Cooktop a gás ou elétrico: qual o melhor?

O cooktop tem sido cada vez mais procurado para equipar as cozinhas. Principalmente em cozinhas menores, pelo tamanho reduzido e praticidade, ou em projetos mais modernos, pelo design diferenciado que o produto apresenta. Dentre as várias características de cada cooktop, você pode escolher versões que funcionam a gás ou de forma elétrica.

Quer saber quais são as vantagens de cada um dos tipos para fazer a escolha certa? Confira!

Funcionamento, vantagens e desvantagens

Antes de tudo, é preciso entender como cada um dos produtos funciona para então compreender as diferenças entre eles. Saiba mais:

Cooktop a gás

A principal característica dos cooktops a gás é que eles funcionam exatamente da mesma forma que qualquer fogão a gás, dependendo de energia elétrica apenas para o acendimento.

Vantagens: a instalação é fácil, já que a maioria das casas e apartamentos já vem equipados para a instalação do sistema de fogão a gás. Além disso, não precisa de panelas especiais, podendo-se usar qualquer tipo de material (inox, cerâmica, etc).

Desvantagens: no cooktop a gás não é possível controlar a temperatura com exatidão, além de ser necessário arcar com os custos do gás.

Cooktop 4 BocasConheça o Cooktop a Gás Itatiaia – 4 Bocas – Vidro Preto!

Veja também: Qual o melhor cooktop a gás?

Cooktop elétrico

As versões elétricas do cooktop funcionam, como o próprio nome diz, por eletricidade. Mas é importante ter em mente que, entre os cooktops elétricos, existem dois tipos:

Cooktop elétrico: funciona apenas por eletricidade e sua grande diferença é em relação aos tipos de panela, que precisam ter fundo reto (plano) para não danificar a superfície do aparelho.

Vantagens: o design moderno chama a atenção e ainda aquece os alimentos com muita agilidade, além de possibilitar muita precisão na temperatura.

Desvantagens: funciona somente com energia elétrica (o que pode dar uma diferença na conta de luz) e não se pode usar qualquer tipo de panela, sendo preferível optar pelas de material mais resistente.

Cooktop Elétrico Vitrocerâmico Cuisinart - 4 Queimadores

Conheça o Cooktop Elétrico Vitrocerâmico Cuisinart – 4 Queimadores!

Cooktop elétrico por indução: seu funcionamento também é através da energia elétrica, mas não possui queimadores. Esse modelo funciona com correntes eletromagnéticas que são ativadas apenas quando as panelas (que precisam ser magnéticas) são colocadas na superfície. Por isso é chamado de “por indução”.

Vantagens: apesar de consumir energia elétrica, todo o calor vai para a panela, e quando você desliga o aparelho, ele esfria automaticamente. Isso faz com que você não se queime no aparelho e permite um maior controle da temperatura para que os alimentos fiquem melhor cozidos.

Desvantagens: só funciona com panelas de ferro, multicamada ou de aço inox, que tenham o fundo plano e com revestimento magnético.

 Cooktop Brastemp Gourmand - 4 Bocas - Indução!

Conheça o Cooktop Brastemp Gourmand – 4 Bocas – Indução!

Qual é o melhor: cooktop a gás ou elétrico?

Como você viu acima, cada um desses cooktops tem suas vantagens e desvantagens. E dentro de cada tipo, são vários os modelos disponíveis no mercado. Portanto, tudo vai depender da sua necessidade! Você pode optar tanto pela praticidade dos cooktops a gás, que são mais parecidos com os modelos convencionais, como também pela eficiência dos cooktops elétricos, que oferecem maior controle de temperatura.

De qualquer forma, o fato é que os cooktops (tanto a gás quanto elétricos) ocupam menos espaço na cozinha, além de serem mais modernos e elegantes. E vão atender muito bem a todas as necessidades do dia a dia, sendo práticos e fáceis de usar e limpar. E a falta de um forno pode ser facilmente resolvida com a compra de um forno elétrico com o tamanho certo para a sua cozinha!

A escolha agora é sua! Seja um modelo a gás ou elétrico, você pode sempre encontrar as melhores ofertas de cooktops aqui na WebContinental!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com