Ar Condicionado

Tipos de Ar Condicionado

tipos de ar condicionado
Escrito por WebContinental

O calor começa a aumentar e você, ao mesmo tempo, a pensar em adquirir um ar-condicionado. Que esse aparelho deixa os ambientes climatizados e confortáveis, quase todo mundo sabe; mas você sabia que ele possui diversos tipos? Cada um conta com seu uso mais indicado, e nesse post você confere como saber qual é o melhor para o seu lar!

Navegue  mais rápido pela página! Aqui nesse post falaremos sobre:

Ar Janela

Esse é o mais tradicional dos tipos de ar-condicionado. Os condicionadores de ar janela são compactos e constituídos de uma única peça, que une condensadora e evaporadora – e por isso, precisa de um buraco na parede para a sua instalação. É indicado para ambientes pequenos, sendo mais utilizado em casas e apartamentos.

Ar Condicionado Janela Gree 10000 BTUs Frio 220V com Controle

Confira ofertas de Ar Janela!

Vantagens:

É mais apropriado para ambientes pequenos, pois tem potência reduzida. Por isso, também tem menor consumo de energia e seu preço de compra e instalação costumam ser menores. O ar-condicionado janela é ideal no caso de imóveis que possuem restrições quanto a alterações em sua fachada.

Desvantagens:

Por outro lado, esse tipo de aparelho não é indicado para ambientes amplos, que demandam silêncio (porque o modelo janela gera ruídos sonoros) ou ainda quando não é possível alterar a estrutura das paredes.

 

Ar Split

O condicionador de ar split é considerado a evolução do modelo janela. Ele é dividido – daí o nome “split”, que significa separado -, a evaporadora e motor formam duas partes separadas.

A evaporadora fica dentro do ambiente, projetando o ar refrigerado, já a condensadora é instalado na parte externa do imóvel. Dessa forma, esse modelo conta com menor produção de ruído, maior potência de refrigeração e design mais moderno.

Além disso, existe uma grande variedade de tipos de ar-condicionado split, fazendo desse aparelho muito versátil para suprir diversas necessidades. Saiba mais sobre os principais modelos de ar split.

  • Split Hi-Wall

O ar-condicionado split hi-wall é o tipo de ar condicionado que mais tem se popularizado, sendo considerado o modelo “padrão” de condicionador de ar split: é mais silencioso, pois a condensadora fica do lado de fora e costuma ser instalado na parede.

Ar Condicionado Split Hi Wall Gree Bee 9000 BTUs Frio 220V

Confira ofertas de Ar Split Hi Wall!

Vantagens:

É muito versátil, eficiente e pode ser aplicado na maioria das residências. É ideal para quem deseja uma climatização silenciosa e rápida e procura por um aparelho com instalação ágil e manutenção fácil.

Desvantagens:

Em comparação com o modelo janela, costuma ter um preço um pouco mais elevado justamente por contar com uma tecnologia de funcionamento mais recente. Além disso, não é indicado para situações em que o ambiente é muito amplo e com grande fluxo de pessoas.

 

  • Multisplit

É muito semelhante aos modelos de ar condicionado split Hi Wall convencionais, mas sua grande vantagem é que você pode ter duas ou mais evaporadoras com apenas uma condensadora. Isso ajuda a aliar economia de energia com maior capacidade de climatização, já que você pode ter duas evaporadoras em um ambiente ou até mesmo uma em cada ambiente diferente – todas ligadas a uma condensadora.

Ar Condicionado Multi Split Electrolux Hi Wall 18000 BTUs Frio

Confira ofertas de Ar Multi-Split!

Vantagens:

Permite climatizar mais de um ambiente com a utilização de apenas uma condensadora, o que representa maior economia de energia. É ideal para esse tipo de situação (refrigerar mais de um ambiente simultaneamente) e também para casos em que não há a possibilidade de serem instaladas uma condensadora para cada aparelho.

Desvantagens:

O custo desse modelo costuma ser maior, afinal, são dois aparelhos em um. Além disso, a performance dos aparelhos pode acabar sendo reduzida, especialmente com ambos trabalhando simultaneamente por longos períodos.

 

  • Split Piso-teto

Também é bastante parecido com o modelo hi-wall, mas a principal diferença é a forma com que esse tipo é aplicado no ambiente: ele pode ser instalado no piso ou no teto – e não na parede.

O split piso-teto é indicado para médios e grandes ambientes, residenciais ou comerciais, sendo utilizado principalmente em lojas e restaurantes, por exemplo.

Ar Condicionado Split Piso Teto Gree 24000 BTUs Quente-Frio 220V Monofasico

Confira ofertas de Ar Split Piso Teto!

Vantagens:

Poder climatizar com grande eficiência até mesmo os ambientes mais amplos e com grande fluxo de pessoas – estabelecimentos comerciais. Também traz versatilidade pois permite a instalação tanto no teto quanto no piso.

Desvantagens:

Tem potência elevada e por isso pode acarretar em um maior consumo de energia quando aplicado em ambientes compactos. Além disso, conta com tamanho maior, por isso demanda mais espaço, seja no teto ou no piso.

 

  • Split Cassete

O ar-condicionado split cassete, ao contrário dos outros modelos que estiveram na lista até agora, é bastante diferente do modelo split. Ele é embutido no teto e pode ser disfarçado pelo forro ou gesso.

Já tem bomba de dreno em seu interior (não precisa escoar a água produzida em seu funcionamento) e conta com até quatro vias de saída de ar.

Ar Condicionado Split Cassete Springer 18000 BTUs Frio 220V Monofasico

Confira ofertas de Ar Split Cassete!

Vantagens:

Com um dos designs mais modernos e minimalistas, esse modelo é perfeito para ambientes que precisam de uma climatização eficiente com um aparelho discreto. Tem capacidade de resfriar ambientes de médio porte e pode trabalhar em conjunto com outros condicionadores de ar (cassete ou diferentes modelos).

Desvantagens:

Seu custo, devido a essa forma mais discreta e eficiente de operar, costuma ser maior. Não é indicado para ambientes pequenos e com pouco fluxo de pessoas, como um quarto ou sala residencial, e naqueles que não é possível fazer o rebaixamento do forro (necessário para a instalação).

 

  • Split Quatro Lados

Esse ar-condicionado possui quatro saídas de ar como o ar cassete, mas não precisa de rebaixamento de forro. Ele pode ser instalado no centro, na lateral ou no canto, permite a distribuição de ar por todo o ambiente e tem a capacidade de climatizar ambientes de médio porte.

ar condicionado split quatro lados

Vantagens:

É bastante versátil, pode ser instalado em qualquer parte do cômodo e conta com a capacidade de resfriá-lo por completo, em todas as direções.

Desvantagens:

Ainda é difícil de ser encontrado no mercado, por isso possui um preço um pouco maior. Além disso, sua instalação é diferente dos modelos split mais conhecidos, o que pode exigir o serviço de um profissional especializado.

 

  • Split Canto Teto

Similar ao modelo piso-teto e também ao cassete, o ar-condicionado canto teto tem sua unidade interna (evaporadora) instalada no teto, no encontro de duas paredes. Conta com um design muito diferenciado e proporciona um melhor aproveitamento do espaço em áreas de médio porte, como residências e escritórios.

ar condicionado canto teto

Vantagens:

Se adapta perfeitamente a cantos de salas e pode ser instalado direto no teto, otimizando o espaço dos ambientes, distribuindo o ar de forma uniforme e eficiente em todo o cômodo e criando um visual moderno na decoração.

Desvantagens:

Por ter um formato bastante específico, esse tipo de ar-condicionado só pode ser instalado no canto do cômodo, o que pode deixar seu uso restrito a certas situações.

 

  • Split de Janela

Também chamado de Ar Split de Janela, esse modelo é uma mistura de ar-condicionado janela com ar-condicionado split.

Sua condensadora é instalada no espaço já existente na parede para os equipamentos janela. É uma opção ideal para quem deseja contar o design e a performance de um modelo split e, ao mesmo tempo, utilizar o mesmo espaço que seria usado por um condensador de ar janela.

ar condicionad window split

Vantagens:

Traz a performance e o design de um modelo split e ao mesmo tempo consegue aproveitar o mesmo espaço de um janela, sendo instalado na parede – tanto a condensadora quanto a evaporadora. Ideal para quem deseja um modelo split mas não pode fazer alterações na fachada do prédio.

Desvantagens:

Devido a essa tecnologia mista, costuma ter um preço maior até mesmo do que os modelos split. Além disso, costuma ser um pouco mais difícil de ser encontrado no mercado.

 

Ar Portátil

O Ar-Condicionado Portátil é perfeito para pequenos ambientes, pois conta com tamanho compacto e potência ideal para esse tipo de área. Além disso, ele pode ser levado facilmente de um cômodo para outro, já que não precisa ser instalado em um ponto fixo, o que representa mais versatilidade para esse tipo de aparelho.

Saiba mais!

Ar Condicionado Portatil Midea Tango 10500 Quente-Frio 110V

Vantagens:

Consegue climatizar ambientes compactos com eficiência. É muito prático e pode ser levado para diferentes pontos do imóvel e até mesmo em viagens – como para uma casa de veraneio, por exemplo.

Desvantagens:

Ele produz mais ruído do que um modelo split e precisa ficar próximo de uma saída externa (como janela) para escoar os líquidos resultantes de seu funcionamento. Por ter uma potência mais reduzida, não é indicado para ambientes grandes.

Confira ofertas de Ar Portátil!

Ar Duto

Também conhecido como ar central ou ar dutado, é indicado para ambientes de grande porte, para climatização de vários cômodos simultaneamente, como escritórios, salas comerciais, shoppings, consultórios etc. Possui a desvantagem de não permitir regular a temperatura de cada ambiente individualmente, funcionando com um termostato geral.ar condicionado duto

Vantagens:

Permite climatizar diversos ambientes, e de grande porte, de forma eficiente e uniforme. Gera maior economia de energia (pois não é preciso instalar um aparelho split em cada sala, por exemplo).

Desvantagens:

Tem o maior custo de compra entre todos os aparelhos e também conta com uma instalação muito mais específica. A manutenção é mais trabalhosa do que a de outros modelos e o ar duto também produz mais ruído do que um split, por exemplo.

 

Características extras

Além de considerar aquele modelo que melhor se adapta às suas necessidades, também é importante ter atenção com algumas funcionalidades extras do ar-condicionado, pois podem trazer ainda mais conforto ao utilizar o aparelho.

Algumas dicas do que você deve considerar na hora optar por um modelo são:

  • Avalie a possibilidade de contar com um modelo inverter, que pode tanto resfriar quanto esquentar os ambientes e possui maior eficiência energética;
  • Identifique qual a potência (em BTUs) é a apropriada para o ambiente;
  • Dê prioridade para modelos que tenham timer, função sleep (que regula a temperatura automaticamente durante a noite), entre outras funções.

Esses são os tipos de ar condicionado encontrados no mercado. E para encontrar os melhores modelos com preços e condições imbatíveis, você pode contar com a WebContinental!

Sobre o autor

WebContinental

Apaixonados pelo que fazemos, procuramos de alguma forma trazer um pouquinho de novidades que acrescentem no seu dia-a-dia! ;)

Conheça mais em: http://www.webcontinental.com.br/ S2

Deixe um comentário

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com