Doar sangue salva vidas, por isso é tão importante a doação voluntária nos bancos de todo o Brasil.

Quem pode doar sangue?

A pessoa que deseja realizar uma doação de sangue precisa se enquadrar em alguns requisitos bem básicos:

  • Estar saudável, ou seja, em boas condições de saúde;
  • Portar documento de identidade com foto;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Caso seja a primeira doação o doador deve ter no máximo 60 anos;
  • No dia da doação o doador não pode estar em jejum e deve ter evitado alimentos gordurosos nas últimas refeições;
  • Ter dormido ao menos 6 horas na noite anterior;
  • O doador não pode: ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e não ter fumado pelo menos duas horas antes da doação.

Porém, existem alguns impedimentos temporários para a doação, como gripe e febre, aborto espontâneo, parto natural ou cesariana nos respectivos períodos menores que 90 e 180 dias, tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses e exposição à situação de risco para AIDS (múltiplos parceiros sexuais).

Outros impedimentos são definitivos, como doença de chagas, hepatite após os 11 anos de idade, ser portador dos vírus HIV (AIDS), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV. Podem existir ainda outros impedimentos, que serão conversados na entrevista com o doador antes da doação.

Onde é possível realizar a doação de sangue e como proceder?

Os procedimentos de doação de sangue são realizados nos hemocentros, que são clínicas especializadas na coleta de sangue. Procure o Hemocentro da sua cidade, ou o mais próximo e se informe sobre ser um doador!

Há sempre alguém precisando da sua ajuda: Doe!

Todos os dias pessoas em tratamentos de doenças graves precisam realizar transfusões. Todos os dias chegam vítimas dos mais diversos tipos de acidentes aos hospitais de todo o país precisando de transfusão urgente de sangue.

Doar sangue salva vidas! Doe sangue e ajude a preservar a vida de milhares de pessoas em todo o Brasil! A WebContinental apoia essa causa!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com