Ventilador

Tipos de ventiladores: conheça os principais modelos!

ventilador em teto de madeira
Escrito por WebContinental

Os ventiladores são uma das formas mais antigas de mandar o calor embora – o primeiro equipamento foi feito com leques e roldanas, isso em 1880. De lá para cá, muita coisa mudou e, claro, o eletrodoméstico se modernizou e passou por várias inovações.

Hoje existem seis tipos principais de ventilador, cada um com suas características próprias e uso mais indicado; e logo abaixo você conhece um pouco mais sobre eles!

Ventilador de teto

ventilador de teto

Fonte: WebContinental

Grandes, pesados e eficientes, os ventiladores de teto são reconhecidos como os mais poderosos quando o assunto é climatizar o ambiente de forma uniforme e rápida. Como o nome indica, esse tipo é instalado no teto do cômodo, geralmente possui três ou quatro hélices e conta com luminárias.

Ele pode funcionar tanto como ventilador, resfriando a área, quanto como exaustor (quando suas hélices são ativadas no sentido inverso) para aquecer o ambiente. Com seu tamanho mais avantajado e fluxo de ar fixo, esse modelo é mais indicado para áreas médias e grandes e também com o teto um pouco mais alto.

Ventilador de parede

ventilador de parede

Fonte: WebContinental

Esse modelo é mais utilizado em ambientes comerciais ou ainda em lugares que possuem um teto baixo e, por isso, não podem contar com um modelo de teto. O ventilador de parede é um dos mais potentes quando o assunto é produzir vento, pois pode atingir uma área de até 20m² (!) e, na maioria dos casos, traz mais velocidade de operação.

Instalado em uma parede ou coluna, pode ser regulado tanto na horizontal quanto na vertical e possui ajuste para manter o fluxo de ar fixo ou, se preferir, fazer com que ele oscile (gire).

Ventilador de mesa

ventilador de mesa

Fonte: WebContinental

O ventilador de mesa é o tipo mais tradicional, isso porque é muito versátil e compatível com os mais diversos ambientes e, inclusive, situações. Com seu tamanho compacto e estrutura leve, transportar e manusear ele é muito fácil; no entanto, justamente por essas características, acaba por apresentar uma performance um pouco menor em comparação com outros modelos (como, por exemplo, o ventilador de parede).

Esse tipo pode ser colocado no chão, em cima de uma mesa ou de outro móvel e consegue resfriar com eficiência aqueles ambientes mais compactos.

Ventilador de coluna

ventilador de coluna

Fonte: WebContinental

É uma espécie de adaptação do modelo de mesa, já que o de coluna tem estrutura e performance muito semelhante à ele. No entanto, no modelo de coluna, o motor é mais silencioso e as hélices ficam sobre uma espécie de pilar mais alto (que na maioria dos casos varia entre 40 a 60 cm).

Devido às suas características, é mais indicado para ser usado em ambientes menores e que necessitam de um ventilador que faça menos ruídos durante seu funcionamento.

Ventilador circulador de ar

ventilador circulador de ar

Fonte: WebContinental

Embora algumas pessoas não considerem esse exemplar tecnicamente um ventilador, o circulador de ar faz parte, sim, dessa categoria de eletrodomésticos. A dúvida fica justamente por conta do seu funcionamento: enquanto outros equipamentos têm o fluxo de ar fixo, com o vento direcionado para um ponto específico, o circulador faz com que o ar circule por todo o ambiente, criando assim uma refrigeração mais ampla e uniforme por todo o espaço.

O lado ruim é o seu tamanho mais avantajado e, consequentemente, seu consumo um pouco maior de energia.

Mini-ventilador

mini ventilador

Fonte: WebContinental

Essa é uma versão miniatura do ventilador de mesa, que possui performance muito pequena, sendo usada principalmente em cima de mesas de escritório e outros locais para resfriar um ponto bem específico e próximo. Portátil, tem tamanho bastante reduzido e, em alguns casos, pode operar tanto conectados a uma tomada quanto através de uma porta USB e por meio de pilhas.

Agora você já conhece os principais tipos de ventiladores e sabe qual é o mais indicado para as suas necessidades, trazendo ainda mais conforto e frescor para o seu lar ou trabalho. E depois de decidir, passe na WebContinental: temos uma grande variedade de modelos e as melhores condições de pagamento do mercado!

Sobre o autor

WebContinental

Deixe um comentário

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com