Muito além da batata frita: receitas para você explorar todas as possibilidades da fritadeira elétrica sem óleo

Um dos eletrodomésticos mais vendidos em períodos de descontos como a Black Friday, a fritadeira sem óleo ou air fryer virou a queridinha das cozinhas mundo afora, incluindo o Brasil. O melhor é descobrir que a compacta parceira deixa os alimentos crocantes por fora e macios por dentro e pode preparar receitas que vão muito além das batatas fritas. Separamos aqui duas receitinhas bem práticas para você testar na fritadeira elétrica sem óleo.

Curiosidade: como nasceu a air fryer?

O equipamento foi inventado em 1987 pelo norte-americano Chad S. Erickson. Sua intenção era colaborar para o bem-estar e a saúde das pessoas ao projetar um eletrodoméstico que não precisaria usar gordura para deixar os alimentos crocantes. Ele também queria um equipamento que cozinhasse mais rápido que um forno convencional. E que dourasse os pratos, quesito em que o micro-ondas falharia. Assim, ele criou o eletrodoméstico em que correntes de ar em alta velocidade são as responsáveis pelo cozimento.

Às receitas!

Você pode cozinhar na fritadeira elétrica sem óleo direto no recipiente próprio para isto. Ou, como nesta receita de Empadão de Frango, incluir um prato refratário ou forma dentro da air fryer.

Receita salgada: Empadão de Frango

Ingredientes Massa: 1 xícara e ½ de farinha de trigo, 1/3 de xícara de manteiga ou margarina, 1 ovo, 3 colheres de parmesão ralado, ½ colher de chá de sal, ½ colher de chá de fermento químico para bolo, 1 fio de azeite.

Ingredientes Recheio: 200 gramas de frango cozido, desfiado e refogado, 2 colheres de sopa de molho ou extrato de tomate, ½ xícara de requeijão, 1/3 de lata de ervilha ou milho, 6 azeitonas picadas, cheiro-verde a gosto.

Modo de preparo: Em uma tigela, coloque a farinha, manteiga, a clara do ovo, parmesão, sal e fermento e misture bem até obter uma massa lisa e homogênea. Abra a massa com um rolo ou direto no recipiente em que irá assar o empadão. Coloque o recheio já misturado e cubra com uma camada de massa. Misture a gema e um fio de azeite e pincele sobre o empadão. Coloque na cesta da air fryer por cerca de 25 minutos a 200 graus, até ficar dourado.

Receita doce: Cheese Cake de Frutas Vermelhas

Ingredientes: 2 potinhos de cream cheese, 3 ovos, 2/3 de xícara de açúcar, 3 colheres de sopa de amido de milho, 1 colher de chá de essência de baunilha, 1 colher de chá de suco de limão, 100 gramas de biscoito triturado, 50 gramas de margarina ou manteiga derretida.

Modo de preparo: Faça uma massa com a mistura dos biscoitos com a margarina derretida e espalha-a no fundo do recipiente que você colocará na air fryer. Misture os demais ingredientes até ficar bem homogêneo e despeja a mistura em cima da massa de biscoitos. Programe para 30 minutos a 160 graus ou até ela ficar douradinha e firme. Espere esfriar e cubra com geleia de frutas vermelhas. Se preferir, você pode fazer uma calda com açúcar e frutas como morangos e amoras. Fica uma delícia!

Na WebContinental, você encontra vários modelos de fritadeiras sem óleo. Pesquise, compare e descubra qual a melhor para as suas necessidades na cozinha!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com