Tecnologia relativamente nova se comparada à evolução dos eletrodomésticos, o forno de convecção veio para facilitar e agilizar a vida de quem pretende preparar receitas assadas ou grelhadas. O nome estranho acaba causando dúvidas no consumidor na hora de adquirir um forno novo. Pois aqui você vai descobrir o que é um forno de convecção e como vale a pena contar com um em sua cozinha!
Para começo de conversa: o que é convecção?
Convecção é um processo de transmissão de calor provocado pela movimentação de algum fluído – pode ser água ou ar, por exemplo. Quando as temperaturas do fluído oscilam, há o processo de convecção. As regiões mais quentes desse fluído, menos densas que as demais, acabam se movimentando, provocando correntes ascendentes de convecção.
A convecção é o processo físico que pode ser observado, por exemplo, durante o aquecimento da água. Também é um dos principais responsáveis pelo deslocamento das massas de ar na atmosfera. E é assim que o ar quente se movimenta, por exemplo, dentro de um forno.
E o que é um forno de convecção?
O forno de convecção otimiza processos em uma cozinha. O cardápio do almoço em família será ainda mais memorável quando preparado em um forno com convecção ou ar forçado. Sua melhor distribuição de calor garante pratos preparados de forma mais uniforme e rápida.
O forno de convecção difere-se dos outros por possuir uma câmara com turbina para a melhor circulação de calor. A irradiação, inclusive, tende a ir para o fundo do prato. O resultado são receitas preparadas muito mais rápido e em temperatura relativamente menor.
5 benefícios de um forno de convecção
1 – Economia de tempo e energia
O forno de convecção conta com um sistema acelerado de ventilação do ar quente dentro de sua câmara. E que ocorre até 20% mais rápido do que em fornos convencionais. Como o ar quente circula mais rápido, o orno de convecção economiza tempo e energia ou gás.
2 – Uniformidade no cozimento dos alimentos
No forno tradicional, o cozimento do prato se dá de baixo para cima. Algumas regiões do prato ficam mais frias, outras mais quentes, e é preciso cuidar muito para a receita não sair chamuscada. No forno com convecção, há a uniformidade da distribuição do calor. Por isso, o cozimento do prato será integral, equilibrado. O cozimento sempre vai repartir equilibradamente o calor, a fim de esquentar a comida de forma homogênea. Não será preciso virar a forma para lá e para cá para garantir o cozimento integral.
3 – Alimentos mais sequinhos
Como o forno com convecção é mais seco, também os alimentos ficam mais sequinhos, tostados e mais crocante. O resultado são receitas com mais sabor e aspecto mais bonito.
4 – Menos calor, mais cozimento
Em um forno de convecção, a possiblidade de variação da temperatura permite que, com menos calor, se cozinhe o que em um forno convencional precisaria de mais calor. Assim é possível, também, fazer receitas mais variadas.
5 – Pratos mais consistentes
Todos esses benefícios ajudam a preparar pratos com tamanho e consistência ideais. Acrescenta-se aí o derretimento uniforme da gordura, criando vapor muito mais rápido. Pães e massas crescem melhor e a textura dos pratos fica mais leve do que os preparados em um forno convencional.
Dicas importantes para o cozimento em um forno de convecção
Sabe o hábito de usar um papel alumínio para cozinhar bem os alimentos antes de dourá-los? Não há necessidade de fazer isso em um forno de convecção. Pelo contrário: o ideal é não bloquear o fluxo de ar para o alimento.
Outra dica: a circulação de ar quente também ganhará reforço se você mantiver, entre uma bandeja e outra do forno, a distância de, pelo menos, 2,5 centímetros. O mesmo deve ocorrer em relação aos pratos e formas com as paredes do forno. E não esqueça de pré-aquecer o forno sempre, a menos que a sua receita peça o contrário.
Convencido das maravilhas que um forno de convecção pode preparar para você? Pois veja os modelos que a WebContinental disponibiliza. Além da praticidade, os fornos primam pelo design sofisticado, dando uma renovada chique em cozinhas, salas gourmet, salões de festa. É escolher o modelo que melhor se adequa à sua necessidade e colocar o seu chef interior para surpreender a família!