Forno Elétrico ou a Gás: Qual Escolher?

Não apenas para quem está começando na cozinha, mas até mesmo entre as pessoas mais experientes na culinária, é comum surgir a dúvida de qual é o melhor tipo de forno –  elétrico ou a gás? Cada um possui suas vantagens e desvantagens, assim como seu uso mais indicado.

Forno a gás

forno-a-gas

Esse é o modelo mais “clássico” de forno, geralmente acoplado ao fogão – mas que pode sim ser independente. Entre suas principais características, estão o tamanho, geralmente maior do que um modelo elétrico, e a eficiência em esquentar e esfriar, que também é maior. Como vantagens do forno elétrico, estão seu menor consumo elétrico, o fato de que ele deixa os alimentos com um sabor melhor, seu funcionamento contínuo mesmo em caso de queda da energia elétrica e também seu preço mais acessível.

No entanto, esse modelo demanda um tempo de pré-aquecimento (o que, por sua vez, acaba consumindo gás antes mesmo de você colocar a receita no forno). Outro ponto negativo é a sua menor precisão – em comparação ao modelo elétrico – na hora de definir a temperatura. Além disso, devido à sua operação alimentada por gás, é preciso muito cuidado com a manutenção do forno – e do botijão ou rede de distribuição.

De forma geral, o forno a gás é perfeito para quem cozinha pratos mais demorados e de grande quantidade/tamanho (como carnes assadas, por exemplo), tem tempo e cuidado para realizar a manutenção e prefere optar por um forno mais acessível, mesmo levando em conta o consumo do gás.

Forno elétrico

forno-eletrico

Já o modelo de forno elétrico pode ser visto como a versão mais tecnológica desse eletrodoméstico – mas, também possui suas desvantagens. Entre as suas principais características, estão o tamanho, na maioria dos casos, mais compacto (ideal para cozinhas sem tanto espaço), funcionamento alimentado exclusivamente através da energia elétrica e seu preço um pouco mais elevado.

Dentre as vantagens que você pode ter com esse modelo, estão a sua maior precisão para definir a temperatura do preparo, funcionalidade timer que desativa o aparelho assim que o tempo estipulado para o preparo acabar, e, como ele demora mais para esfriar após desligado, é possível deixar pratos recém prontos dentro do forno esperando a hora de serem servidos sem que eles fiquem frios e percam sabor. Além disso, o modelo elétrico costuma ter manutenção e limpeza mais fáceis e, como não precisam ser pré-aquecidos, acarretam em um preparo mais rápido.

Porém, sua principal desvantagem é o alto consumo de energia elétrica. Além disso, também leve em consideração o fato de que, se houver uma queda de energia, o funcionamento do aparelho será interrompido, a demora maior para atingir a temperatura indicada (em comparação com o forno a gás), o tamanho mais reduzido e o seu preço mais alto.

Analisando as características, vantagens e desvantagens, o forno elétrico pode ser considerado mais indicado para quem conta com um pouco mais para investir e busca por um modelo moderno, que possua funções que proporcionem praticidade e facilidade (como o controle preciso de temperatura e a função timer).

No entanto, é preciso ter atenção com o consumo elétrico, o tempo maior para atingir a temperatura ideal e o tamanho geralmente compacto (considerando a maioria dos modelos em comparação com a maioria dos fornos a gás). Caso você costume cozinhar receitas grandes e que demandem velocidade, por exemplo, um modelo elétrico padrão pode não ser o ideal, e você terá que optar por um com maior capacidade – o que geralmente acarreta em um custo também maior.

Seguindo essas dicas você já conta com uma grande ajuda na hora de definir qual é o forno mais indicado para o seu lar ter muito mais praticidade e, claro, receitas deliciosas. E não se esqueça: na WebContinental você encontra os melhores eletrodomésticos do mercado, todos com condições de pagamento e qualidade incomparáveis. Acesse e confira!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com