Coifa funciona mesmo?

Se você cozinha bastante, ou mesmo se o espaço da sua cozinha é pequeno  e você não suporta o cheiro de comida que se espalha pela casa, provavelmente já considerou a compra de uma coifa. Mas, antes de fazer esse investimento, é normal surgir aquela dúvida: “será que coifa funciona mesmo?”. Para acabar com esse questionamento, hoje vamos explicar, de uma vez por todas, como as coifas funcionam e porquê você deve ter uma na sua cozinha agora mesmo. Confira!

Afinal, como funcionam as coifas?

Se você quer entender mais sobre o funcionamento das coifas e saber se vale a pena investir nesse aparelho para a sua casa ou apartamento, veio ao lugar certo! Então vamos começar pelo básico e explicar como este eletrodoméstico funciona.

A coifa é um aparelho que serve para absorver e renovar o ar da sua cozinha, realizando a troca do ar gorduroso por ar limpo, ou apenas filtrando as impurezas e odores que vêm do preparo de alimentos, especialmente das frituras. Com uma coifa instalada, portanto, você pode dar adeus àquelas manchas de gordura e cheiros ruins que aparecem na sua cozinha.

Um fato importante que você precisa saber sobre as coifas, e que pode ser primordial na hora de escolher a sua, é que elas realizam esse processo de limpeza do ar por meio de duas formas distintas de funcionamento. E cada uma conta com características e potências próprias: são os modos depurador e exaustor. Confira abaixo um pouco mais sobre cada um e entenda qual é o melhor para você.

Modo depurador

Quando utilizada no modo depurador, a coifa, basicamente, irá fazer um trabalho de filtragem do ar gorduroso, passando-o por duas etapas de purificação. Na primeira, o ar quente é absorvido pelo filtros metálicos da coifa; na segunda parte, ele passa pelos filtros de carvão ativado. Após passar por esse processo todo, o mesmo ar é devolvido ao ambiente, só que dessa vez sem os odores e impurezas criados durante o preparo de alimentos.

A instalação da coifa no modo depurador não é nada complexa, uma vez que não há necessidade da quebra de paredes. Mas, como o ar é apenas filtrado – e não substituído -, esse modo não remove completamente as impurezas e, portanto, não é o mais indicado para quem cozinha grandes quantidades ou possui uma cozinha maior.

Modo exaustor

Já o modo exaustor é a forma de funcionamento mais eficiente da coifa, pois ele realizará a troca completa do ar quente e gorduroso de dentro da cozinha por ar “puro” vindo do exterior, o que garante a remoção de mais de 90% das impurezas.

Um ponto muito importante na instalação da coifa exaustora é que ela precisa de uma tubulação de ar que permita a substituição do ar entre a parte interna e externa da residência – o que exige quebra de paredes e pode acabar sendo um empecilho para quem mora em apartamento, por exemplo. Você também deverá considerar a necessidade de contratar mão de obra especializada para realizar a instalação.

Como escolher uma coifa

Agora que você já sabe que as coifas funcionam de verdade, já está pronto para escolher o modelo ideal para o seu lar. Além de considerar as características que citamos acima, como o tamanho da sua cozinha e as formas de funcionamento, você também deverá levar em conta alguns outros aspectos. Entre eles, destacam-se a frequência que você cozinha e o posicionamento do seu fogão – o que é fundamental para decidir se você precisa de uma coifa de parede ou de ilha, por exemplo.

Ficou com alguma dúvida? Então acesse o nosso post Tudo Sobre Coifas e saiba confira o que você precisa saber para escolher o melhor modelo de coifa.

Aqui na WebContinental você encontra o que há de melhor no mercado de coifas, com preços que cabem no seu bolso e qualidade imbatível. Acesse e confira as nossas ofertas dos modelos e marcas mais recomendados pelos consumidores!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com