Diferença entre ar-condicionado inverter e split

Um dos itens mais importantes para o conforto e o bem-estar dentro de casa é o ar-condicionado. Isso porque a climatização faz toda a diferença, principalmente em lugares onde o calor é constante e até excessivo. Na hora de escolher o aparelho, uma das maiores dúvidas é sobre as diferenças entre os tipos de ar-condicionado, principalmente entre o inverter e o split. Quer entender melhor? Confira as principais diferenças de cada um!

Ar condicionado Inverter e ar condiconado split

Desempenho

O desempenho é uma das diferenças que mais impactam no dia a dia. O compressor do ar-condicionado inverter funciona constantemente, sem ligar e desligar, ao contrário do split convencional. Ao contrário da impressão de que gasta mais, o resultado disso é que, com o inverter, a temperatura não oscila tanto, assim, os picos de energia também não: a economia de energia chega até 60%.

Gás

Além da economia de energia que o inverter proporciona, grande parte dos aparelhos são equipados com o chamado Gás Ecológico. É o gás R410a, que não polui o meio ambiente e ainda tem melhor rendimento.

Manutenção

É sempre importante estar pronto para possíveis manutenções. Quanto a esse quesito, o ar-condicionado split ganha um ponto. Justamente pela tecnologia incluída nos modelos inverter, os custos de manutenção desses aparelhos costumam ser mais altos, além de ser mais difícil de encontrar profissionais qualificados para isso.

Ruído

Considerando a forma que o ar-condicionado split convencional funciona, ligando e desligando o aparelho, ele acaba gerando mais ruídos. Já o inverter, justamente pela constância em manter a temperatura, é mais silencioso e ideal para quem se incomoda com o barulho.

Compressor

O ar-condicionado inverter trabalha com a rotação do compressor de forma variável e contínua, ou seja, apenas vai mudando sua velocidade e não oscila tanto, pois não é desligado. Já o ar-condicionado split convencional tem rotação fixa e intermitente, ligando e desligando para buscar a temperatura correta. Isso influencia, como você pode ver acima, no ruído e consumo de energia!

Preço de aquisição

Por conta de toda a tecnologia, o custo dos aparelhos de ar-condicionado inverter é mais alto. Porém, apesar do valor do investimento ser uma questão que faz total diferença na escolha, é preciso lembrar que, dependendo do quanto você usará o aparelho, a economia na conta de energia elétrica pode compensar o valor de aquisição.

Isso não significa que o valor investido no modelo split não valha a pena. A questão é você analisar cada pró e contra dos dois modelos para ver o que tem melhor custo x benefício para sua realidade.

Agora que você já sabe a diferença entre ar-condicionado inverter e split convencional e está pronto para fazer a compra certa, confira os melhores aparelhos de ar-condicionado e as melhores condições de pagamento na WebContinental!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com