Cozinhar pode ser uma delícia, mas o cheiro de comida e gordura que ficam impregnados na cozinha depois não são nada agradáveis. E é aí que entram as tão requisitadas coifas, que têm a função de renovar o ar, eliminando o ar quente, fumaça, gordura e outros odores. Mas como elas funcionam? E como escolher o modelo ideal? A gente te ajuda!
Como funciona a coifa para cozinha?
O funcionamento das coifas é bastante simples e pode ser de dois modos. No modo exaustor, o ar quente e gorduroso é sugado e jogado para o exterior, sendo substituído pelo ar fresco da rua e eliminando até 90% das impurezas do ambiente. Já no modo depurador, o ar é apenas filtrado, sendo devolvido novamente ao ambiente, o que não é tão eficiente quanto a primeira opção.
Vale lembrar que a instalação da coifa exige a instalação de um tubo para o transporte de ar, ou seja: buraco na parede. Além disso, ela deve ser instalada de 70 a 90 cm de distâncias dos queimadores do fogão ou cooktop. Quanto ao seu uso, não tem nenhum mistério: é só ligar 5 minutos antes de começar a cozinhar, e desligar 10 minutos depois que tiver terminado.
Como escolher uma coifa sem erro
Existem no mercado dois tipos de coifas: as Coifas Ilha, que são aquelas para instalação em fogões ilha, localizados no meio da cozinha, e as Coifas de Parede. Os modelos se diferem pela localização para qual são indicados.
Mas, além disso, é importante levar em consideração outros pontos relevantes, como:
- tamanho do fogão – a coifa não deve ser menor do que o fogão;
- frequência com que se cozinha e tipos de alimentos mais preparados – de modo geral, quem prepara muita fritura precisa de uma coifa mais potente;
- tamanho da cozinha – se o espaço for muito grande, o poder de sucção da coifa deverá ser maior.
Confira algumas das nossas dicas:
Além das opções que você viu por aqui, no site da WebContinental você encontra muitos outros modelos de coifas, das mais diversas marcas e tamanhos. Acesse e confira!