No dia 21 de junho, os amantes do skate também possuem motivos de comemoração, além do início do inverno. É isso mesmo! Estamos falando do Dia Mundial do Skate, uma data super radical e lembrada no mundo inteiro, inclusive no Brasil.
A data teve origem nos Estados Unidos em 2004, e foi uma iniciativa desenvolvida pela International Association of Skateboards Companies (IASC). Durante este dia especial para todos os skatistas, ocorrem diversos eventos e apresentações pelo mundo afora. Sempre com o objetivo de homenagear os grandes nomes do esporte, além de incentivar a sua prática para toda a sociedade.
Como surgiu o skate?
Os primeiros protótipos de skate surgiram na década de 1880, quando a febre do momento eram os patinetes. Muitas crianças e adolescentes passaram a utilizar as rodinhas dos patinetes com tábuas de madeira e caixotes pregados. O que claro, contribuía para muitos tombos e machucados.
Entretanto, com o passar dos anos, as pessoas construíam o brinquedo por conta própria, com os materiais disponíveis em seus lares. O que também não era o ideal, e mesmo com a aerodinâmica um pouco melhorada, ainda não era o suficiente para evitar que as crianças se machucassem.
Dessa forma, os primeiros modelos de skates passaram a ser comercializados em 1959, quando a fabricante norte-americana, Roller Derby, passou a investir no brinquedo. Na época, a prancha do skate era menor e as rodinhas, mesmo sendo resistentes, travavam diversas vezes ao longo das brincadeiras. Mas isso não impediu que o skate virasse uma febre entre os jovens.
Manobras radicais do skate
Ao das décadas de 80,90 e 00, as grandes marcas esportivas passaram a investir no skate e ele deixou de ser considerado apenas uma brincadeira. Além disso, as manobras radicais realizadas pelo praticantes do esporte, fizeram com que grandes competições fossem criadas a nível nacional e mundial.
Dessa forma, graças às manobras radicais, também foram criadas as modalidades do skate, o que fez com que mais pessoas se interessassem por este estilo esportivo. Confira algumas das principais modalidades do esporte:
Modalidade Freestyle
Criada por Rodney Mullen e conhecida como a modalidade mais tradicional do skate, as manobras de freestyle são realizadas no chão. Dessa forma, nas competições, a avaliação desta modalidade leva em conta a consistência, forma artística e variedade.
Modalidade Downhill Slide
Ocorre em descidas de ladeiras, necessitando sempre de grandes velocidades para garantir o equilíbrio do skatista. A modalidade Downhill Slide, também inclui derrapagens que precisam ser executadas em pé ou com o apoio das mãos.
Modalidade Vertical
Sendo uma das modalidades mais famosas do skate, ela é praticada em um half pipe ou em uma pista em formato de U. Além disso, a modalidade Vertical, é uma das mais praticadas no esporte. Tendo em vista que com ela, é possível realizar manobras áreas.
Modalidade Street
A modalidade Street é a mais praticada no mundo inteiro. Afinal, ela é inspirada nas ruas das grandes cidades e contém diversos obstáculos no percurso da skatista. Dessa forma, é possível realizar a modalidade Street em corrimões, escadas, bancos e lombas. O que deixa o esporte ainda mais popular. Inclusive, esta modalidade estreou nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020, onde foi disputada por grandes nomes do skate.
Tipos de skate
Há diversos tipos de skates que variam de acordo com a necessidade das manobras e de acordo com as competições que o skatista pretende participar. Confira os tipos de skate mais populares entre os amantes do esporte.
-
Skateboard
O skateboard é o tipo de skate mais comum, se tornando referência para muitas pessoas. Este modelo é utilizado para diversas modalidades, como banks, bowls e street. Pois o skateboard é o mais funcional para manobras radicais nas ruas. Além disso, ele também é utilizado em pistas com maior profundidade e circuitos conhecidos como park.
-
Longboard
O longboard é o tipo de skate mais clássico, visto que ele lembra os primeiros modelos produzidos. Além disso, ele conta com uma prancha maior e também é mais resistente, oferecendo mais estabilidade, principalmente em velocidades mais altas. Dessa forma, ele é ideal para manobras do tipo Downhill Slide e Downhill Speed. Inclusive, as duas manobras necessitam que o skatista faça movimentos de zigue-zague na prancha para o ganho de velocidade.
-
Cruiser
O modelo cruiser pode ser encontrado em versões menores e na sua forma convencional, contando com o foco no deslocamento. Dessa forma, a sua prancha varia entre 55 a 75 centímetros e suas rodas são maiores do que outros modelos de skate. Além disso, o cruiser é mais resistente ao impacto de irregularidades nas ruas.
-
Waveboard
O waveboard não é tão conhecido como os outros modelos de skates. Entretanto, ele também chama a atenção por conter um design totalmente diferente dos outros. Assim, o waveboard conta com o meio da prancha afunilado, sendo bem mais estreito do que as extremidades. Dessa forma, para andar com o waveboard, é necessário movimentar seus extremos em direções opostas. O que também, necessita de mais prática da skatista.
Tudo o que você precisa para você arrasar nas manobras – a Web tem!
Aqui na Webcontinental, você comemora o Dia Mundial do Skate em grande estilo! E claro, ainda pratica manobras radicais o ano todo! Então não perca tempo, acesse o nosso site e confira tudo que preparamos para você praticar esse esporte tão admirado por todos!