Como organizar um escritório pequeno

Manter o escritório organizado é uma tarefa contínua, que deve ser feita todos os dias, e reflete em maior produtividade e conforto durante as horas de trabalho. No entanto, em locais mais compactos – seja em uma sala comercial ou mesmo em um home office – esse cuidado fica mais difícil.

Então, para você superar esse problema e contar com um ambiente profissional impecável, separamos algumas dicas sobre como organizar um escritório pequeno; confira!

Verticalize com prateleiras

Em locais pequenos, o segredo é otimizar os espaços e fazer o melhor proveito de cada cantinho e área. Dentro dessa lógica, uma das táticas mais efetivas é verticalizar o máximo possível a decoração e a organização. Ou seja, apostar em nichos, prateleiras, murais e outras formas de dar utilidade às paredes.

Isso traz não apenas praticidade para o ambiente, já que itens como arquivos, pastas, acessórios, entre outros, ficam ao alcance das suas mãos, mas também incrementa a decoração. Além de objetos de uso do dia a dia, você pode incluir nas prateleiras, por exemplo, porta-retratos, itens decorativos, bonecos, vasos de flores etc.

Escritório com prateleiras

Fonte: Pinterest

Escritório com mesa e acessórios organizadores de madeira

Fonte: Pinterest

Escritório com estante branca

Fonte: Pinterest

Use organizadores e pequenos itens

Essa dica pode parecer básica e até mesmo óbvia, mas você ficaria surpreso com quantas pessoas esquecem dessa tarefa simples: usar e abusar de organizadores! Algumas estratégias práticas e efetivas para manter o ambiente organizado são ter:

  • pastas;
  • arquivos;
  • pequenos porta-trecos;
  • gavetas ou caixas para guardar materiais de escritório.

Outro ponto positivo dessa dica é a possibilidade de apostar em itens reciclados ou reutilizados. Por exemplo, que tal transformar aqueles pequenos potes de vidro da cozinha em um porta-lápis? Usando a criatividade você consegue combinar consciência ambiental com economia, já que não precisará comprar itens novos.

Potes organizadores de vidro

Fonte: Pinterest

Pasta organizadora

Fonte: Pinterest

Potes de vidro servindo de porta lápis

Fonte: Pinterest

Tenha somente o essencial

Outra dica que vale para a maioria dos ambientes compactos, inclusive o escritório: menos é mais. Ou seja, nada de dispor vários móveis pela área ou mesmo ter grandes bancadas e mesas. É preciso adaptar as suas atividades para o local compacto e, assim, garantir conforto e eficiência ao realizar as tarefas.

Uma ótima saída para garantir isso é apostar em móveis compactos e multifuncionais, como uma mesa para o computador que também é escrivaninha (por exemplo, a Mesa Escrivaninha S973 Branca – Kappesberg) ou um armário com porta arquivos embutido. Dessa forma você otimiza seus processos no cotidiano do trabalho e ainda evita que o escritório fique atravancado e com o fluxo de pessoas prejudicado.

Rack de computador branco

Fonte: WebContinental

Arquivo de madeira

Fonte: WebContinental

Escritório com escrivaninha e prateleiras brancas

Fonte: Pinterest

Opte por uma decoração funcional

Outro grande desafio ao planejar um escritório pequeno é unir beleza com funcionalidade. É preciso garantir que o local seja, sim, prático e ajude a tornar tudo mais fácil, mas também é fundamental que o local seja atraente e traga uma sensação agradável para quem trabalha diariamente nele.

Felizmente, existem algumas dicas que podem lhe ajudar a conseguir esse equilíbrio. O primeiro e mais conhecido é aplicar cores claras nas paredes, criando assim a sensação de amplitude e transmitindo calma e tranquilidade. Vale apostar tanto no clássico branco como em outros tons, como:

  • creme;
  • bege;
  • azul claro;
  • cinza e entre outros.

Além disso, aposte em espelhos, que também dão a impressão de que a área é maior e maximize a iluminação natural.

Escritório com estante de livros e mesa longa

Fonte: Pinterest

Escritório com cores claras e decoração funcional

Fonte: Pinterest

Mantenha a mesa de trabalho sempre limpa

Por fim, mas não menos importante, aquele espaço que muitos consideram o mais importante no escritório: a mesa de trabalho! É nela que você realiza todas as tarefas na prática, portanto, é fundamental que ela esteja sempre organizada e com tudo em seu lugar.

Durante o dia, é comum que papéis, canetas, post-its, canecas, relatórios, documentos e muitos outros itens acabem se acumulando na mesa. Essa bagunça, além de tornar mais difícil que você encontre exatamente o que precisa, ainda causa aquela sensação de confusão e desorganização que reduz ainda mais sua praticidade.

Portanto, conte com aqueles pequenos itens de organização (porta-trecos, arquivos, pastas e bandejas, por exemplo) para manter tudo no lugar e faça uma ou duas paradas durante o seu dia para reposicionar tudo que estiver fora do seu devido lugar no espaço que lhe é devido.

Mesa de trabalho organizada

Fonte: Pinterest

Mesa com itens organizadores

Fonte: Pinterest

Seguindo essas dicas fáceis você consegue organizar um escritório pequeno com eficiência e estilo, trazendo mais produtividade e satisfação. Além disso, caso você precise de uma ajudinha na hora de escolher a mobília do ambiente, pode contar com a WebContinental: temos as melhores condições de pagamento do mercado!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com