Função desumidificar do ar-condicionado: para que serve?

A chegada do inverno traz consigo a baixa das temperaturas, mas também o aumento da umidade, que pode ser o verdadeiro vilão, responsável pelo surgimento de fungos e bactérias pela casa. Mas esse é um problema que pode ser facilmente contornado. Você sabia que pode usar seu ar-condicionado para desumidificar sua casa? Neste post iremos explicar como!

Qual a finalidade da função desumidificar do ar-condicionado?

Umidade nada mais é que vapor de água presente no ar. Apesar de parecer inofensiva, a umidade é responsável pela ferrugem, pelas paredes úmidas, pelo mofo e também por alergias respiratórias, comprometendo os objetos de sua casa e a saúde de sua família.

Mas está longe de ser um problema sem solução, pois muitos aparelhos de ar-condicionado vêm com a função de desumidificar, retirando a umidade presente no ar e condensando ela nas placas de resfriamento. Isso é, a água que está na atmosfera em forma de vapor entra em contato com a serpentina do interior do aparelho e é resfriada, transformando-se em gotas d’água que ficam armazenadas no interior do aparelho.

Você não precisa se preocupar que o ambiente vai ficar seco demais ou que o ar-condicionado vai consumir mais energia, porque o aparelho possui sensores que desligam a função quando a umidade está no ponto ideal. E o melhor é que você pode usar as outras funções do ar-condicionado, como regular a temperatura, ao mesmo tempo que o ar está sendo desumidificado!

Veja algumas dicas de Como economizar energia com ar-condicionado!

Quando desumidificar o ambiente?

A função desumidificar é aliada da qualidade de vida e deve ser usada sem medo. Em algumas situações, ela se faz mais necessária. Por exemplo, se você mora em região tropical, naqueles dias mais chuvosos ou mesmo se sua casa possui ambientes com pouca circulação de ar e baixa iluminação natural.

Mas nem só para dias nublados e chuvosos vive a função desumidificar: em dias muito quentes ela é bem-vinda também! Por mais que o ar esteja seco, essa função irá regular a umidade deixando o ambiente mais confortável para você!

Saiba como escolher o ar-condicionado ideal para o seu lar!

Como usar o desumidificador do meu ar-condicionado?

Você encontra essa função no controle de seu ar-condicionado. Ela é geralmente acionada no botão simbolizado por uma gota. Depois de acionado, não é necessário mais ajustes, já que o próprio aparelho se regula sozinho. Nos modelos em que os controles possuem funções em inglês, você deve utilizar a função Dry.

Agora que você já sabe para que serve a função desumidificar do ar-condicionado, que tal começar a usar no seu dia a dia? E caso você esteja pensando em comprar um ar-condicionado novo não deixe de conferir nosso guia com tudo sobre ar-condicionado.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com