Tipos de forno: conheça as variações desse eletrodoméstico

Elétrico, à gás, de embutir, de bancada… Existem diferenças entre os tipos de forno – tantas que às vezes fica até confuso compreender, exatamente, qual é qual. Pensando nisso, preparamos esse post com o que você precisa saber para identificar exatamente qual é qual e saber o que melhor combina com sua rotina, necessidade – e também com o design da sua cozinha.

Os modelos de forno elétrico

O forno elétrico tem ficado muito popular, já que é mais compacto, tem design moderno e é eficiente no controle da temperatura, além de ter funcionalidades como timer. Funcionando através de uma (ou mais) resistência elétrica que aquece e transmite calor para os alimentos, esse tipo de forno cozinha de forma uniforme e mantém o sabor da comida – embora, em casos, o resultado final não fique tão saboroso quanto se preparado em um fogão à gás.

Outra característica do forno elétrico é a sua variedade: existem modelos com diversas capacidades (tamanhos) e funções extras. Além disso, o próprio design do eletrodoméstico pode ser variado:

o forno de embutir, como o nome indica, deve ser instalado em um armário, bancada ou outro móvel da cozinha e é geralmente maior;

o forno de bancada, que se assemelha a um um micro-ondas e pode ser colocado em cima de uma bancada ou de outro móvel.

O modelo de bancada é o mais comum e mais acessível. No geral, combina com a maioria das cozinhas; no entanto, precisa de um armário ou espaço em uma bancada exclusivo. Já o forno de embutir tem design moderno e otimiza o espaço, pois fica acoplado dentro do armário ou bancada da cozinha. Mas, por ter tamanho maior, é indicado para famílias ou para quem costuma preparar receitas em grande quantidade.

Agora veja algumas dicas para escolher entre forno de embutir ou de bancada!

Forno à gás: um clássico da cozinha

A alternativa ao modelo elétrico é o forno à gás, o mais conhecido e clássico. Geralmente acoplado aos fogões, este forno pode sim ser independente – inclusive, essa é uma tendência que vem crescendo com a popularização dos fogões cooktop, sem forno. Esse modelo, na maioria dos casos, conta com o design de embutir para ser acoplado em armários ou em bancadas.

O modelo à gás precisa de uma fonte de alimentação (que pode ser através de um botijão ou uma rede de canos) de gás de cozinha (GLP) para funcionar. Não é à toa que ele é tão tradicional, pois aquece muito rapidamente e mantém sabor, consistência e nutrientes dos alimentos. Esse eletrodoméstico também costuma ter preço mais acessível e tamanho maior do que o modelo mais comum de forno elétrico (de bancada).

Fornos e decoração

Além de muito úteis na hora de cozinhar, os fornos (sejam elétricos ou à gás) também têm o potencial de incrementar a decoração da sua cozinha.

Os modelos de embutir dão um ar moderno e sofisticado, combinando muito com cozinhas integradas e que possuam uma arquitetura mais ao estilo americano – com uma ilha que pode agrupar o cooktop e o forno.

Os fornos de bancada são versáteis, então procure usar isso ao seu favor. Se sua cozinha possui um visual clássico, opte por um modelo branco, com design tradicional; já se o ambiente tem uma cara descolada e moderna, um forno com acabamento em inox. E até mesmo painel touchscreen, por exemplo, ajuda a compor esse estilo.

Confira algumas inspirações:

Forno Embutido

Fonte: É Bom de Comprar

Forno Embutido de Inox

Fonte: Pinterest

Forno Embutido

Fonte: DecorSalteado

E o micro-ondas?

O micro-ondas pode ser considerado um tipo forno? Teoricamente, sim, afinal ele também aquece e cozinha os alimentos. Só que no caso desse aparelho, por seu funcionamento ser através de ondas eletromagnéticas, ele acaba sendo mais indicado para esquentar e descongelar a comida, e não necessariamente cozinhar. É por isso que o ideal mesmo é ter um forno – elétrico ou a gás, de embutir ou de bancada, isso vai depender da sua preferência e do estilo da sua cozinha – e também um micro-ondas.

Compare as vantagens e desvantagens de forno elétrico, a gás e micro-ondas!

Embora existam outros modelos de forno – como o industrial, o forno a lenha etc -, esses são os mais comuns e que podem trazer mais praticidade e estilo para a sua cozinha. E lembre-se: na WebContinental você encontra os melhores eletrodomésticos do mercado, todos com condições de pagamento e qualidade incomparáveis. Acesse e confira!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com