Dia Mundial dos Gatos – Saiba como adotar um felino

Dia Mundial dos Gatos – Comemore com o seu felino

Você sabia que hoje é o dia do seu peludo de quatro patas? É isso mesmo! Hoje, dia 17 de fevereiro, comemoramos o Dia Mundial dos Gatos, e o seu felino não pode ficar de fora dessa celebração.

gatos filhotes

Mas você sabe por quê o dia 17 de fevereiro foi escolhido para lembrarmos desses felpudos? Bom, a WebContinental vai te contar tudo sobre a data agora mesmo!

Confira:

Origem do Dia Mundial dos Gatos

Eles são fofinhos, engraçados, manhosos e ao mesmo tempo, independentes. Além disso, encontramos os gatinhos de diversas raças e com as mais variadas cores de pelagem. Assim como os cachorros, eles são os nossos melhores amigos e fazem os nossos dias mais alegres.

Mas mesmo, com todas essas qualidades, muitos gatos são abandonados na rua, sem nenhum tipo de cuidado ou proteção.
Dessa forma, uma instituição italiana decidiu, em 2002, criar uma campanha para que a sociedade se lembre dos gatinhos abandonados. Mas o engajamento popular foi mais além, e fez com que o dia também fosse voltado para promover a adoção dos gatinhos.

gatos precisam de amor e muito cuidado

A ideia de salvar os gatinhos se espalhou pelo mundo

Assim que a campanha do Dia Mundial dos Gatos foi divulgada, diversas instituições e ONG’s de apoio animal espalhadas ao redor do mundo, adotaram a campanha. Entretanto, a data foi multiplicando as suas causas e também se tornou simbólica para salvar gatinhos que sofrem maus tratos.

gatos precisam de carinho

Isso ocorreu graças à iniciativa da International Fund for Animal Welfare, que tem como propósito, debater e combater os maus tratos aos animais.

Dessa forma, as instituições mundiais promovem campanhas de conscientização e criam canais de denúncias para salvar a vida dos gatos que estão em perigo ou que foram abandonados.

O Dia Mundial dos Gatos no Brasil

Os brasileiros e brasileiras amam gatos de todas as cores e raças, o que contribui para uma maior visibilidade das campanhas de adoção e das celebrações do Dia Mundial dos Gatos.

dia mundial dos gatos

Além disso, de acordo com os dados do Instituto Pet Brasil, em 2021, o número de bichanos adotados no país superou outros tipos de animais de estimação. Isso também corresponde a um aumento de 6% de adoções em relação ao ano anterior. Dessa forma, a pesquisa aponta que 27,1 milhões de gatinhos foram adotados no Brasil até 2021.

Todos esses dados demonstram que cada vez mais os brasileiros(a) estão sendo conquistados pelos felinos e aderindo às campanhas de adoção, como a que ocorre no Dia Mundial dos Gatos em diversas cidades do país. Por isso, se você quer adotar um felino ou dar um amiguinho pro seu pet, fique atenta(o) às campanhas de hoje.

Cuidados necessários para adotar um felino

Para adotar um gato ou uma família de felinos, é preciso ter alguns cuidados e ajustar a sua casa para recebê-los da melhor forma. Confira agora, uma lista com dicas essenciais para você manter o seu gatinho saudável e protegido.

  • Mantenha as janelas com telas e portas protegidas

Gatos são travessos e curiosos por natureza. Dessa forma, na primeira oportunidade, os gatinhos vão querer sair e descobrir o mundo por conta, o que pode ser perigoso para eles. Portanto, para evitar a fuga do seu felino, coloque telas ou redes nas suas janelas e sacada, independente se você mora em apartamento ou casa com pátio. Entretanto, neste segundo caso, é importante manter os muros lisos e altos para evitar que os gatinhos saiam.

gatos precisam de janelas com telas

  • Castração e vacinação mantém a saúde felina

Mantenha a caderneta de vacinação do seu gato em dia para evitar doenças que acometem os gatinhos. Além disso, a partir dos seis meses de idade, o seu bichano já pode ser castrado. Isso evita inúmeras doenças e também contribui para o controle populacional dos gatinhos.

  • Disponibilize arranhadores e caixa de areia para o seu gato

Os gatos adoram superfícies ásperas para afiar as suas unhas ao longo do dia. Dessa forma, é comum os felinos optarem por sofás, cortinas, paredes, estantes ou outros móveis.

gatos

Por isso, disponibilize arranhadores portáteis para o seu gato. Também utilize arranhadores fixados nos móveis que o seu gato possa procurar para arranhar as unhas.

Já a caixa de areia, além de ser um item essencial para o seu pet, é ideal para manter a higiene da sua casa. Por isso, há diversos tamanhos e modelos de bandejas de areia no mercado, entretanto, é o seu gato que vai decidir se vai utilizá-la ou não. Outra sugestão, é que a caixa de areia deve ficar distante dos potinhos de comida do seu bichano.

  • Disponibilize água e alimentos adequados

A alimentação do seu gato deve ser avaliada por um veterinário, por isso, prefira dar ração para o seu gato.

alimentos para gatos

Mas fique atento(a) à composição da ração. O alimento precisa ser rico em nutrientes e ter pouco sódio. Além disso, ofereça ao seu pet, a ração adequada de acordo com a idade, porte e raça. Também há alimentos especiais para gatos castrados e para filhotes.

Água fresca também é indispensável para o seu gato. A sugestão é que o gato beba 50ml de água por quilo diariamente. Por isso, é preciso estar sempre de olho no seu gatinho, e verificar se ele está se alimentando e se hidratando corretamente.

  • Carinho e atenção mantém deixa os felinos contentes

Dar muito amor e carinho para o seu bichano é fundamental, mas além disso, tenha tempo disponível para brincar com ele. Também ofereça brinquedos e um espaço adequado para que ele possa correr e se divertir.
Se você acostumá-lo, o gato também vai gostar de passear com você. Para isso, compre uma caixa de transporte para o tamanho adequado do seu pet.

dia do gato

Celebre a data com o seu felino

Já que hoje é o Dia Mundial dos Gatos, nada melhor do que celebrar com o seu gatinho, não é mesmo? E se você não tiver um ainda, hoje é o dia perfeito para adotar um.

E para você equipar a sua casa e aguardar o seu amiguinho, aqui na WebContinental, você encontra centenas de produtos exclusivos para gatos. Além disso, aqui você também encontra diversas opções de presentes para o seu felino. Acesse a Categoria Especial para Gatos e boa compras!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com