Dicas Eletrodomésticos Refrigerador

Geladeira mais econômica: os modelos com selo Procel A

Pessoa abrindo geladeira branca
Escrito por WebContinental

Geladeiras são equipamentos que ficam constantemente ligados à tomada. Por isso, escolher um modelo que seja econômico no quesito consumo de energia é indispensável para quem preza pelo custo-benefício a longo prazo, já que isso pode impactar significativamente a conta de luz mensal.

Fique atento às nossas dicas para escolher a geladeira mais econômica para sua cozinha. Ao final do post, ainda confira alguns modelos que têm nossa aprovação!

Selo de consumo de energia – Procel

O Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) desenvolve e concede aos eletrodomésticos um selo que certifica sua eficiência e o seu consumo energético. O selo tem uma classificação que vai de A (melhor eficiência) a E (pior eficiência). Ou seja: você deve sempre priorizar produtos com o desempenho indicado como A (ou pelo menos o mais próximo possível desse índice).

Imagem mostrando informações sobre o Selo Procel

Fonte: Ipem

Quer saber mais? Entenda melhor em Selo Procel: o que é e para que serve!

Dica extra: É importante destacar que, embora o selo garanta a eficiência energética, o desempenho pode mudar de modelo para modelo (mesmo com o mesmo índice). Isso acontece porque a classificação se dá em determinada faixa de eficiência, não por um número de desempenho exato. Então, também vale verificar as avaliações na Internet do modelo que você está pensando em comprar!

Modelos econômicos de geladeira

Para indicar modelos de geladeira verdadeiramente econômicos, levamos em consideração a análise do Inmetro sobre refrigeradores, em que são comparados mais de 30 eletrodomésticos da categoria.

Descubra agora algumas das geladeiras que tiveram o melhor desempenho em eficiência – índice A – e economia de energia!

1 – Consul CRB36A

Imagem mostrando geladeira Consul CRB36A

Fonte: Web Continental

A geladeira Consul Facilite Frost Free é um modelo branco de uma porta, ideal para quem prefere uma cozinha com estilo bem clean e clássico. Sua capacidade é de 300 litros, sendo 47 litros de capacidade do compartimento de congelamento. Possui ainda:

  • porta-latas para 6 unidades;
  • compartimento extra-frios para guardar frios, iogurtes e similares;
  • gaveta para frutas e legumes;
  • controle eletrônico externo para regulagem da temperatura;

O consumo médio dessa geladeira é de 35,5 KWh/mês, um dos mais baixos do estudo do Inmetro.

Ainda não conhece essa tecnologia? Então, entenda o que é geladeira frost free!

2 – Consul CRB39AK

Imagem mostrando geladeira Consul CRB39AK

Fonte: Web Continental

A Consul Facilite Frost Free Evox tem capacidade de 342 litros (47 litros de armazenamento do congelador). Seu design tem revestimento Inox com acabamento em Evox, um visual supermoderno. Possui como pontos fortes:

  • porta-latas para até 6 unidades;
  • compartimento extra-frio;
  • gaveta para frutas e legumes;
  • controle eletrônico de temperatura com quatro níveis + função turbo (para quando a geladeira estiver bem cheia).

O consumo médio dessa geladeira é de apenas 36,6 KWh/mês, uma supereconomia.

3 – Brastemp Duplex BRM39

Imagem mostrando geladeira Brastemp Duplex BRM39

Fonte: Web Continental

A Brastemp Duplex Clean Frost Free BRM39 tem capacidade de 352 litros, sendo 272 litros da geladeira + 80 litros de supercapacidade do freezer! Seu acabamento é na cor branca com detalhes na cor prata. Possui ainda como características:

  • porta-latas removível para ir ao freezer e à mesa;
  • fruteira em formato de cesta, estilo peneira, que permite a lavagem dos alimentos;
  • compartimento extra frio;
  • gaveta para frutas e legumes;
  • controle eletrônico de temperatura externo com quatro níveis.

O consumo médio dessa geladeira é de 46,4 KWh/mês, uma média de consumo de energia ótima, considerando sua capacidade de armazenagem e resfriamento.

Dicas para a economia de luz com os refrigeradores

  • Evite o abre-fecha constante da(s) porta(s) da geladeira, pois isso gera um consumo maior de luz.
  • A dica acima também vale para aquelas espiadinhas que fazemos na geladeira: deixar a porta aberta por muito tempo sem necessidade, nem pensar!
  • Evite colocar alimentos quentes na geladeira (a demanda de energia para deixar a temperatura baixa dentro do eletrodoméstico aumenta quando você faz isso).
  • Evite deixar os alimentos encostando nas paredes internas, já que isso atrapalha a circulação do ar e também o resfriamento dos alimentos.
  • As bobinas que ficam na parte de trás do refrigerador aliviam o calor interno, o dissipando. Garanta que não fiquem empoeiradas para cumprirem sua função com eficiência.
  • Evite deixar a geladeira em contato com paredes quentes e demais eletrodomésticos ou eletroeletrônicos que tenham calor.
  • Mantenha a atenção à vedação da porta para garantir que esteja bem fechada.

Prontinho! Seguindo essas dicas e usando as indicações de modelos que fizemos – que têm um baixo consumo de energia – você não precisa se preocupar com gastos dispendiosos na sua conta de luz ao final do mês.

Agora, é só escolher a sua geladeira mais econômica na WebContinental, com ótimos preços e formas de pagamento! Boa compra!

Sobre o autor

WebContinental

Deixe um comentário

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com