Ar-condicionado no verão: Como utilizar o aparelho e economizar energia

Ar-condicionado no verão: É possível utilizar o aparelho e economizar energia elétrica?

O verão 2023 está de arrasar, não é mesmo? Estamos vivenciando um dos verões mais quentes das últimas décadas. E além dos dias com altas temperaturas, também estamos enfrentando dias com a umidade alta. O que deixa aquela sensação de abafamento, piorando ainda mais o calor.

Dessa forma, a utilização do aparelho de ar-condicionado no verão, aumenta consideravelmente em relação ao restante do ano. Além disso, procuramos por ambientes que estejam climatizados e procuramos equipar toda a nossa casa com os equipamentos de climatização mais potentes do mercado.

como economizar energia elétrica com o ar-condicionado no verão

No entanto, o aparelho requer manutenções e cuidados, principalmente com a energia elétrica, principalmente se você pretende economizar na conta de luz no final do mês. E você sabe como pode utilizar o ar-condicionado no verão da melhor forma possível?

Bom, então não se preocupe! A WebContinental trouxe algumas dicas super simples e fáceis para melhorar o funcionamento do seu aparelho nessa época do ano sem trazer prejuízos para o seu bolso.

Confira tudo isso agora mesmo!

Manutenção do ar-condicionado no verão

Ficar atento(a) em relação à manutenção do ar-condicionado é necessário o ano inteiro. Entretanto, no verão, o aparelho requer um pouco mais de atenção. Dessa forma, a realização da manutenção do ar-condicionado é fundamental durante o verão ou ao final da estação. Afinal, nessa época é bem comum que o aparelho precise de alguns ajustes para funcionar melhor. Por isso, é importante fazer uma limpeza profunda e até trocar algumas peças.

ar-condicionado no verão

E para isso, o ideal é chamar um profissional especializado para checar as condições do seu ar-condicionado antes de começar a usá-lo. Com isso, você também pode aproveitar para limpar os filtros de ar, os trocadores de calor, os ventiladores e os demais acessórios. Dessa forma, você garante que o aparelho irá funcionar sem qualquer dificuldade.

E claro, se você perceber que ele não está trabalhando muito bem, talvez seja mais vantajoso investir na troca do seu ar-condicionado. Afinal, há diversos modelos modernos e com tecnologias mais avançadas e potentes, e que dispensam a manutenção constante.

Temperatura do ar-condicionado no verão

A temperatura é um ponto muito importante do ar-condicionado no verão. Procuramos ligar o aparelho e deixá-lo nas temperaturas mínimas, principalmente se estamos chegando da rua ou de algum ambiente sem climatização.

Além disso, muitas pessoas não sabem qual é a temperatura ideal para configurar durante o verão para que não tenhamos consequências para a nossa saúde e bem-estar. Mas de acordo com a pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), manter o aparelho de ar-condicionado em  24ºC é perfeito para o corpo humano. Inclusive, este estudo também leva em consideração, as doenças que podem ser transmitidas quando o clima está muito frio.

Mas é claro, que existem pessoas que sentem mais calor do que outras. No entanto, é importante deixar a temperatura acima dos 22ºC se você não quiser levar um susto com a conta de luz no fim do mês. Por isso, vale destacar que o ar-condicionado no verão, se esforça muito para alcançar temperaturas baixas, o que acaba gerando um gasto maior de energia elétrica.

Descubra como calcular os BTU’s do ar-condicionado

é possível economizar energia elétrica com o ar-condicionado no verão

Cuidados com o ar-condicionado no verão

Durante o verão você também deve prestar atenção em alguns cuidados básicos para aumentar a durabilidade e funcionamento do seu ar-condicionado. E principalmente, economizar energia elétrica A seguir, confira dicas simples para essa época do ano.

  • Evite o sol no seu ar-condicionado

É imprescindível que você nunca deixe o seu aparelho pegando sol diretamente, pois nessas condições ele pode estragar com mais facilidade;

  • Desligue o aparelho em dias menos quentes

Há dias em que o clima fica mais ameno e agradável. Dessa forma, você pode desligar o seu ar-condicionado para conservá-lo, o que também evita o consumo de energia excessiva;

  • Deixe a unidade condensadora em local aberto

Essa dica pode parecer óbvia, porém é extremamente importante que a unidade condensadora (parte externa do ar-condicionado) esteja em um local aberto e com circulação de ar. Isso contribui para o bom funcionamento do aparelho e ajuda a evitar o superaquecimento do equipamento;

  • Proteja o aparelho se estiver na praia

Se você tem casa na praia, é necessário saber que a maresia a longo prazo pode danificar o seu ar-condicionado. E isso pode ocorrer de maneira irreversível. Dessa forma, nesses casos o uso de revestimentos é essencial para garantir durabilidade para o seu aparelho;

  • Tenha cuidado na limpeza

Na hora de limpar o aparelho, evite produtos químicos que possam danificar as peças do ar-condicionado. Além disso, o ideal é não limpar com água quente e, sim, na temperatura ambiente.

O ar-condicionado perfeito para o verão – Você encontra na Web!

Agora você já sabe como utilizar melhor o ar-condicionado no verão e como fazer com que ele dure mais! Com as nossas dicas, certamente você conseguirá conservar e cuidar do seu aparelho. Mas se você precisar de um ar-condicionado novo, aproveite os modelos da Campanha Climatiza da WebContinental!

Aqui, você vai encontrar os modelos mais modernos das melhores marcas com ofertas imperdíveis de pagamento e frete grátis. Mas corra, porque a promoção vai até o dia 15 de março ou enquanto durar o estoque. Você não vai perder, né?

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com