15 Dicas para economizar energia com Ar Condicionado

mascote da webcontinental

Os dias de calor intenso no verão pedem um ar-condicionado, mas também, a conta de luz vai lá em cima, por isso preparamos uma lista com 15 dicas para você economizar energia durante esse período.

Dicas para Economizar

Economizando antes mesmo de comprar

Ter atenção no momento de escolher qual ar-condicionado levar para a casa pode ajudar muito a reduzir a conta de luz. Isso porque adquirir o modelo mais apropriado para o seu lar traz maior eficiência energética; e do contrário, errar na escolha pode representar gastos desnecessários. Veja as dicas!

  1. Escolha modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia;
  2. Prefira os modelos que possuam recursos de programação, como o Timer e Sleep;
  3. Compre um aparelho com a potência adequada para o ambiente calculando os BTUs necessários para climatizar o espaço;
  4. Se você pretende deixar o ar ligado por muito tempo, escolha um ar-condicionado inverter, eles são muito mais econômicos.

Economizando na instalação

Depois de adquirir um modelo econômico de condicionador de ar, é preciso também ter cuidado na hora de instalar o aparelho – uma instalação inadequada pode aumentar em até 20% o consumo de energia. Confira quais aspectos precisam de atenção!

  1. Instale a unidade externa (condensadora) em um local com boa circulação de ar;
  2. Não bloqueie as laterais e o fundo do seu aparelho de ar condicionado de janela. Isso reduz a eficiência do aparelho;
  3. Proteja a parte externa do aparelho do sol direto, sem bloquear as grades de ventilação;
  4. Instale o ar em pontos altos do cômodo, pois isso faz com que ele resfrie o ambiente sem consumir tanta energia;

Economizando no uso diário

Sem dúvida, o grande fator que acaba influenciando no consumo de energia do ar-condicionado (e, consequentemente, na conta de luz ao fim do mês) é a maneira como o aparelho é utilizado. Por isso, adotar alguns cuidados e práticas ajuda muito a manter a conta baixa e a temperatura confortável no seu lar.

  1. Evite o frio excessivo regulando o termostato adequadamente: 23 graus costuma ser ideal;
  2. Mantenha portas e janelas bem fechadas, para evitar a entrada do ar da rua;
  3. Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas;
  4. Mantenha os filtros limpos. Filtros sujos forçam o aparelho a trabalhar mais;
  5. Desligue o aparelho sempre que você se ausentar do ambiente por muito tempo, mas não desligue-o se a ausência for rápida, pois isso pode acabar aumentando o consumo de energia;
  6. À noite, ative a função Sleep (presente na maioria dos aparelhos split) que regula a temperatura automaticamente e economiza energia;
  7. Evite deixar aparelhos eletrônicos ligados desnecessariamente no ambiente em que o condicionador de ar está, pois eles fazem com que o eletrodoméstico “trabalhe mais” para resfriar o cômodo!

Dica extra:

Usando seu ar condicionado da maneira correta, você economiza e também aumenta a vida útil dele. Ou seja, assim você garante muitos verões confortáveis – tanto para o seu bolso quanto para a climatização do seu lar! Conte com a WebContinental: temos as condições de pagamento do mercado e uma grande variedade de produtos. Acesse e confira.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com