Massa e cobertura: como fazer pizza em casa

A pizza é um dos pratos preferidos ao redor do mundo. Chamar por aplicativo é bem prático, mas você já pensou em aprender a fazer a sua pizza em casa? Estamos falando aqui não só da cobertura. Mas da massa da pizza! Descubra conosco o prazer de elaborar a sua própria pizza e, depois, servir as fatias para a família! É colocar, literalmente, a mão na massa e aguardar os elogios!

O segredo: o fermento!

fermento em pó que geralmente usamos para fazer bolos é o fermento químico, uma mistura de bicarbonato de sódio e ácidos. Como tem ação mais rápida, é o ideal para o preparo de bolos, tortas e biscoitos. Já o fermente natural é a levedura, reunião de fungos utilizada no preparo de pães e bebidas alcoólicas. Quando entram em contato com o amido da farinha, produzem dióxido de carbono, que expande as proteínas do glúten e faz a massa crescer. Há o fermento biológico fresco, vendido em tabletes; o seco, vendido em granulados ou pó; o biológico seco instantâneo, vendido em sachês. Com são mais próprios para a produção de pães, são chamados de Fermento de Pão. E é esse tipo de fermento que será usado para o preparo da massa da nossa pizza.

Receita de Massa de Pizza

Ingredientes

2 copos duplos de farinha de trigo; 2 colheres de sopa de óleo; 1 colher de café de sal; 1 colher de café de açúcar; Água morna; 2 tabletes de fermento de pão.

Modo de Preparo

Coloque a farinha de trigo em uma tigela e acrescente o óleo a água morna, os dois tabletes de pão dissolvido no açúcar e no sal. Mexa com uma colher de pau e depois sove bem a massa com as mãos até que ela desgrude das mãos. Deixe descansar por aproximadamente 30 minutos. Unte a forma com manteiga e depois espalhe a massa sobre ela. Deixe dourar em forno pré-aquecido de 25 a 35 minutos.

Dicas para fazer a cobertura da pizza

Sim, fazer a cobertura da pizza é bem mais fácil do que preparar a massa. Contudo, há umas dicas que podem ser seguidas para garantir o pleno resultado de sua incursão gastronômica:

  • Pizza 4 queijos – um dos sabores de pizza mais apreciados e fáceis de fazer. Contudo, cuidado. Você pode usar queijos mussarela, parmesão provolone e gorgonzola, os mais comuns. Atente-se para colocar na pizza, primeiro, o mussarela. Na sequência, inclua o provolone e pedaços de gorgonzola menores, pois estes são os queijos mais fortes;
  • Sua Pizza Marguerita vai ficar muito mais saborosa se você usar manjericão fresco sobre a pizza, depois de retirá-la do forno;
  • Para a Pizza Calabresa, o melhor é retirar a pele da linguiça e fervê-la antes de colocá-la no disco de massa – assim você limpa melhor o alimento e já exclui o excesso de gordura;
  • Quer uma Pizza de Frango com Catupiry ainda mais saborosa? Faça um refogado com o frango desfiado, cebola, milho, cheiro verde, sal e pimenta. Antes de colocá-lo na pizza, espalhe molho de tomate e queijo mussarela na massa. Leve tudo ao forno e aguarde para se deliciar!

E o forno?

Peça fundamental na preparação da pizza, certo? Você pode ter forno profissional, forno a gás, forno elétrico, forno de indução, forno de convecção. Interessante observar a temperatura a ser assada a pizza. Para se ter uma ideia, numa pizzaria profissional convencional, os fornos chegam a uma temperatura de 400 graus! O resultado é uma pizza crocante e que derrete o queijo ao mesmo tempo em que é assada.

Medidas do forno de embutir: confira os tamanhos!

Em casa, o ideal é que o forno a gás ou elétrico asse a pizza entre 180 e 280 graus. Isso para garantir um cozimento uniforme e rápido. E aqueça o forno antes de colocar a pizza, em temperatura média, por 15 minutos.

O que é um forno de convecção?

Curtiu as receitas e as dicas? Ah, ainda falta um forno à altura de sua criatividade culinária? A WebContinental lhe ajuda a encontrar o melhor forno para a sua necessidade. Vários são os tipos, modelos e preços à disposição. E solte o chef de cozinha que existe em você!

 

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com