O verão já está aí! Escolher o ar-condicionado certo não é apenas pegar o modelo mais caro ou com maior número de BTUs — trata-se de combinar conforto, eficiência energética e custo benefício para a sua casa ou escritório. Com novas tecnologias e modelos mais inteligentes, essa escolha pode fazer toda a diferença na sua qualidade de vida e no valor da sua conta de energia
Entenda os Tipos de Ar-Condicionado
Antes de mais nada, saiba qual tipo atende melhor à sua necessidade:
Além da variedade de potência, também existe diferentes tipos de ar-condicionado. Esse fator é muito importante na hora de escolher o equipamento ideal. Aqui também é vital conhecer muito bem as suas necessidades e as características do cômodo no qual o ar-condicionado vai ser instalado.
Confira abaixo os usos mais indicados para cada tipo de equipamento:
- Cômodo menor, com pouca incidência de luz e pequeno fluxo de pessoas – De forma geral, esse tipo de ambiente necessita de aparelhos com uma potência mais reduzida, que conseguem deixá-lo climatizado sem desperdiçar energia. Opte por modelos como os ar-condicionados portátil ou janela.
- Cômodos médios, com incidência de luz e fluxo de pessoas moderados – Nesse caso, modelos mais básicos podem não ter potência suficiente, e já modelos com muitos BTUs acabam desperdiçando energia. Escolha os modelos split ou split window.
- Cômodos amplos e com grande fluxo de pessoas – Nesse contexto, geralmente encontrado em espaços mais amplos e, principalmente, estabelecimentos comerciais, é necessário escolher modelos mais potentes. Por isso, procure por um ar-condicionado piso-teto ou o split cassete.
Além disso, é preciso ter atenção com outro detalhe: caso você more em uma região com grandes variações de temperatura, com dias muito quentes e outros muito frios, vale a pena considerar os modelos inverter. Eles têm a capacidade de tanto resfriar quanto aquecer o ambiente.
Resumindo:
- Split: silencioso, eficiente e ideal para salas e quartos.
- Janela: mais econômico e simples, ótimo para ambientes pequenos.
- Portátil: super prático, sem instalação fixa — perfeito para quem aluga ou precisa mobilidade.
Dica Webcontinental: veja o que temos em estoque e compare modelos aqui:
🔗 https://www.webcontinental.com.br/categoria/ar-condicionado
Calcule a Capacidade (BTUs) Certamente
BTU é a medida que indica a capacidade de resfriamento do aparelho. Mas não é só pegar o maior número — aparelhos superdimensionados gastam energia à toa e resfriam rápido demais sem conforto térmico ideal.
Fórmula rápida:
- Comece com ~600 BTU por m² do ambiente
- +600 BTU por pessoa extra
- +200 BTU se o ambiente recebe muito sol
- +200 BTU por equipamentos que geram calor
💡 Exemplo: um quarto de 12 m² com 2 pessoas e sol forte pode precisar de cerca de 9.000 BTUs.
Um erro muito comum é acabar comprando aquele modelo que possui o maior número de BTUs (sigla em inglês para Unidade Térmica Britânica). Ou seja, aquele que tenha a maior capacidade de resfriamento.
O problema é que essa nem sempre é a melhor escolha, porque cada cômodo demanda uma potência de resfriamento específica. Vários fatores influenciam nesse processo, como quantidade de portas e janelas, número de pessoas que ficam no espaço, qual a incidência de luz no ambiente e até a presença de outros equipamentos eletrônicos.
Felizmente, existem ferramentas simples e práticas para calcular BTUs. Dá pra descobrir a melhor potência para atender sua necessidade, sem desperdiçar ou ter um alto consumo de energia.
Calculadora de BTUs Webcontinental: busque por “calcular btus webcontinental” ou acesse:
🔗 https://www.webcontinental.com.br/calculadora-de-btus
Consumo e Tecnologia: modelo Inverter faz diferença
Modelos com tecnologia Inverter ajustam a potência do compressor conforme necessidade, o que significa:
✔ Menor consumo de energia
✔ Operação mais silenciosa
✔ Menor desgaste e maior vida útil do equipamento
Se você usa o ar-condicionado diariamente, especialmente em regiões quentes, Inverter é geralmente a melhor escolha.
leia também: Ar condicionado inverter ou convencional? Qual escolher?
É preciso também ter atenção com alguns detalhes que podem parecer sem importância, mas que fazem grande diferença no uso do seu ar-condicionado.
- Voltagem do aparelho – Modelos Hi Wall, por exemplo, possuem voltagem exclusivamente 220v. Para evitar surpresas ou ter que fazer uma alteração na sua rede elétrica, dê prioridade para aqueles modelos que já se adaptam à voltagem do seu lar.
- Consumo de energia – O ar-condicionado demanda muita eletricidade, por isso, tenha atenção aos selos de consumo energético dados pelo Inmetro. Aqueles aparelhos com as certificações A e B consomem menos energia, já os modelos C, D e E, por outro lado, apresentam maior consumo de energia.
Recursos Que Fazem a Diferença
Alguns recursos além de BTU e tipo podem impactar bastante seu conforto e economia:
- Controle remoto e programação inteligente
- Função Sleep (ajusta temperatura à noite)
- Timers e modos econômicos
- Filtros anti-poeira e bactericidas
- Operação silenciosa
Não Esqueça da Instalação
Uma boa instalação faz toda a diferença no desempenho do aparelho e na eficiência energética. Sempre conte com técnicos qualificados para:
✔ Fixar corretamente a unidade externa
✔ Garantir vedação adequada
✔ Posicionar corretamente a evaporadora.
Depois de escolher o modelo de ar-condicionado criteriosamente, o mesmo precisa ser feito com relação à instalação do aparelho. Conte apenas com o serviço de profissionais qualificados e especializados em realizar instalação de ar-condicionado, o que garante o melhor funcionamento do aparelho e aumenta a vida útil dele.
Saiba mais: Dicas Essenciais sobre instalação de ar condicionado
Veja as ofertas Webcontinental
Para escolher o ar-condicionado ideal, considere tipo, BTU, eficiência energética, recursos adicionais e instalação. Com a variedade atual, dá para encontrar uma opção que combine conforto, economia e tecnologia — e a WebContinental tem tudo isso com ofertas atualizadas para 2026!
Compre agora o seu ar-condicionado ideal:
https://www.webcontinental.com.br/climatizacao/ar-condicionado
FAQ – Tire suas dúvidas
Split é mais silencioso e eficiente; janela costuma ser mais barato e fácil de instalar.
Não! Se for maior do que o necessário, pode gastar mais energia e resfriar rápido demais causando desconforto.
Sim, principalmente se você precisa de mobilidade ou não quer alterar a estrutura do ambiente.
Sim — em geral pode reduzir consumo energético e manter a temperatura mais estável durante o uso diário.
Não recomendamos. A instalação feita por profissionais qualificados garante que você não perca a garantia de fábrica e evita vazamentos de gás refrigerante.
O R-32 é a tendência para 2026. Ele é mais eficiente energeticamente e agride muito menos a camada de ozônio. Procure por modelos com esse selo na nossa loja.
Use a Função Sleep (Dormir). Ela aumenta um grau a cada hora, acompanhando a queda de temperatura do seu corpo durante o sono e economizando energia.






