Dia do Gaúcho e Revolução Farroupilha – Confira curiosidades

Dia do Gaúcho – Se você mora ou já morou no Rio Grande do Sul, certamente já ouviu falar sobre esta data. Mas se você é de outro estado, o Dia do Gaúcho e a Semana Farroupilha podem ser novidades para você. Por isso, entenda agora, a importância desta data não somente para os gaúchos, mas para todos os brasileiros.

Origem do Dia do Gaúcho

Anualmente, o Dia do Gaúcho é comemorado no dia 20 de setembro, mesmo dia em que a Revolução Farroupilha teve início em 1835. Também conhecida como Guerra dos Farrapos, a Revolução durou 10 anos. Ela foi motivada pelo descontentamento dos produtores de charque e estancieiros gaúchos com os altos impostos cobrados pelo governo imperial brasileiro.

dia do gaúcho chimarrão

Em 1945, a Guerra dos Farrapos se encerrou graças a uma negociação de pais dos estancieiros gaúchos com o governo. Este momento ficou historicamente conhecido como Tratado do Poncho Verde.

A Revolução Farroupilha ocorreu no Período Regencial, e também se tornou umas das revoltas provinciais que mais ganharam notoriedade. E é por isso que o Dia do Gaúcho tem tanta importância para a cultura brasileira. Além disso, o período Farroupilha foi responsável por deixar nomes de grande importância marcados na história gaúcha e brasileira. São eles Bento Gonçalves, Giuseppe Garibaldi, Anita Garibaldi, David Canabarro, entre outros. Além disso, lembrar da Revolução Farroupilha também é recordar a grande importância dos Lanceiros Negros ao longo dos anos de guerra.

Cultura Gaúcha

A cultura gaúcha é cheia de características oriundas dos imigrantes europeus, como os portugueses, espanhóis, alemães e italianos. É por isso que o Dia do Gaúcho celebra a história da Revolução Farroupilha e também a cultura originária destes povos.

As características mais marcantes estão nos trajes típicos gaúchos como bombachas, chapéu e vestido de prenda. Além da culinária local, repleta de muito chimarrão e churrasco.

Saiba como montar um quiosque para churrasqueira em casa

dia do gaúcho danças tradicionalistas

Outro costume que está incluído na cultura gaúcha e nas comemorações da Semana Farroupilha, são as danças tradicionais. Dessa forma, é possível encontrar diversos piquetes montados pelas cidades que realizam apresentações das danças gaúchas.

Além disso, as apresentações de danças, também são encontradas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha).
Muitos CTG’s realizam eventos especiais ao longo de todo o mês de setembro. Já outros, dedicam-se à Semana Farroupilha, que ocorre entre os dias 13 e 20 do mês para a realização de atividades típicas do Dia do Gaúcho.

dia do gaúcho churrasco

Orgulho de ser Gaúcho

Por conta das tradições passadas de geração em geração, o povo gaúcho é um dos que mais demonstram orgulho da sua história e costumes, o que contribui para o enriquecimento cultural do país também.

E como todos os gaúchos, a WebContinental também se orgulha em ser uma empresa que nasceu em Porto Alegre e que há mais de 20 anos vem comemorando o Dia do Gaúcho com os seus conterrâneos e todos os brasileiros.

Além disso, o nosso Marketplace é o que mais cresce no Sul do Brasil. O que demonstra a responsabilidade que temos perante todas as pessoas. Já o nosso E-commerce, conta com mais de 2 milhões de produtos em seu catálogo de diversas categorias, como eletrodomésticos, tecnologia, móveis e muitos outros. E claro, entregamos em todo o país.

Inclusive, se você quer comemorar o Dia do Gaúcho com nós, conheça os nossos produtos especiais para churrasco. Além disso, na WebContinental, você encontra diversos itens para demonstrar a sua paixão pelo Rio Grande. E claro, curtir muito a semana mais gaúcha do ano. Aproveite!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com