Tudo o que você precisa saber sobre as mudanças climáticas

Certamente você está percebendo os efeitos que as mudanças climáticas estão causando no dia a dia de todos no mundo inteiro. Diariamente nos deparamos com notícias sobre temporais, enchentes, aumento do nível do mar e muitos outros fatores que demonstram as consequências do aquecimento global.

Isso tudo ocorre por conta das ações humanas e da emissão de gases que causam o efeito estufa. Em 2022, a Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou o estudo Emissions Gap Report 2022, onde o Brasil aparece entre os sete países que mais emitem gases nocivos do mundo. Entretanto, o relatório também apontou que esses países, juntos, foram responsáveis pela metade das emissões em 2020.

indústrias mudanças climáticas

Já os países que compõem o G20, são responsáveis por 75% das emissões do efeito estufa no mundo inteiro. E o Brasil também faz parte. E é por isso, que é necessário entendermos o que de fato está causando a mudança climática para mudarmos as nossas ações e reduzirmos os danos para natureza e a humanidade.

O que são mudanças climáticas?

Chamamos de mudanças climáticas aquelas modificações nos padrões de temperatura em regiões do planeta que sejam causadas pela ação humana ou por processos naturais. Essas modificações estão causando o aumento de temperatura causando impactos negativos no meio ambiente. Dessa forma, os aspectos da mudança climática começam a aparecer e suas consequências podem perdurar por séculos.

Em março de 2023, foi lançado o Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que apontou que o aumento em 1,1ºC na temperatura do planeta em comparação com o século XX. Os efeitos disso já estão presentes no nosso dia a dia, como ciclones e alagamentos, por exemplo.

mudanças climáticas industrialização

O que está causando as mudanças climáticas?

O relatório divulgado pela ONU em 2022 apontou que as ações humanas são as que mais estão causando o aumento de temperaturas no mundo inteiro. Tais ações estão tendo efeitos rápidos que já são sentidos por todos nós.

Além disso, de acordo com a ONU, o período entre os anos de 2011 e 2020, foi o mais quente registrado em toda a história da humanidade. A Webcontinental listou as cinco principais causas das mudanças climáticas. Confira:

Aumento de temperatura

Um dos resultados mais danosos para a natureza causado pelas mudanças do clima, é o aumento da temperatura média terrestre. Ela é responsável pelo descongelamento das geleiras, que aumentam o nível marítimo e podem alagar cidades litorâneas.

O aumento das temperaturas também é responsável por causar secas prolongadas em lugares que nunca tiveram este tipo de evento. Dessa forma, podem ocorrer a perda de plantações e morte de espécies de animais. Para o ser humano, a estiagem pode causar prejuízos como o aumento nos preços dos produtos em supermercados e nas contas de luz e água.

Tempestades mais fortes e frequentes

Ao mesmo tempo que algumas regiões podem sofrer com a seca, em outras podem ocorrer tempestades mais fortes e frequentes ocasionados por ciclones e outros fenômenos. As tempestades podem causar alagamentos, deslizamentos de terras e prejudicar o trânsito, e até mesmo destruir casas, escolas e empresas.

Inclusive, podemos ver como uma consequência atual da alteração das temperaturas, as tempestades que estão ocorrendo na região Sul do Brasil. Afinal, mesmo sendo uma época chuvosa anualmente, as mudanças nas temperaturas estão mais visíveis e os estragos das tempestades ainda mais fortes.

mudanças climáticas

Emissão de gases do efeito estufa

O efeito estufa é um evento natural do planeta. Ele é responsável por favorecer a temperatura adequada para a vida de todas as espécies de seres vivos. Entretanto, este efeito está sendo modificado com a emissão de gases poluentes em excesso na atmosfera.

Gases como o dióxido de carbono (CO2) e o metano são gases que retém o calor, causando o aumento nas temperaturas terrestres. Isso é o que chamamos de aquecimento global, que nada mais é do que o aumento irregular de temperaturas no planeta.

Isso ocorre por conta da emissão de gases que diariamente são realizadas pelas indústrias e por veículos. Entretanto, há outras razões que causam o aquecimento global, como a criação de aterros para lixo e produções agrícolas.

Extinção de espécies

Secas, enchentes e o desmatamento causam a extinção de espécies da flora e da fauna. Isso tem consequências irreparáveis tendo em vista que cada vegetal e animal possui uma função na natureza. Portanto, a perda de espécies pode aumentar a poluição do solo, o que contribui para diminuir a produção em lavouras.

Além disso, as mudanças climáticas estão sendo responsáveis pelo derretimento do Polo Norte e da Antártida. Dessa forma, além das espécies de animais que podem entrar em extinção, o fornecimento de água potável para o ser humano também pode ser prejudicada a longo prazo.

urso polar

Aumento das secas

Como já informamos, umas das consequências das mudanças climáticas é o aumento das secas. Entretanto, também é preciso que você saiba que isso pode ocasionar incêndios em florestas e nas cidades. Além de diminuir as chances de chuva no local, ocasionando estiagens. Dessa forma, os recursos hídricos podem ser prejudicados. O que dificulta o acesso à água potável e a recursos básicos necessários aos humanos.

Como reduzir os danos causados pelas mudanças climáticas?

Reduzir os danos causados pelas mudanças climáticas precisa ser a prioridade de todos. Afinal, os efeitos do aquecimento global podem comprometer as gerações futuras e reduzir os recursos naturais não renováveis. Dessa forma, diversos países já entraram em acordos de políticas e ações definitivas para reduzir os danos das mudanças climáticas.

Os principais projetos são: Carbono Zero, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Acordo de Paris. Além disso, a agenda ESG (Environmental Social and Governance) conta com diversas recomendações de sustentabilidade empresarial.

Você também pode fazer a sua parte através de ações simples, como: separar o lixo; reduzir a produção de resíduos; utilizar eletrodomésticos com tecnologia Inverter e A+ que economizam energia elétrica; consumir alimentos agroecológicos e não desperdiçar água.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com