Sala de estar compacta? Saiba como otimizar o espaço

Sala de estar compacta? Saiba como otimizar o espaço

A sala de estar é um dos principais cômodos da casa, já que é um ambiente de convivência entre os membros da família e os amigos que frequentam o lar. Por isso, é preciso que este ambiente seja pensado para que todos possam se acomodar confortavelmente e transitar livremente.

Mas e quando o espaço é pequeno? O que fazer? O que priorizar? Como distribuir os móveis pelo cômodo? Bom, pensando nessas dúvidas, separamos cinco dicas que serão super úteis para você. Confira logo abaixo:

1. Faça medições antes de investir em móveis

Medir o espaço é muito importante para que os móveis se encaixem perfeitamente e permitam que todos que transitam pelo cômodo possam ir e vir tranquilamente. Dessa forma, após medir toda a sala, você pode começar uma busca por móveis prontos ou sob medida que encaixem na área disponível.

móveis para sala de estar compacta

Além disso, é possível encontrar diversos tamanhos e modelos de sofás. Tente priorizar os conjuntos de dois e três lugares ou sofás em L. Esses são ideias para espaços nos cantos da sala de estar. Mas, se você contar com menos espaço disponível, aposte em poltronas que podem ser combinadas entre si.

Já as estantes e racks estão cada vez mais modernas e funcionais. Ou seja, existem muitas opções para espaços pequenos. Como os modelos de parede que são suspensos e ajudam a economizar espaço.

2. Dê prioridade para o que realmente importa

Antes de adquirir os móveis da sua sala de estar, é necessário pensar com cautela e investir no que realmente importa no momento, Principalmente, se o cômodo for pequeno, já que móveis muito grandes ou em excesso podem acabar diminuindo seu espaço.

Além disso, o ideal é que você se planeje para saber o que terá na sua sala de estar: Televisão? Plantas? Poltronas e cadeiras? Estante ou prateleiras? Após definir isso, dê prioridade para o que você realmente precisa. Dessa forma, com mais organização, seu cômodo ganhará vida e espaço.

sala de estar compacta decoração

3. Aposte na padronização da decoração

Uma vez que você mediu o espaço da sua sala de estar compacta, e definiu quais serão os principais móveis, é hora de pensar na decoração. Dessa forma, lembre-se que espaços pequenos são ótimos para seguir uma linha de cores e objetos.

Por isso, escolha de duas a três cores e forme padrões, como: cortina da mesma cor que as almofadas e capa do sofá; objetos na estante ou nas prateleiras que tenham tons parecidos; quadros ou molduras nas paredes, que dão vida e chamam atenção para fora do espaço em questão. Dessa forma, sua sala ficará super estilosa sem sobrecarregar o visual.

sala de estar pequena

Inspire-se nas últimas tendências para compor a sua sala de estar

4. Projete uma iluminação que valorize os principais pontos

Uma boa iluminação transforma seu espaço em um lugar mais aconchegante e harmonioso, além de fazê-lo parecer maior. Assim, o ideal é que sua sala pequena tenha uma grande janela por onde entre luz natural durante o dia, mas se isso não for uma realidade, aposte em pontos de iluminação artificial, como, abajures, luminárias e pequenos lustres.

Já as luminárias de chão são uma ótima opção pois não ocupam muito espaço e projetam uma ótima iluminação para onde são direcionadas. Pontos de luz suspensos também são ótimos quando se trata de espaços pequenos, já que podem estar presos a paredes ou no teto.

iluminação para sala de estar compacta

5. Customize a sala de estar compacta com espelhos

Uma das principais dicas para decoração em lugares pequenos é a utilização de espelhos, já que eles dão profundidade aos ambientes e criam uma impressão de que a área é maior. Dessa forma, uma sugestão é customizar uma parede toda com espelho ou usar molduras com espelho que combinem com o restante da decoração. Ou se você preferir, aposte em móveis espelhados, como estantes e aparadores de chá.

espelhos para sala de estar compacta

Modificar uma das paredes e manter uma decoração minimalista, é uma forma de decorar ambientes com o mínimo de móveis e objetos.

E claro, sempre utilizando a mesma paleta de cores. Isso ajuda a criar uma identidade e mantém seu espaço dinâmico, para que as pessoas e os objetos possam conviver tranquilamente.

Tudo para otimizar a sua sala de estar compacta – A Web tem!

Gostou das dicas? Quer saber como decorar a sua sala de estar compacta? Então confira a categoria Especial Sala de Estar que a Webcontinental preparou para você. Aqui, você encontra muitas ofertas para planejar e otimizar a sua sala de estar, independente do espaço disponível.

E lembre-se: a Webcontinental tem tudo para a sua casa inteira! Então, acesse o nosso site e aproveite!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com