Saiba tudo sobre ar-condicionado e como escolher o ideal para você

Como escolher o ar-condicionado ideal para o seu lar

O ar-condicionado é um aparelho que proporciona conforto térmico em dias quentes e frios. Mas que também pode representar um aumento significativo na conta de luz. Por isso, na hora de escolher o ar-condicionado mais econômico para residências, é preciso considerar alguns fatores, como o tipo, a capacidade, a eficiência, os recursos e a instalação do aparelho. Dessa forma, a Webcontinental vai explicar cada um desses fatores e dar algumas dicas de como escolher o ar-condicionado mais econômico para residências. Confira:

Tipos de ar-condicionado

Existem vários tipos de ar-condicionado no mercado, mas os mais comuns para residências são o de janela, o split e o portátil. Dessa forma, cada um tem suas vantagens e desvantagens. Mas elas devem ser analisadas de acordo com o espaço disponível, o orçamento e a necessidade de refrigeração.

• Ar-condicionado de janela:

É o modelo mais simples e barato, que consiste em uma única unidade que fica instalada na parede ou na janela. Tem uma capacidade de refrigeração limitada, geralmente entre 7.000 e 30.000 BTUs, e um consumo de energia moderado, variando entre as classes A e C do Selo Procel. É indicado para ambientes pequenos e que já tenham um espaço adequado para a instalação.

ar-condicionado webcontinental

• Ar-condicionado split:

É o modelo mais moderno e eficiente, que consiste em duas unidades, uma interna e outra externa, que são ligadas por tubos. Tem uma capacidade de refrigeração maior, podendo chegar a 80.000 BTUs, e um consumo de energia menor, geralmente na classe A do Selo Procel. Além disso, é mais silencioso e tem mais recursos, como controle remoto, timer e filtro. Desse modo, ele é indicado para ambientes médios e grandes, mas requer uma instalação profissional e um espaço adequado para a unidade externa.

• Ar-condicionado portátil:

É o modelo mais prático e versátil, que consiste em uma unidade móvel que pode ser levada para diferentes ambientes. Tem uma capacidade de refrigeração intermediária, geralmente entre 9.000 e 14.000 BTUs, e um consumo de energia variável, podendo ser na classe A ou B do Selo Procel. No entanto, é mais barulhento e tem menos recursos, além de precisar de uma saída de ar para o exterior, que pode ser feita por uma janela ou por um adaptador.

2. Capacidade de refrigeração do ar-condicionado

A capacidade de refrigeração de um ar-condicionado é medida em BTUs (British Thermal Unit). Essa é a unidade que representa a quantidade de calor que o aparelho é capaz de retirar do ambiente em uma hora. Quanto maior a capacidade de refrigeração, maior a potência e o consumo de energia do aparelho. Por isso, é importante escolher um ar-condicionado que tenha a capacidade adequada ao tamanho e às características do ambiente que será refrigerado.

Para calcular a capacidade de refrigeração ideal, é preciso considerar alguns fatores, como a área, a incidência de sol, o número de pessoas, o número de aparelhos eletrônicos e a ventilação do ambiente. Uma forma simples de fazer esse cálculo é seguir a seguinte fórmula:

• Comece com 600 BTU/h para cada m² do ambiente;

• Adicione mais 600 BTU/h para cada pessoa adicional que frequentar o ambiente;

• Inclua mais 200 BTU/h caso o ambiente fique diretamente exposto à luz do sol;

• Adicione 200 BTU/h para cada aparelho emissor de calor no ambiente (TVs, computadores, etc.).

Por exemplo, se você quer refrigerar um quarto de 12 m², que recebe sol da tarde, que tem uma TV e que é usado por duas pessoas, você deve fazer o seguinte cálculo:

600 x 12 = 7.200 BTU/h (área do ambiente)

• 600 x 1 = 600 BTU/h (pessoa adicional)

• 200 x 1 = 200 BTU/h (incidência de sol)

• 200 x 1 = 200 BTU/h (aparelho emissor de calor)

Total: 8.200 BTU/h

Portanto, a capacidade de refrigeração ideal para esse quarto seria de 8.200 BTU/h, que pode ser arredondada para 9.000 BTU/h, que é um valor mais comum no mercado.

funções do ar-condicionado

3. Eficiência energética do ar-condicionado

A eficiência energética de um ar-condicionado é a relação entre a capacidade de refrigeração e o consumo de energia do aparelho. Quanto maior a eficiência energética, menor o consumo de energia e maior a economia na conta de luz. Para avaliar a eficiência energética de um ar-condicionado, é preciso verificar o Selo Procel. Ele é um programa do governo que classifica os aparelhos de acordo com o seu consumo de energia, de A (mais eficiente) a E (menos eficiente).

Além do Selo Procel, outro indicador de eficiência energética é o coeficiente de performance (COP),. Esta é a razão entre a capacidade de refrigeração e a potência elétrica do aparelho. Desse modo, quanto maior o COP, maior a eficiência energética. Além disso, o COP pode ser encontrado nas especificações técnicas do aparelho ou no manual do fabricante.

Uma forma de aumentar a eficiência energética de um ar-condicionado é optar por um modelo com tecnologia inverter. Além disso, é um sistema que controla a velocidade do compressor, adaptando-a à demanda de refrigeração do ambiente. Com isso, o compressor não precisa ligar e desligar constantemente. O que reduz o consumo de energia e aumenta a vida útil do aparelho. Os modelos com inverter podem ser até 60% mais econômicos do que os modelos convencionais.

4. Recursos adicionais do ar-condicionado

Além da capacidade de refrigeração e da eficiência energética, é importante considerar os recursos adicionais que um ar-condicionado pode oferecer, como:

Controle remoto: permite ajustar a temperatura, a velocidade, o modo e o timer do aparelho à distância. Tudo, sem precisar se levantar.

Função dormir: ajusta automaticamente a temperatura durante a noite, evitando o desconforto térmico e o desperdício de energia.

Modo turbo: aumenta a potência do aparelho para resfriar o ambiente mais rapidamente. Ideal para dias muito quentes.

Modo silencioso: reduz o nível de ruído do aparelho, proporcionando mais conforto acústico e menos interferência no sono.

Filtro: retém as impurezas do ar, como poeira, pólen e bactérias. Além disso, melhora a qualidade do ar e prevenindo alergias e doenças respiratórias.

Função quente: permite aquecer o ambiente nos dias frios, funcionando como um aquecedor.

Esses recursos podem variar de acordo com o modelo e a marca do ar-condicionado, e podem influenciar no preço e no consumo de energia do aparelho. Por isso, é preciso avaliar quais recursos são mais importantes e úteis para você, e se eles valem o custo-benefício.

5. Instalação do ar-condicionado

Por fim, outro fator que deve ser considerado na hora de escolher o ar-condicionado mais econômico para residências é a instalação do aparelho. Ela deve ser feita por um profissional qualificado e seguindo as recomendações do fabricante. Dessa forma, uma instalação inadequada pode comprometer o desempenho, a segurança e a durabilidade do aparelho. Além de aumentar o consumo de energia e os riscos de vazamentos, curtos-circuitos e incêndios.

ar-condicionado quente e frio

Alguns cuidados que devem ser tomados na instalação do ar-condicionado são:

• Escolher um local adequado para a unidade interna e a unidade externa do aparelho, que seja de fácil acesso. E, que tenha uma boa circulação de ar, que não receba luz solar direta. Além disso, evite que não fique próximo a fontes de calor ou umidade.

• Verificar a voltagem do aparelho e da rede.

O melhor ar-condicionado para a sua casa, você encontra na Webcontinental!

Aqui, você encontra os melhores aparelhos do mercado e o melhor custo-benefício para a sua casa e o seu conforto. Além disso, na Web você garante os melhores preços e os últimos lançamentos do mercado de climatização. E na categoria Climatiza Web. você vai encontrar diversas ofertas e as melhores marcas para você climatizar a sua casa do jeitinho que você sempre quis.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com