O que é Cortina de Ar?

A cortina de ar é um equipamento parecido com o ar-condicionado, composto por duas partes (uma interna e outra externa) que tem a função isolar a temperatura externa da de dentro de um ambiente.

Talvez você nunca tenha reparado nela, mas provavelmente já entrou em alguma loja ou outro tipo de estabelecimento e sentiu um “ventinho” vindo de cima – justamente da cortina de ar.

Cortina de ar Totaline com Controle Remoto 150cm - Blog WebContinental

O principal objetivo do equipamento é justamente proporcionar maior conforto e uma climatização mais eficiente em ambientes com grande fluxo de pessoas – principalmente estabelecimentos comerciais. Isso porque as cortinas foram pensadas para o comércio, mas não impede que sejam usadas em outros locais, inclusive residências!

O funcionamento do aparelho se dá através da relação entre as suas partes internas e externas:

  • Parte Interna: é responsável por realizar a ventilação propriamente dita do ambiente, projetando o ar para baixo.

  • Parte Externa: tem a função de reduzir os ruídos produzidos pela cortina, tornando-a mais silenciosa.

As cortinas de ar são equipamentos que ficam instalados sobre a porta de entrada, fazendo uma barreira e garantido o isolamento térmico do ambiente mesmo com as portas abertas. Também servem como barreira contra fumaça, poeira e insetos.

Como as cortinas de ar fazem essa barreira não deixando o calor entrar, elas ajudam a aumentar a vida útil dos ares-condicionados e geram uma economia de energia elétrica que pode chegar até 35%.

Vantagens da cortina de ar

Esse tipo de equipamento é muito indicado para quem precisa manter um ambiente confortável e climatizado mesmo com o intenso fluxo de pessoas ou, ainda, caso não haja a possibilidade de isolá-lo (com portas e janelas fechadas).

A utilização da cortina de ar conta com uma série de vantagens:

  • Prolonga a vida útil dos equipamentos de refrigeração e aquecimento;
  • Funciona como isolante térmico quando as portas estão abertas;
  • Protege o ambiente contra fumaça, poeira e insetos;
  • Possui instalação fácil e rápida;
  • É versátil e pode ser aplicada em diversos tipos de estabelecimentos e residências;
  • Evita que odores entrem no ambiente;
  • Tem funcionamento silencioso;
  • Com preço acessível, traz ótima relação custo-benefício!

A cortina de ar pode substituir o ar-condicionado?

Por serem dois aparelhos parecidos, essa dúvida é bastante comum; no entanto, ao contrário do que muitas pessoas acham, você não tem que optar por um ou outro. Na verdade, condicionador de ar e cortina de ar devem ser utilizados em conjunto para proporcionar maior conforto em estabelecimentos comerciais.

Enquanto o ar-condicionado tem o potencial de resfriar todo o ambiente, a cortina de ar atua apenas produzindo um jato de vento diretamente abaixo de onde está instalada (como uma cortina mesmo)

Cortina de ar - Blog WebContinental

Dessa forma, a cortina isola a temperatura do ambiente, fazendo assim com que o ar-condicionado tenha mais eficiência na climatização e consuma menos energia elétrica. Ou seja, é muito importante que um local com grande trânsito de pessoas (lojas, shoppings, mercados, restaurantes etc) conte com ambos aparelhos.

Onde encontramos

Como você já viu, as cortinas de ar são utilizadas principalmente em espaços com grande circulação de público. Isso é possível graças a grande variedade de modelos desse aparelho, que podem contar com 90m a 1,75m de largura e até mesmo 3m de altura (dependendo da marca). Veja os principais locais em que a cortina de ar é aplicada e os modelos mais adequadas para cada um deles.

  • Em locais públicos, com maior circulação de pessoas e/ou grandes entradas (teatros, hospitais, ginásios, exposições, igrejas, cinemas, escolas, supermercados, ambulatórios, oficinas etc) é mais comum utilizar cortinas de ar de 150cm, pois contam com maior potência e cobrem uma área maior. Em alguns casos, são utilizados até mais de um aparelho.

  • Já em locais menores e sem tanto fluxo de pessoas (academias, lojas, restaurantes, bares, cabeleireiros, clínicas, bancos etc), modelos com 90cm ou 120cm dão conta do recado.

Além disso, as cortinas de ar ainda podem ser utilizadas na indústria, para separar os ambientes de fumantes e não fumantes em alguns locais (como hotéis e aeroportos) e até mesmo no transporte coletivo.

Viu só como as cortinas de ar podem ajudar – e muito! – na climatização dos ambientes? E para encontrar os melhores modelos, conte com a WebContinental: temos as melhores condições de pagamento do mercado e uma grande variedade de modelos e marcas!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com