O forno de micro-ondas é um dos aparelhos mais versáteis da cozinha moderna. Isso porque ele permite agilizar diversos processos, aquecendo, descongelando e até mesmo preparando alimentos de forma mais rápida. Mas, para garantir a sua segurança e a integridade do micro-ondas, é preciso ter cuidado com o que você coloca dentro dele durante o funcionamento!
Para ajudar você a entender melhor o que pode colocar no micro-ondas e, principalmente, o que não pode, separamos a lista abaixo com alguns dos principais itens e o uso apropriado de cada um. Confira!
Recipientes
Você provavelmente já sabe, mas vale relembrar: a principal diferença entre o micro-ondas e o forno elétrico é justamente o funcionamento do primeiro. Isso porque ele funciona por ondas eletromagnéticas, que se propagam no vácuo e agitam as moléculas dos alimentos, produzindo calor.
É justamente por isso que esse tipo de eletrodoméstico requer o uso de recipientes feitos de materiais específicos, que suportem as altas temperaturas e não danifiquem o aparelho. Veja alguns exemplos:
O que pode ir no micro-ondas
- vidros refratários (que são ideais para cozimento);
- vidros comuns (ideias para aquecimento);
- porcelana e louça (apenas para aquecimento);
- cerâmica vitrificada;
- plásticos (desde que próprios para uso em micro-ondas).
O que não pode colocar
- qualquer tipo de metal (mesmo que seja apenas nas bordas ou um pequeno detalhe, pois pode danificar o aparelho);
- plásticos comuns (pois podem derreter e liberar toxinas nos alimentos);
- isopor (pois libera toxinas quando aquecido);
- embalagens de comida (muitas vezes são revestidas com metais ou plásticos).
Você também pode gostar de algumas dicas de segurança para usar micro-ondas!
Alimentos e bebidas
Forno de Micro-ondas Electrolux – Blue Touch – Espelhado Inox – 31L MEC41
Agora que você já sabe quais recipientes podem ser levados ao micro-ondas, só falta saber o principal: os alimentos e bebidas que podem ser preparados e aquecidos no aparelho. Sim, porque nem tudo pode ser levado direto ao micro-ondas!
Alguns alimentos só podem ir se você utilizar um recipiente apropriado para o preparo deles e outros não devem ser levados de forma alguma. Veja alguns exemplos:
- Ovos: podem ir ao micro-ondas apenas em recipientes próprios e sem casca. A pressão dentro do ovo pode fazê-lo estourar!
- Água: pode ser aquecida, mas com cuidado, pois entra em ebulição rapidamente e pode quebrar o recipiente.
- Uva: assim como o ovo, corre o risco de explodir, por isso é melhor evitar.
- Batata e vegetais com casca: leve ao micro-ondas descascados ou faça furos para que as ondas penetrem no alimento e não corra risco do vegetal explodir.
- Alimentos secos: como as pimentas, por exemplo, podem pegar fogo quando aquecidos no micro-ondas. Por isso, evite!
Ficou mais fácil de saber o que pode colocar no micro-ondas e o que não se deve de forma alguma, não é? Com essas dicas, você vai conseguir aproveitar a praticidade do seu micro-ondas por muito mais tempo, mantendo-o sempre com aquele aspecto de novinho.
Precisando renovar a sua cozinha, conte com a gente! Aqui na WebContinental, contamos com diversos modelos de micro-ondas com várias funcionalidades e estilos. Tem desde os modelos mais tradicionais até os mais modernos, como os de inox e os de embutir! Acesse e confira as nossas ofertas de micro-ondas!