E-commerce Trends 2024 – Tudo o que você precisa saber
O ano de 2023 foi desafiador para os e-commerces brasileiros. Com as mudanças fiscais de produtos importados e o retorno ao trabalho presencial dos consumidores, os varejos digitais precisaram se adequar rapidamente a essa nova realidade. Ao mesmo tempo, por questões de conveniência, falta de tempo para deslocamento ou até mesmo devido à oportunidade de comparar preços e utilizar cupons de desconto, o comércio eletrônico tem ganhado destaque na preferência dos consumidores no Brasil.
No entanto, quem exatamente é o consumidor online brasileiro? Bom, para responder essa pergunta, a Webcontinental Marketplace, traz para você um resumo da segunda edição do E-commerce Trends 2024. Elaborada pela Octadesck e Opinion Box, a pesquisa disponibiliza o perfil de pessoas que realizam compras online no país e que exploram as tendências do comércio eletrônico.
Ao todo, foram entrevistados mais de 2 mil consumidores em maio de 2023 com o intuito de compreender seus hábitos, perspectivas e os fatores que impulsionam o e-commerce brasileiro. Todas as pessoas realizaram ao menos uma compra online nos últimos seis meses.
Como os consumidores estão realizando suas compras?
Para responder essa pergunta, foi necessário esboçar o perfil do comprador online que consiste em identificar suas preferências e comportamentos.
Dessa forma, a E-commerce Trends, ressalta uma alta na frequência de aquisições no comércio eletrônico este ano, se comparado com os dados de 2022. Um dado intrigante revela um aumento, embora sutil, no número de consumidores tanto em lojas físicas quanto online, indicando possivelmente um retorno mais robusto do comércio presencial após um período mais prolongado pós-pandemia.
Ao todo, 22% dos entrevistados afirmaram que estão comprando mais em lojas físicas do que online, mas 58% preferem adquirir suas compras em e-commerces do que no varejo físico. Já 06% dos consumidores optam por comprar somente no espaço digital.
Qual a frequência de compras online?
A frequência de compras pela internet realizada pelos consumidores, também registrou um aumento: se em 2022 tínhamos 12% efetuando compras uma vez por semana, agora, em 2023, observamos um acréscimo de 17%. O mesmo cenário se aplica àqueles que efetuam compras diversas vezes por semana, chegando a quase dobrar.
Durante um mês típico, 62% dos compradores tendem a realizar entre 2 a 5 compras. Aqueles que efetuam apenas uma compra representam somente 21%, enquanto os que realizam mais de 20 compras online por mês correspondem a 1% do total de consumidores. Ao todo, 85% dos entrevistados realizam ao menos uma compra mensal no ambiente virtual.
Onde as vendas online são realizadas?
Aqueles que realizam compras online, independentemente da regularidade, possuem suas plataformas favoritas. Os destaques incluem sites e estabelecimentos virtuais (63%), seguidos pelos marketplaces como Amazon e Americanas (60%). Em terceiro lugar, surgem os aplicativos da própria loja.
Uma suposição para a preferência por sites, lojas virtuais e marketplaces pode ser a confiança e segurança que os consumidores depositam nessas plataformas, dado que elas geralmente apresentam selos de verificação e um histórico notável na excelência da experiência do cliente.
Similarmente a 2022, neste ano, os consumidores ainda consideram o preço na internet mais acessível do que nas lojas físicas (58%) e a praticidade de adquirir produtos sem sair de casa (57%) como os principais motivadores para compras online. Em um período em que grande parte da população brasileira retornou ao trabalho presencial, a facilidade de solicitar um item sem necessidade de deslocamento até a loja também pode ter influenciado significativamente essa escolha.
Aqueles que optam por compras mais frequentes em lojas físicas do que online valorizam outros tipos de conveniência, como a possibilidade de levar o produto imediatamente (57%) e a capacidade de ver e tocar nos produtos (55%). Isso ressalta a importância para os negócios online de focar na rapidez da entrega e na experiência de compra online, a fim de cativar os consumidores habituais das lojas físicas.
23% dos consumidores ainda preferem vendas físicas
Se você possui um e-commerce, certamente o seu objetivo é conquistar mais público diariamente e manter os seus clientes virtuais. Entretanto, para isso, é essencial compreender a trajetória do seu cliente em todos os estágios de compra. Desde como ele acessa o seu comércio eletrônico até o que o leva a concluir a compra.
Quando você possui mais conhecimento sobre esse percurso, torna-se mais simples proporcionar a experiência desejada pelo cliente, reduzindo, assim, a competição baseada em preço. Uma vez que a preferência passa a recair sobre outros fatores.
Ao mesmo tempo, é preciso ter em mente que cerca de 23% dos entrevistados preferem compras em lojas físicas por conta da segurança. Já 49% dos consumidores optam por compras online devido à facilidade de comparar com menores preços. Entretanto, com toda a competição digital existente, é necessário criar estratégias para se destacar.
Inclusive, algumas medidas podem auxiliar o seu comércio eletrônico a aprimorar a sensação de segurança. São elas:
- Utilizar o certificado de segurança SSL;
- Evitar redirecionamentos de pagamento para outras páginas;
- Zelar pela experiência do consumidor e pela estética da loja;
- Manter uma boa reputação no Reclame Aqui e no Google Meu Negócio.
Perspectivas para 2024 para e-commerce
Além da alta competitividade, os consumidores estarão ainda mais dispostos a realizarem compras online e isso já poderá ser sentido no próximo ano. Cerca de 54% dos consumidores pretendem aumentar a frequência de compras virtuais em 2024.
Dessa forma, é preciso ficar atento às preferências e aos fatores que influenciam os consumidores na hora de finalizar a compra em e-commerce. O cashback, por exemplo, já não é tão queridinho como em 2022, fazendo com que 35% dos entrevistados ainda prefiram esse tipo de benefício na hora da compra. Por outro lado, o frete grátis segue sendo a preferência de 73% dos consumidores, seguido respectivamente por promoções (64%), prazo de entrega (48%) e cupom de desconto (46%).
A utilização de tecnologia também será necessária em 2024 se você quiser encantar os seus clientes. Isso porque 67% dos consumidores entrevistados relataram que atualmente compram produtos em e-commerce que há algum tempo atrás não imaginavam que comprariam virtualmente. Dessa forma, é possível constatar que as pessoas que resistem à adaptação ao mundo digital. Também estão dispostas a viver a experiência de comprar itens como óculos, colchões, medicamentos, alimentos, roupas e calçados. E é por isso, que é preciso investir em tecnologia. Além de boas descrições de produtos e traçar estratégias para deixá-los mais confortável no momento da compra.
Mobile First é a nova tendência de venda
Com toda a facilidade e rapidez dos dispositivos móveis, cerca de 73% dos consumidores preferem comprar através do smartphone. Em seguida, as compras realizadas em computadores e laptops representam 27% das vendas e apenas 2% em tablets.
Esse indicador, no entanto, acende um sinal de alerta: será que a sua empresa está priorizando a facilidade de uso da loja online? Quando a maioria dos seus consumidores efetua compras por dispositivos móveis, torna-se essencial que a sua estratégia esteja concentrada nesse público. Portanto, é crucial investir no conceito de “mobile first”. Isto é, desenvolver os sites e as lojas online considerando, prioritariamente, o consumidor que acessa por meio de dispositivos móveis.
Quando uma plataforma de comércio eletrônico não é responsiva. Ou seja, não se ajusta aos diversos tamanhos de tela, há uma significativa probabilidade de o consumidor desistir da compra. Afinal, a experiência será comprometida.
Outro fator importante que é preciso ser levado em consideração, é que 61% dos consumidores optaram por pesquisar no Google antes de realizar uma compra. Em seguida, 47% pesquisa em aplicativos e sites das lojas e 28% preferem pesquisar em sites de comparação de preços.
As redes sociais seguem sendo vitrines para os e-commerces
As plataformas de mídia social transformaram a maneira como nos comunicamos, interagimos e, claro, consumimos. Com a disseminação desses canais, as empresas descobriram uma nova forma de se conectar com seu público. Além de promover produtos e serviços, e alcançar um número cada vez maior de potenciais consumidores. Como resultado, testemunhamos a consolidação das redes sociais como aliadas poderosas dos e-commerces e marketplaces. Muitas vezes assumindo o papel de verdadeiras lojas virtuais.
À medida que os consumidores dedicam cada vez mais tempo a plataformas como Instagram, TikTok e Facebook, seja para se conectar com amigos e familiares ou em busca de inspiração. 65% afirmam que as redes sociais são o local onde realizam pesquisas de produtos. De fato, dois em cada três consumidores têm o hábito de explorar produtos para compra nas redes sociais.
Além disso, 24% dos consumidores afirmam utilizar as redes sociais não apenas para pesquisa, mas também para efetuar compras diretamente. Assim, as plataformas de mídia social se transformam em verdadeiros shoppings virtuais. Onde é possível compartilhar, comentar, marcar amigos e até mesmo criar listas de desejos personalizadas.
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