Banoffee: veja receita fácil e prática da sobremesa que virou moda

Se for possível eleger uma sobremesa da pandemia, esta seria a Banoffee. Com as pessoas em casa e cozinhando mais, muita gente preparou uma Banoffee para chamar de sua. Biscoito, banana e doce de leite cobertos por chantilly ou merengue… Impossível resistir, não é mesmo? Para quem ainda não fez a sua Banoffee em casa ou quer uma deixa para atacar o forno novamente, lá vai a receita clássica da sobremesa que virou moda no Brasil.

Origem da Banoffee

Originária da Inglaterra, a Banoffee nasceu no The Hungry Monk Restaurant, em 1974. A partir da receita da Blum’s Coffee Toffee Pie, o dono do restaurante, Nigel Mackenzie, e seu chef, Ian Dowding  chegaram à mistura de massa, banana, doce de leite e chantilly. Reza a lenda que a Dama de Ferro Margareth Thatcher (1925-2013), primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990, amava o doce.

A receita clássica

Vale destacar que a Banoffee pode ser montada e deixada gelando, e ser saboreada mesmo assim. Mas a ida ao forno faz toda a diferença na crocância da massa. Portanto, vale a pena esperar mais um pouquinho para saborear a iguaria. Outra dica: tudo fica melhor com sabor caseiro. Então, o ideal é preparar o doce de leite e o chantilly em casa – o que não impede de você abrir um bom pote de doce de leite de boa qualidade e um chantilly da mesma forma. O preparo é muito fácil. É só colocar uma camada da massa, outra do doce de leite, outra da banana e cobrir tudo com o chantilly. Mas lá vão as dicas especiais para tudo sair perfeito.

Ingredientes

  • 2 pacotes de biscoito maisena ou de leite;
  • 200 gramas de manteiga ou margarina;
  • 400 g de doce de leite;
  • 1 pote de chatilly;
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • umas 8 bananas, de preferência mais doces e maduras;
  • 1 forma de fundo falso;
  • canela a gosto.

Massa

A base da massa é de biscoito. Triture os biscoitos no liquidificador e acrescente a manteiga. Junte uma pitada de canela. Amasse tudo até que fique homogêneo e espalhe na forma de fundo falso, pelo fundo e as paredes. Asse a massa por 10 minutos no forno médio preaquecido, acompanhando de acordo com seu gosto (até ficar crocante). Retire do forno e comece o preparo do recheio e da cobertura.

 

Camada 1 – Doce de leite

Coloque o doce de leite sobre a massa. Você pode fazer em casa o doce cozinhando duas latas de leite condensado na panela de pressão. Coloque as latas dentro da panela, cobrindo-as com água. Leve a panela em fogo alto, até apitar a panela. Depois de pegar pressão, cozinhe por 40 minutos. E você nunca mais vai querer rechear um bolo com doce de leite comprado pronto.

 

 

Camada 2 – Banana

Próxima camada: banana. Melhor as maduras, cortadas em tiras. Mas vai do gosto. Se preferir em rodelinhas, não há problemas! Coloque as bananas por cima da camada de doce de leite.

 

 

 

Cobertura – Chantilly

Chantilly para finalizar, por cima de tudo. Chantilly pode ser feito com creme de leite e açúcar. Use 500 gramas de creme de leite fresco e bem gelado e meia xícara de chá de açúcar. Bata bem. Coloque por cima de tudo. E finalize com umas pitadas de canela – há quem prefira fazer uma cobertura fininha de canela por toda da torta

 

E o forno?

É Gallant, não é mesmo? O parceiro ideal para você arrasar na cozinha com o mínimo de esforço. Os fornos Gallant vão dar aquela forcinha para que elas saiam ainda mais saborosas, rápidas e sem sujar toda a cozinha!  No forno Gallant, espaço não é problema. Pode botar carnes, bolos e tudo o mais para deliciar a turma que ele cozinha e assa de tudo. O aquecimento rápido e potência de 1500W trazem mais agilidade e uniformidade. A porta de vidro facilita para ver o ponto ideal da sua preparação e a grelha possui 3 níveis de ajuste de altura, permite que escolha a altura ideal para cada tipo de preparo.

E não é preciso parar a vida para cozinhar. Seu desligamento automático permite que você programe seus preparos sem passar do ponto, nem precisar ficar olhando o assado de tempos em tempos.  Na WebContinental você encontra o fornoGallant e outros modelos e marcas de fornos especiais para você fazer esta e outras maravilhas na cozinha. Confere lá no nosso site! E ainda está rolado a promoção de Primavera. Não dá para perder!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com