Fogão ou cooktop – Qual o melhor?

A cozinha é o cômodo da casa que mais demanda atenção na hora do planejamento. É comum esquecermos algum detalhe ou precisarmos comprar algum armário ou eletrodoméstico de última hora. E um item indispensável para qualquer cozinha é um fogão ou cooktoop. Afinal, preparar as refeições é a principal função em uma cozinha, não é mesmo?

Mas, então qual dos dois escolher? Qual será a melhor opção? Bom, para responder à estas perguntas, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher o melhor eletrodoméstico para deixar sua cozinha 100% eficiente.

fogão ou cooktop

Fogão ou cooktop: qual escolher?

Apesar de possuírem a mesma função e funcionarem de um modo bem parecido, o fogão e cooktop são eletrodomésticos com características bastante diferentes. Dessa forma, vamos apresentar cada um, com as suas vantagens, desvantagens e funcionalidades para você fazer a melhor escolha.

E para escolher corretamente entre esses dois tipos de fogão, é preciso analisar diversos fatores, como: instalação, metragem da cozinha, se os móveis da cozinha são ou não planejados/sob medida, se é necessário ou não ter um forno, entre outros fatores.

Confira para saber qual escolher.

  • Fogão de piso:

fogão-brastemp

Fogão Brastemp

O fogão de piso é aquele modelo tradicional e que já conhecemos bem. Sua primeira característica é o fato de contemplar fogão e forno em um só eletrodoméstico, o que pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem.

Podemos considerar uma vantagem por ser um 2 em 1, o que também ocasiona um custo-benefício maior. No entanto, também é uma desvantagem por não possibilitar a instalação do forno em outro local, o que é interessante tanto para a segurança na hora de retirar pratos quentes, quanto para espaços reduzidos.

Outro fator importante a considerar é o tamanho do eletro. Fogões de piso costumam ocupar bastante espaço, principalmente se for um modelo com mais de 4 queimadores. Por isso, se você morar em um apartamento compacto e/ou tiver uma cozinha pequena, talvez o fogão de piso não seja a melhor opção.

Por fim, podemos citar a vantagem de o fogão de piso ser de fácil instalação. Grande parte das construções já conta com espera para gás, bastando apenas conectar a fonte de gás ao fogão, ligá-lo na tomada e pronto.

Vantagens: 2 em 1, custo-benefício e fácil instalação.

Desvantagens: ocupa mais espaço, o forno fica em uma posição muito baixa e pode dificultar a limpeza em sua volta.

  • Cooktop:

fogão ou cooktop

Cooktop 5 Bocas Brastemp

Os cooktops são um dos modelos de fogão mais vantajosos do mercado. O primeiro ponto de destaque é seu design, que agrada tanto por ser simples quanto por ocupar pouco espaço. Por isso, o modelo vem ganhando espaço em cozinhas modernas e/ou que tenham uma metragem menor – como no caso dos apartamentos.

Ao contrário dos fogões de piso, o cooktop não contempla forno, o que também pode ser visto tanto como uma vantagem quanto desvantagem. Dessa forma, a desvantagem fica a cargo do custo-benefício, que pode diminuir caso o morador queira instalar um forno. Ou seja, precisará adquirir dois eletrodomésticos. Mas, ao mesmo tempo, esse fator é também uma vantagem, pois será possível instalar cooktop e forno em locais diferentes, levando em conta a otimização do espaço, além de uma altura mais agradável para o uso do forno.

Descubra 5 vantagens do Cooktop de Indução

Instalação

Sua instalação exige um pouquinho mais de esforço, visto que a instalação de cooktop deve ser feita em algum móvel ou bancada. Apesar de ser mais elaborado, esse modo de instalação também oferece uma vantagem de longo prazo: não será mais preciso arredar o eletrodoméstico para fazer a limpeza, o que o torna ainda mais prático.

E, assim como nos fogões tradicionais, com os cooktops também é possível escolher o número de queimadores, que varia de 1 a 6. Além disso, também pode-se escolher entre cooktop à gás, elétrico ou por indução.

Vantagens: design mais interessante, facilita a limpeza, versátil, ocupa pouco espaço.

Desvantagens: não acompanha forno, a instalação é um pouco mais elaborada.

  • Forno de embutir:

O forno de embutir se faz necessário quando você optar por um cooktop para a realização do cozimento dos alimentos. Entretanto, diferente do forno que acompanha o fogão tradicional, para utilizar um forno de embutir é preciso um pouco mais de planejamento. Dessa forma, ele necessita de conexão com a rede de gás encanado ou botijão.

Forno-de-Embutir-Consul

Forno de Embutir Consul

Além disso, é preciso tomar cuidado com vazamentos. Afinal, as temperaturas mínimas e máximas costumam ser mais limitadas que o forno elétrico de balcão. Já o controle de temperatura não é tão exato quanto no forno elétrico, por isso é preciso mais atenção na hora de preparar pratos mais delicado.

Para investir em um forno de embutir, também é necessário ficar atento ao tamanho do espaço disponível, pois talvez seja preciso investir em um móvel planejado ou um balcão para embutir o forno. Entretanto, este pode ser um ótimo investimento, já que o alcance do eletrodoméstico se torna mais fácil do que o forno de um fogão tradicional. O que deixa a limpeza mais prática no seu dia a dia.  E claro, estes modelos costumam contar mais funções otimizadas do que o forno tradicional

Vantagens: mais opções de design, facilita a limpeza, ocupa menos espaço e contém mais funções.

Desvantagens: a instalação é um pouco mais elaborada e é necessário um maior investimento.

Tudo para a sua cozinha – você encontra na Web!

Na WebContinental você encontra diversos modelos de fogões de piso e cooktops, além de fornos elétricos e de embutir. Além disso, aqui você confere as mais renomadas marcas e os preços imbatíveis. E na Categoria Cozinha Completa, você encontra tudo o que a sua cozinha precisa para ficar do jeitinho que você deseja. Acesse o nosso site e confira nossa variedade de eletrodomésticos!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com