Você sabia que hoje, 05 de Agosto, comemoramos o Dia Nacional da Saúde aqui no Brasil? Esta data é celebrada anualmente para conscientizar toda a sociedade brasileira sobre a grande necessidade e importância da educação sanitária no país.
Além disso, hoje também celebramos o Dia da Vigilância Sanitária e homenageamos a vida e o trabalho de Oswaldo da Cruz.
Origem do Dia Nacional da Saúde e da Vigilância Sanitária
Para conscientizar a população, o dia 05 de Agosto foi escolhido por ser o aniversário do médico sanitarista Oswaldo da Cruz. Ele foi fundamental para a história da medicina, contribuindo para o combate e erradicação de epidemias da peste, varíola e febre amarela no Brasil, no início do século XX.
Oswaldo da Cruz nasceu na cidade de São Luiz do Paraitinga, no estado de São Paulo em 1872. Durante a sua vida profissional, o médico se dedicou a pesquisar doenças epidemiológicas, moléstias tropicais e medicina experimental. Dessa forma, ele também foi um bacteriologista, sanitarista e epidemiologista.
Entre os seus grandes feitos, está a criação do Instituto Soroterápico Federal, conhecido atualmente como Fundação Oswaldo Cruz ou Fiocruz. Ele também é responsável pela fundação da Academia Brasileira de Ciências. Oswaldo da Cruz faleceu com 44 anos, no dia 11 de Fevereiro de 1917, com crises renais oriundas de problemas respiratórios.
Porém, a importância e necessidade do seu trabalho é lembrado e celebrado até os dias de hoje. Além disso, o Dia Nacional da Saúde e da Vigilância Sanitária foi oficializado somente no dia 08 de Novembro de 1967, através da Lei nº 5.352, do então Ministério da Saúde, Educação e Cultura.
Importância da Vigilância Sanitária
Sabe aquele restaurante que você adora ir com a família e amigos? Ou aquela pizzaria que você comemorou seu aniversário… Estes são exemplos de lugares fiscalizados pela Vigilância Sanitária.
A Vigilância Sanitária é um dos campos de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS). É definida como um grande conjunto de ações que é capaz de eliminar e reduzir ou prevenir riscos à saúde. Além disso, a Vigilância Sanitária também intervém nos problemas de saúde sanitários decorrentes do meio ambiente, e da produção e circulação de bens e prestação de serviços de interesse da saúde. É o caso dos restaurantes, por exemplo, que são constantemente fiscalizados para manter a higiene do local e dos alimentos servidos às pessoas.
A Vigilância Sanitária é um órgão mundial, que está presente em quase todos os países. No Brasil, encontramos o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, onde os poderes federativos possuem parcelas individuais de responsabilidade na aplicação das ações sanitárias. Dessa forma, no Governo Federal, quem coordena o sistema de saúde sanitária é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já nos estados brasileiros, encontramos órgãos de Vigilância Sanitária Estadual, que atua juntamente com as secretarias municipais.
Como prevenir doenças sanitárias
A falta de saneamento básico, é um dos principais problemas da saúde pública no Brasil. É por isso, que a implementação de ações de conscientização e de melhorias básicas, devem ser cobradas dos órgãos federais, estaduais e municipais pela população. Uma dessas ações é o desenvolvimento de tratamento de esgoto, distribuição de água potável, alimentação adequada em locais públicos com escola, entre outros.
Algumas doenças causadas pela falta de saúde sanitária acabam sobrecarregando os atendimentos em postos e hospitais, e além disso, podem se tornar surtos, epidemias e até mesmo pandemias, como o caso do coronavírus. Por isso, fique atento a doenças sanitárias, como:
- diarréia;
- disenteria bacteriana;
- febre tifóide;
- cólera;
- leptospirose;
- hepatite A;
- amebíase;
- arboviroses;
- giardíase;
- verminoses
- gripes em geral;
- dengue;
- entre muitas outras.
Previna-se!
Entretanto, você também pode contribuir para prevenir estas e outras doenças. Afinal, cada um possui uma parcela de responsabilidade na sociedade. Portanto, contribua com ações de conscientização e coloque algumas ações em prática como:
- higienize frutas, verduras, legumes e carnes antes do cozimento;
- cozinhe carnes adequadamente, principalmente a de porco;
- não ingira ovos crus;
- ferva a água da torneira antes de beber;
- não sente em vasos sanitários públicos sem proteção adequada;
- lave suas mãos sempre que utilizar o banheiro e antes de manusear alimentos;
- fique atento às medidas de higiene implementadas por restaurantes que você costuma frequentar;
- mantenha a sua carteira de vacinação em dia;
- não jogue lixo no chão e na natureza;
- cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
- leve álcool em gel sempre com você;
- mantenha bons hábitos de higiene.
Essas medidas, podem e devem ser adotadas por todos nós, além de outras, como manter os vasos de plantas sempre preenchidos com areia para prevenir a proliferação da dengue. E para ajudar você, a WebContinental tem uma Categoria Especial sobre Saúde. Acesse o nosso site e confira.