Ar-condicionado portátil funciona mesmo?

O ar-condicionado portátil vem se tornando uma ótima solução para diversas pessoas, principalmente para quem mora de aluguel ou não pode fazer alterações na fachada do prédio. As vantagens são super atrativas: versatilidade, nenhum custo de instalação e a possibilidade de mover o aparelho conforme a necessidade. Mas, o ar-condicionado portátil funciona mesmo?

A resposta é sim! Se usado de forma correta e de acordo com algumas variáveis, seu rendimento se torna tão eficiente quanto qualquer outro tipo de ar condicionado.

Como um ar-condicionado portátil funciona?

Ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil funciona do mesmo modo que um ar-condicionado split ou de janela e é por isso que sim, ele funciona mesmo. Assim como nos outros aparelhos, a refrigeração do ambiente é feita pela troca do ar quente pelo ar frio. E apesar de não precisar de uma instalação propriamente dita, são necessárias algumas adequações:

  • O ar-condicionado portátil deve ser “instalado” perto de uma janela: como a refrigeração se dá pela troca do ar quente pelo ar frio, é preciso que esse ar quente saia por algum lugar. Para isso, a “instalação” é bem simples: basta fixar a régua de vedação em uma janela de correr, conectar o tubo e pronto.
  • O ar-condicionado portátil também libera água: assim como os aparelhos split e de janela, o portátil também libera água quando o ar é condensado. Alguns aparelhos contam com um reservatório interno que acumula essa água, mas, de qualquer forma, é necessário que essa bandeja seja esvaziada de tempos em tempos.

O desempenho do ar-condicionado portátil depende de cada situação

Ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil é muito eficiente e repleto de vantagens. Mas, como qualquer eletrodoméstico, seu rendimento máximo só será alcançado quando utilizado nas situações recomendadas. A relação entre o número de BTUs e a metragem do ambiente costuma ser um ponto crucial para definir se o ar-condicionado portátil terá um bom funcionamento ou não. Por isso, fique atento às dicas para que o aparelho tenha um ótimo rendimento:

  • Atenção à vedação da janela: quando a instalação da régua é mal feita, a vedação é comprometida e ocorre a diminuição no rendimento do aparelho com a entrada do ar quente exterior. Por isso, muita atenção nessa hora!
  • Mais indicado para ambientes menores: o número de BTUs do ar-condicionado portátil costuma ser menor se comparado a um split ou de janela. Por isso, de modo geral, ele é mais indicado para ambientes de até 20m².
  • O aparelho também libera calor: como todo eletrodoméstico, um ar-condicionado ligado libera calor. Por estar não contar com parte interna e externa, um portátil libera até 30% mais calor no ambiente do que um split ou de janela. Por isso é preciso levar isso em conta na hora de calcular os BTUs necessários para a refrigeração.

Então, fique atento as dicas que você acabou de ler e aproveite ao máximo o rendimento do seu ar-condicionado portátil!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com