Cooktop

Qual a diferença entre cooktop elétrico e por indução?

Qual a diferença entre cooktop elétrico e por indução?
Escrito por WebContinental

Os cooktops elétricos e por indução têm como principal característica o fato de não produzirem chamas e, por isso, não dependerem de gás para seu funcionamento. Apesar dessa primeira semelhança, é importante destacar que os dois possuem, sim, bastante diferença no processo de produção de calor e no cozimento dos alimentos.

Pensando nisso, nós, da Webcontinental, resolvemos explicar melhor como é o funcionamento de cada um desses tipos de cooktop para que você entenda a diferença. Confira!

Como funciona o Cooktop Elétrico

Como funcionada o cooktop elétrico

Assim como o nome sugere, o cooktop elétrico precisa de energia elétrica para o funcionamento. Ele conta com resistências elétricas no lugar das bocas que, ao serem ligadas, esquentam rapidamente.

Essa rapidez no aquecimento é justamente uma das vantagens desse tipo de cooktop, já que ele permite cozinhar os alimentos com bastante agilidade e controle de temperatura. No entanto, é preciso um pouco de cuidado para evitar acidentes, já que a superfície pode demorar um pouco a esfriar após o uso.

Além disso, para não danificar a estrutura desses cooktops, é permitido somente o uso de panelas com fundo plano (reto) e de material reforçado (por exemplo, panelas de aço).

E o Cooktop por Indução?

Cooktop por induçãoO cooktop por indução também pode ser considerado elétrico, pois é ligado na tomada, mas seu funcionamento é diferente: ao invés de resistências, ele utiliza indução eletromagnética. Ou seja, um campo eletromagnético é gerado na parte interna da superfície, produzindo calor que é direcionado diretamente para o fundo da panela, cozinhando o alimento sem perda de temperatura.

Isso quer dizer que o cooktop por indução só esquenta enquanto a panela estiver sobre a superfície e, como dito antes, mantém todo o calor centrado nela. Após o uso, a superfície esfria quase que imediatamente.

Esse modelo de cooktop é um pouco mais caro que os elétricos e os a gás, e também necessita de panelas especiais. Nesse caso, além de planas, elas devem ser magnéticas: com fundo de aço, de ferro fundido ou multicamada. Uma dica para saber se a panela é magnética é tentar grudar um ímã no fundo. Se isso acontecer, então ela é adequada para os cooktops por indução!

Então, qual cooktop escolher?

No fim das contas, tudo vai depender da sua preferência e o quanto você deseja investir em um cooktop, já que há uma diferença razoável de valor entre os modelos. Ambos possuem diversas opções de designs, funcionalidades e capacidades. Abaixo, separamos alguns modelos para diferentes necessidades:

Cooktop por indução duas bocas

Cooktop quatro bocas

Agora você já consegue decidir qual a melhor escolha a partir das diferenças entre os cooktops elétricos e por indução! Confira nossos modelos de cooktops aqui na WebContinental e garanta as melhores condições de pagamento!

Sobre o autor

WebContinental

Deixe um comentário

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com