Como instalar ar-condicionado?

Como instalar ar-condicionado

Fonte: Triider

Após pesquisar bastante e finalmente adquirir o modelo de ar-condicionado ideal para você, chega o momento tão esperado: a instalação! Para que o aparelho funcione perfeitamente e você possa usufruir de todos os benefícios que o seu condicionador de ar oferece, é preciso ter alguns cuidados que podem fazer toda a diferença na hora de instalar.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira então algumas dicas da Webcontinental para instalar o seu ar-condicionado da melhor forma possível.

Escolhendo o local de instalação

Você provavelmente já comprou o seu ar-condicionado com algum ambiente específico em mente para a instalação, certo? Pois bem, se você já tem uma preferência de local, isso é ótimo, mas não esqueça de verificar se há condições para colocar esse plano em prática.

De forma geral, é importante garantir que o local onde o aparelho será instalado permita uma boa circulação do ar, evitando obstáculos perto da saída do ar-condicionado, fluxo cruzado com outro aparelho já instalado no ambiente, ou mesmo obstrução causada por cortinas e móveis, por exemplo.

Se você optar por um modelo de ar-condicionado split, que possui a unidade condensadora separada, há ainda os cuidados com a instalação da parte externa. Além de garantir que a saída de ar não seja obstruída, é importante evitar a proximidade de gases inflamáveis para que não ocorra nenhum acidente.

Posição ideal do ar-condicionado

Pronto, agora que você já sabe que o local de instalação está pronto para receber o ar-condicionado, você já pode definir a posição em que o aparelho vai ficar. É importante lembrar que há algumas diferenças na instalação dos modelos de janela e split.

Ar-condicionado de janela

O ar-condicionado de janela é composto por uma peça só, que traz o motor na parte de trás (a que fica voltada para a rua) e a saída de ar na frente, voltada para o ambiente que se deseja climatizar. A recomendação geral é que ele seja instalado a uma altura de 1,50 a 1,80m do chão, respeitando sempre a distância mínima de 50cm de qualquer parede. Ele pode ser instalado na parede, na janela (apoiado no peitoral), ou no vitrô, desde com uma base de apoio de 21cm.

Ar-condicionado split

O grande diferencial do ar-condicionado split é que ele é dividido em duas partes, uma unidade condensadora (o motor, que fica instalado na parte externa), e a unidade evaporadora, que é a saída de ar. A altura ideal varia de acordo com o modelo, então é importante verificar as especificações do fabricante. De forma geral, recomenda-se que fiquem a uma distância de no mínimo 1 metro e, no máximo, 15 metros uma da outra, devido à tubulação. A posição ideal da unidade interna é a uma altura de 1,50 a 1,80m do chão, preferencialmente centralizada no ambiente.

Cuidados importantes na instalação

  • Confira qual é a tensão do aparelho antes de instalar. Os aparelhos split geralmente são fabricados com tensão 220v, portanto é preciso ter a rede elétrica adaptada para a instalação.
  • Verifique também se há disjuntor e uma tomada exclusivos para o ar-condicionado, instalados próximo a ele e compatíveis com a potência do aparelho. Caso não tenha, é indispensável chamar um eletricista para verificar a instalação elétrica, pois os profissionais que instalam ar-condicionado não costumam mexer na fiação do local.
  • Não deixe outros eletrodomésticos ou qualquer fonte de calor muito próxima do aparelho, pois pode prejudicar o funcionamento e até mesmo causar danos.
  • Se você mora em apartamento, verifique antes com os responsáveis pelo prédio se é possível instalar o aparelho, pois muitos condomínios não permitem alterações na estrutura da fachada.

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa para instalar o seu ar-condicionado novinho e aproveitar da melhor climatização no seu ambiente. Mas lembre-se: é primordial que você contrate um especialista para instalar o ar-condicionado para você, pois ele terá o conhecimento técnico necessário para fazer esse procedimento sem riscos. É uma segurança para você e para o seu bolso!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com