Existem diferentes opções de modelos de Condicionadores de Ar Split, sendo que cada um deles possui diferentes características e indicação de uso. Antes de comprar vale conhecer os modelos e identificar aquele que terá melhor desempenho diante das suas necessidades.
Saiba como economizar com o Samsung WindFree.
Split hi wall (ou high wall)
O modelo de condicionador de ar Split hi wall é instalado na parede e no alto, próximo ao forro, a uma distância compreendida entre 15 e 30 centímetros. O Split high wall é encontrado com diferentes capacidades, de 7.000 BTUs até 30.000 BTUs, para climatização de ambientes de pequeno a médio porte, locais em que a circulação de pessoas não é grande.
Split Piso Teto
Este modelo, conforme o nome indica, pode ser instalado no chão, na parede, quase no teto, entre outros lugares. A principal diferença entre esses modelos está no alcance. Dessa forma, o Split Piso Teto possui um metro a mais de serpentina, o que possibilita que o ar frio seja enviado a um metro mais do que o high wall.
Split Cassete
Este modelo é instalado no teto, na região central do cômodo. Possui quatro saídas de ar. Além disso, possui como vantagem uma bomba anti-dreno, que impede pinga-pinga do aparelho que estiver com o filtro sujo. O cassete só pode ser instalado onde houver 35 centímetros de rebaixo de gesso.
Split Cassete (Split Quatro Lados)
Este modelo é indicado para ser instalado em espaços amplos. A potência varia entre 30.000 e 60.000 BTUs.
Split Windows
Este modelo foi desenvolvido para substituir o condicionador de ar tipo janela. Dessa forma, os modelos possuem 7.000 BTUs
Split Dutado
É o modelo mais indicado para conjuntos comerciais e ambientes empresariais por ser de fácil customização
Modelo Multi Split
É um modelo parecido com o Hi-wall, com a diferença de possuir apenas uma condensadora e várias evaporadoras. Os modelos possuem entre 18.000 e 36.000 BTUs.
Para escolher o modelo ideal de acordo com as necessidades do ambiente, é preciso considerar diversos fatores. Como por exemplo, o número e o tamanho das aberturas e o posicionamento do sol em relação ao espaço. Além disso, o número de pessoas que vão circular no local, a presença de eletrônicos, entre outros fatores também podem influenciar na escolha do modelo ideal.
Dessa forma, antes de comprar um condicionador de ar Split é fundamental conversar com um especialista para avaliar as reais necessidades em climatização.
De maneira geral, é recomendado cerca de 600 BTUs por metro quadrado, acrescentando também 600 BTUs por cada equipamento eletrônico – monitor do computador, televisão, rádio, DVD.