Como escolher um aquecedor de água a gás

O aquecedor de água a gás é uma ótima alternativa para esquentar a água do banho sem ter que depender de chuveiros elétricos, que costumam ser menos econômicos e não tão eficazes no controle da temperatura. Mas a verdade é que a escolha de um aparelho como esse envolve vários fatores, entre eles o tipo de gás, a capacidade, o modelo e o modo de instalação.

Para ajudar você, hoje trouxemos dicas de como escolher o aquecedor a gás ideal e que vão te ajudar a evitar problemas futuros. Confira!

Tipo de gás

Antes de tudo, é imprescindível verificar as condições hidráulicas para a instalação, pois muitos apartamentos já vêm com a tubulação pronta para esse tipo de aparelho. Mas, se esse não for o seu caso, verifique se as tubulações estão corretas e qual tipo de gás você precisa utilizar. Existem dois tipos:

GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) – conhecido como gás de cozinha, é o mais utilizado nas casas e apartamentos, justamente pela sua facilidade de abastecimento, através dos botijões.

GN (Gás Natural) – é fornecido através de encanamentos instalados nas ruas da cidade. É mais utilizado por empresas e tem um fornecimento mais limitado.

Modelo de aquecedor à gás

O próximo passo é decidir qual é o tipo de aquecedor que você vai escolher, se é o por acumulação ou o por passagem. Entenda as diferenças entre cada um:

Aquecedor por Acumulação

Neste modelo, a água fica acumulada em um reservatório, onde é aquecida previamente. É o tipo mais indicado para quem precisa usar grande quantidade de água ao mesmo tempo.

Aquecedor por Passagem

Já neste tipo a água é aquecida no momento em que passa pelo encanamento, ou seja, instantaneamente na hora que você for utilizar. Dentre esses modelos, que são os mais comuns, ainda existem os de exaustão natural, os com piloto ou os de acendimento automático.

Procure fazer uma boa pesquisa dos modelos de cada tipo, incluindo uma comparação de preços e analisando também se o aparelho é econômico. Mas, é claro, tudo depende das necessidades do seu dia a dia!

Capacidade do aparelho

Agora é hora de pensar para quais “pontos” da casa você vai precisar do aquecedor. É apenas para um chuveiro ou todos? As torneiras também serão aquecidas? Defina esses detalhes e parta para a escolha da capacidade ideal:

  • 8 litros: para apenas um chuveiro.
  • 10 a 15 litros: um chuveiro e uma torneira, por exemplo.
  • 22 a 26 litros: atende bem dois banheiros.
  • 30 a 37 litros: atende bem até três banheiros.

Lembre-se: quanto mais longe o aquecedor estiver dos pontos que você quer aquecer (chuveiros e torneiras), mais se tem perda de calor. Isso significa que, se a distância for muito grande, pode ser preciso instalar um pressurizador, que é instalado próximo a caixa d’água e auxilia na pressão da água até o aquecedor.

Instalação do aquecedor

Além de todas as escolhas em relação ao produto, existem vários detalhes que fazem com que a instalação seja uma das partes mais importantes de todo esse processo. Não deixe de contratar profissionais qualificados para instalar o seu aparelho, evitando futuros problemas e podendo tirar todas as suas dúvidas!

Aqui na WebContinental, nós contamos com um serviço de instalação de aquecedores de água que você pode contratar diretamente pelo nosso site, de forma prática, segura e com as melhores condições de pagamento. Se quiser saber mais sobre o serviço, acesse o nosso site e fale com um dos nossos atendentes!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com