Carnaval 2020: Dicas saudáveis para curtir a folia

Amigos fantasiados em festa de carnaval

Fonte: Freepik

O Carnaval é uma época muito esperada pelos brasileiros. Em quatro dias, a maratona de blocos rende muitos bons momentos aos foliões – mas, também, abre margem para excessos que atrapalham a programação.

Para manter o pique e aproveitar as festas ao máximo, é importante tomar medidas para não descuidar da saúde. Ao invés de “pesar o clima”, essas precauções evitam transtornos e deixam sua diversão ainda mais leve – além de facilitar o retorno na Quarta-feira de Cinzas.

Listamos abaixo as principais dicas de sobrevivência para você curtir o Carnaval com responsabilidade, durante o feriado e também fora de época. Confira as recomendações e comece já o aquecimento para a festa:

10 dicas para curtir o Carnaval mais tranquilo

1. Use protetor solar

Nada como um dia ensolarado para alegrar os blocos de rua, não é? Embora contribuam para animar o Carnaval, o sol e o calor são mais intensos no verão – o que exige reforço no uso de protetor solar.

Escolha o produto mais adequado à sua pele e aplique ao longo do dia para evitar queimaduras e insolação. Se a sua fantasia acomodar um chapéu ou boné, invista neste acessório para ficar ainda mais protegido.

2. Escolha roupas e sapatos confortáveis

No Carnaval, as roupas e fantasias concentram muito da atenção dos foliões. Mais do que usar peças curtas, é importante optar por roupas que facilitem a transpiração, como trajes de banho e peças soltinhas de algodão. Nos pés, sapatos fechados são a melhor pedida para dançar livremente – e sem levar um pisão.

Bloco de carnaval na rua

Fonte: Pexels

3. Aplique e remova com cuidado a maquiagem

O Carnaval é uma ótima oportunidade para ostentar maquiagens coloridas e elaboradas. No entanto, é essencial testar os produtos e conferir a adaptação de cada um à sua pele. Caso contrário, uma reação alérgica inesperada pode acabar estragando a folia.

Ao fim do dia, apesar do cansaço, lembre-se também de remover toda a maquiagem antes de dormir, para que os poros respirem e a pele seja limpa.

4. Faça alongamento para aquecer

Curtir o Carnaval de rua envolve um grande esforço físico. Você pode não perceber durante a festa – mas, na manhã seguinte, seu corpo dará sinais disso. Para evitar dores e lesões musculares, alguns exercícios de alongamento são bem-vindos antes da folia. Que tal reunir a turma e propor um aquecimento?

5. Hidrate-se e beba com moderação

Sabemos que você não beberá (apenas) água nos blocos de Carnaval. Sim! Entre os drinks e cervejas, é indicado beber água para evitar a desidratação, agravada nesta época pelos efeitos do sol.

Beber de estômago vazio é outra receita certa para passar mal. Por isso, faça lanches rápidos ao longo do dia: salgados ou doces, os petiscos estabilizam os níveis de glicose no sangue, ajudando o organismo a digerir o álcool.

Fonte: Novamais

6. Faça lanches nutritivos

Falando em comida: não pense que há poucas opções saudáveis para o Carnaval! Barrinhas de cereal, mix de frutas e sementes são exemplos de lanches práticos e supernutritivos, que vão saciar a fome no bloco e repor a sua energia.

Ao longo do dia, o ideal é fazer refeições balanceadas e leves, evitando frituras e alimentos muito gordurosos. Carboidratos integrais, como arroz, biscoitos e cereais, são metabolizados aos poucos, mantendo você alimentado por mais tempo. Inclua uma porção desses alimentos no café da manhã e no almoço, para curtir o bloco abastecido!

7. Se necessário, faça um detox

Festejou além da conta e acordou de ressaca no outro dia? Além de água e frutas como melão e melancia, água de coco, sucos naturais e sucos detox são indicados para repor os nutrientes em falta no organismo e melhorar a função do fígado. Experimente!

8. Use camisinha sempre

No Carnaval, o Ministério da Saúde intensifica as campanhas pelo uso do preservativo. Vale reforçar que este é o único método contraceptivo que, além da gravidez, evita doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como HIV, HPV e clamídia.

Leve um pacote sempre com você e, se sair acompanhado(a) do bloco, converse com seu parceiro ou parceira para curtirem protegidos. Em qualquer situação, respeite seu corpo e faça apenas o que tiver vontade.

Foliões com pandeiro no carnaval de rua

Fonte: Pexels

9. Garanta a sua segurança

No Carnaval, como em qualquer grande aglomeração, tomar medidas de segurança nunca é demais. Procure ir ao bloco acompanhado e permanecer junto do seu grupo. Além de tornar tudo mais divertido, estar com os amigos intimida pessoas mal intencionadas e garante apoio caso você exagere na dose. Fique de olho no seu copo, e guarde seus pertences pessoais em uma pochete ou bolsa a tiracolo.

10. Durma bem

Isso mesmo: para sustentar quatro dias de festa, seu corpo precisa descansar, ou cobrará horas de sono em atraso quando voltar à rotina. Aproveite ao máximo a duração da festa e tente manter o hábito de, pelo menos, sete horas de sono por noite. Você verá que pode se divertir muito sem ser um “inimigo do fim”.

Pronto para curtir o Carnaval 2020?

Depois de repassar as dicas acima, é só reunir os amigos e iniciar os preparativos da festa. Para o aquecimento antes do bloco ficar completo, confira também as cervejeiras disponíveis aqui na WebContinental. São ofertas das melhores marcas para você receber a turma com as bebidas geladas na medida. Bom Carnaval, e até a próxima!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com