Dicas

Móveis para varanda de apartamento: saiba quais escolher e como decorar

varanda com sofás e cadeiras
Escrito por WebContinental

Presente em grande parte dos apartamentos, a varanda é uma extensão da sala ou do quarto, e pode ser utilizada como um ambiente perfeito para relaxar, receber visitas e até mesmo trazer um pouco de natureza e verde para o seu lar.

Mas para isso é fundamental saber como decorar o local e também quais móveis são fundamentais para esse espaço – e isso tudo você descobre com as nossas dicas. Confira!

Móveis para varanda pequena e grande

Os principais móveis utilizados nesse espaço são os mesmos tanto para varandas grandes quanto pequenas. A diferença é que naqueles espaços amplos é possível incluir uma quantidade maior de itens e até mesmo alguns maiores – como um sofá inflável ou um futon, por exemplo.

O importante é contar com uma mobília que combine com o objetivo que você pretende dar à área (seja socializar com os amigos ou relaxar com um bom livro).

Veja os quatro móveis que não podem faltar na sua varanda.

1. Mesa:

É essencial ter uma mesa para deixar tudo mais prático e funcional. Sua função pode ser desde apenas decorar o ambiente até ser usada para apoiar bebidas, fazer uma refeição ao ar livre ou mesmo proporcionar partidas de carteado ou outros jogos com os convidados.

No caso de áreas extensas, uma mesa de centro é uma boa dica; já nos apartamentos mais compactos, uma mesa de apoio redonda é perfeita pois não ocupa tanto espaço e ainda assim é muito funcional.

conjunto de mesa e cadeira na varanda

Fonte: Pinterest

2. Cadeira:

Juntamente com a mesa, claro, ter pelo menos uma cadeira é fundamental – embora contar com algumas seja o mais indicado, afinal a varanda é um ótimo espaço para socializar.

O mais comum é combinar a cadeira com a mesa, trazendo harmonia para a decoração, mas também é possível ter modelos diferentes caso a ideia seja criar um ambiente mais descolado.

varanda com cadeira com almofada

Fonte: Pinterest

3. Poltrona:

Também com o objetivo de proporcionar mais conforto na varanda, uma poltrona é um móvel que combina muito bem com esse ambiente. Ela pode empregar tanto um visual mais formal quanto um ar despojado – tudo depende do modelo de poltrona -, e serve como ótima alternativa quando não há espaço para um sofá, por exemplo.

poltronas para varanda

Fonte: Pinterest

4. Bancos, almofadas e puffs:

Já quem não conta com uma grande área disponível e/ou quer implementar um visual mais moderno na varanda do seu apartamento pode optar por bancos, pufes e até almofadas. Esses itens são mais compactos e conseguem proporcionar conforto e praticidade assim como as cadeiras, só que ocupando menos espaço.

varanda com poofs e almofadas

Fonte: Pinterest

Dicas de decoração de varandas pequenas e grandes

Ao pensar na decoração que será aplicada na varanda, é importante combinar o design do ambiente com o estilo aplicado no móvel ao qual ela é ligada (geralmente uma sala ou quarto).

O melhor é que o estilo da varanda seja o mesmo da sala ou quarto, para que assim a decoração como um todo seja harmoniosa, evitando assim que se tenha uma sensação de estranheza ao sair de um espaço e ir para outro.

Se a sua ideia é compor um ambiente que pode servir tanto para você descansar ao final do dia quanto para receber visitas nos finais de semana, a dica é: empregue um estilo mais clássico! Opte por móveis com visual rústico, com elementos de madeira, e não se esqueça de:

  • ter uma mesinha;
  • ter cadeiras (ou uma poltrona);
  • e, para completar o visual, um jardim vertical ou vasos de flores.
varanda com móveis de madeira

Fonte: Pinterest

Já quem busca um espaço voltado principalmente para socializar com os amigos, em um clima mais intimista e descolado, pode apostar em bancos e cadeiras. Um diferencial que ajuda a criar esse clima é ter uma iluminação diferenciada.

varanda com iluminação

Fonte: Pinterest

No caso de quem deseja criar um ambiente voltado mais para si mesmo, como um um espaço de relaxamento, o melhor é priorizar o conforto e uma decoração bem minimalista. Se possível, inclua um futon com almofadas na varanda ou pelo menos uma poltrona. Além disso, para criar essa sensação de tranquilidade, você pode incluir uma rede e candelabros.

varanda com futon

Fonte: Pinterest

Outra possibilidade é criar uma espécie de jardim, dedicando o espaço principalmente para a aplicação de plantas. Assim você conta com uma área cheia de vida e verde, mesmo morando em um apartamento! Nesse caso, a decoração não tem mistério: abuse de vasos de plantas (também de jardins verticais, que otimizam o espaço) e tenha algumas cadeiras e uma mesinha para poder curtir o visual.

varanda com jardim vertical

Fonte: Pinterest

Viu só como é fácil escolher os móveis ideais para a sua varanda e ainda por cima decorar de uma forma criativa, confortável e cheia de estilo? E na hora de escolher a mobília do espaço, lembre-se de contar com a WebContinental: temos as melhores condições de pagamento do mercado e uma grande variedade de produtos!

Sobre o autor

WebContinental

Deixe um comentário

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com