Qual a diferença entre um freezer e uma geladeira?

Não importa se sua família grande ou se você mora sozinho: você vai precisar de um lugar para armazenar os seus alimentos. O que varia aqui é o tipo de aparelho necessário para atender às suas necessidades. Para lhe ajudar nessa escolha, explicaremos qual a diferença entre um freezer e uma geladeira e também como decidir qual é o modelo mais adequado.

Afinal, qual é a diferença entre Freezer e uma Geladeira?

A principal diferença entre um freezer e uma geladeira está na temperatura em que os dois equipamentos trabalham. A geladeira sempre opera com temperaturas acima de 0ºC (que é o ponto de congelamento) e pode ser ajustada entre 1ºC e 7ºC. Já no freezer, as temperaturas são abaixo de zero, podendo atingir entre -14ºC e -25ºC.

Essas características definem também a funcionalidade de cada aparelho. O freezer, através do congelamento, impede a proliferação de micro-organismos nos alimentos, fazendo com que eles se conservem por meses. Na geladeira, essa multiplicação de bactérias é apenas retardada, mantendo os alimentos bons para o consumo somente por alguns dias.

Freezer x geladeira: qual o modelo mais adequado?

Antes de decidir se você vai comprar um freezer ou uma geladeira, é preciso avaliar as suas necessidades de armazenamento. Você deve levar em consideração quais itens e também a quantidade deles que deseja armazenar, além, é claro, do espaço disponível na sua cozinha.

Separamos abaixo alguns modelos para ajudar você nessa escolha:

Freezers

Se você possui família grande e cozinha bastante, um freezer pode ser a escolha ideal para conservar os seus alimentos por mais tempo. Nele, você pode armazenar desde carnes até legumes, verduras e refeições prontas. Além disso, os freezers são excelentes para quem precisa gelar grandes quantidades de bebida rapidamente.

Um freezer horizontal possui maior espaço interno, permitindo guardar itens que não cabem em geladeiras, como grandes cortes de carne, por exemplo. É ideal para armazenamento prolongado e não deve ser aberto com frequência, além de ocupar um espaço considerável de sua cozinha. A vantagem é que alguns modelos funcionam também como conservador.

freezer horizontal aberto e fechado

Modelo: Freezer Consul Horizontal – Degelo Manual – Branco – 305L

Modelo mais semelhante aos refrigeradores, o freezer vertical ocupa pouco espaço e é ideal para quem faz uso constante do aparelho, abrindo a porta diversas vezes. Isso porque suas gavetas, além de espaçosas, facilitam a organização e visualização dos alimentos.

freezer vertical aberto e fechado

Modelo: Freezer Electrolux Vertical – Cycle Defrost-  Branco – 173L

Geladeiras

Se você mora sozinho, ou mesmo se não precisa congelar muitos alimentos, apenas conservá-los, uma geladeira pode fazer bem esse serviço. A vantagem é que este aparelho pode ser encontrado em diversos modelos e você pode escolher aquele mais combina com você – e a sua cozinha.

Nesse post você pode conferir todos esses detalhes: Qual a Melhor Geladeira.

Para quem deseja usufruir de refrigerador e congelador ao mesmo tempo, há as geladeiras de uma porta, que são compactas, não ocupam muito espaço e podem servir bem para famílias pequenas e pessoas que moram sozinhas.

geladeira de uma porta aberta e fechada

Modelo: Refrigerador Electrolux 1 Porta – Frost Free – Branco – 323L

Já as geladeiras duplex se destacam pelo maior espaço interno e pelos compartimentos separados: na porta de cima está o freezer, na de baixo, a geladeira. Dessa forma, os alimentos congelados são conservados por mais tempo.

geladeira duplex aberta e fechada

Modelo: Refrigerador Electrolux Duplex – Frost Free – Inox – 459L

Outro modelo bastante escolhido é a geladeira inverse, ou geladeira com freezer invertido. Assim como na duplex, os compartimentos são divididos em duas portas. A diferença é que o freezer fica na parte de baixo, facilitando o acesso aos itens mais utilizados no dia a dia.

geladeira inverse aberta e fechada

Modelo: Refrigerador Electrolux Duplex – Bottom Freezer – Frost Free – Inox – 454L

Para quem necessita de espaço interno e deseja usufruir de uma geladeira que ao mesmo tempo é um freezer, uma boa opção é a geladeira Side by Side. Nesse modelo, as portas estão localizadas uma ao lado da outra, separando as duas funções (geladeira e freezer) e deixando a organização dos alimentos muito mais fácil.

geladeira side by side aberta e fechada

Modelo: Refrigerador Electrolux Side by Side – Inox – 504L

Agora você já sabe qual a diferença entre um freezer e uma geladeira e está pronto para escolher o modelo certo.

É muito importante, além de avaliar o tamanho do seu aparelho, levar em consideração também o preço, a economia de energia e o sistema de degelo (se é manual ou semiautomático). Caso você esteja pensando em optar por um refrigerador, confira as nossas dicas para prolongar a vida útil desse tipo de equipamento.

Confira mais detalhes nesse post: Quais os Tipos de Refrigerador.

Aqui na WebContinental você encontra diversos modelos de freezer e geladeira com preços e qualidade que combinam com as suas necessidades. Confira!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com