Tudo sobre cooktop: tire todas as suas dúvidas

Na busca por uma cozinha que além de bonita e elegante, também é funcional e otimizada? Então, é claro que não pode faltar um fogão cooktop, não é? Esses eletrodomésticos são sinônimos de praticidade e alta performance e, além disso, são perfeitos para incrementar a decoração da sua cozinha, deixando-a mais moderna. Ainda está na dúvida? Então, confira o nosso post e saiba tudo sobre cooktop!

Como funcionam os cooktops?

A primeira coisa que você precisa saber sobre o cooktop é que ele possui três modelos diferentes de funcionamento: à gás, elétrico e por indução. Cada um possui características e performances diferentes, portanto, vamos explicar um a um para você entender melhor.

O cooktop à gás, como o nome já indica, funciona de forma bem parecida com os fogões tradicionais: ele produz uma chama que é alimentada por GLP, o famoso gás de cozinha. Ele também possui duas opções de acendimento: manual e elétrico – mesmo se uma queda de luz, por exemplo, você conseguirá operá-lo normalmente.

Fonte: WebContinental

Fonte: WebContinental

Cooktop Tramontina Standard – 4 Bocas – Chama Rápida – Bivolt

Já o cooktop elétrico funciona à base de eletricidade e dispensa o uso de gás, uma vez que não produz chama. O aquecimento nesses aparelhos é gerado através de uma resistência (bem parecida com aquelas de chuveiro) que transforma a eletricidade em calor, garantindo temperaturas ainda mais precisas. Outra característica deste eletrodoméstico é a sua superfície totalmente plana.

Fonte: WebContinental

Fonte: WebContinental

Cooktop Tramontina Touch Control 4 Bocas Chama Rápida 220V

O cooktop por indução também pode ser considerado um modelo elétrico, mas com uma importante diferença: nesse aparelho, o calor é gerado por meio de correntes eletromagnéticas. Basicamente, ele cria um campo magnético quando a panela entra em contato com a sua superfície, transferindo o calor dos queimadores diretamente para o fundo da panela. Assim, o cooktop por indução é considerado o modelo mais moderno e eficiente.

Cooktop Tramontina Square Touch Vitrocerâmico - 4 Bocas - Indução - Preto - 220V

Fonte: WebContinental

Cooktop Tramontina Square Touch Vitrocerâmico – 4 Bocas – Indução – Preto – 220V

Dá para usar qualquer panela?

Uma dúvida muito comum ao trocar o fogão tradicional por um cooktop é se você poderá continuar utilizando as mesmas panelas. A resposta é: depende. Nos modelos com funcionamento à gás, você pode utilizar qualquer panela que usaria no seu antigo fogão (de ferro, cerâmica, vidro etc). Já para os modelos elétricos, a única restrição é que a panela deve ter fundo reforçado e plano, de forma a garantir um cozimento mais uniforme.

Agora, se você escolher um cooktop por indução, provavelmente terá que dar adeus às suas antigas panelas. Isso porque, como esse modelo funciona apenas por correntes eletromagnéticas, a panela precisa ser compatível com essa função. Em geral, podem ser utilizadas aquelas feitas com aço multicamadas ou de ferro fundido. Para ficar mais fácil, voce pode fazer o teste com um imã – se ele grudar no fundo da panela, ela pode ser utilizada!

 Fonte: Guardanapo de Papel

Fonte: Guardanapo de Papel

Cooktop gasta muita energia?

Ao adquirir um cooktop, é importante você levar em consideração que esse eletrodoméstico gera, sim, um gasto a mais de energia elétrica. Os modelos à gás só usam eletricidade no acendimento automático e também funcionam no modo manual, portanto, são mais econômicos nesse aspecto.

Mas isso não quer dizer que um fogão cooktop elétrico irá encarecer muito a sua conta de luz! Em geral, esses aparelhos gastam praticamente a mesma quantidade de energia que um chuveiro elétrico – e é sempre válido lembrar que eles não utilizam gás, portanto, você acabará economizando e, simultaneamente, terá uma performance ainda mais eficiente no cozimento.

Quais as vantagens em relação ao fogão convencional?

Além das características que já citamos acima, existem diversos outros pontos que colocam o cooktop em vantagem na comparação com o fogão convencional. Por exemplo, o cooktop ocupa menos espaço: ele possui um design moderno e compacto e pode ser instalado em praticamente qualquer lugar da cozinha, otimizando ainda mais o ambiente.

Alguns modelos também cozinham mais rápido que os fogões clássicos, pois permitem maior controle de temperatura e também não liberam calor no ambiente – portanto, não há desperdício. Além disso, modelos aqueles com funcionamento por indução evitam acidentes domésticos, uma vez que só geram calor em contato com a panela – você pode, inclusive, encostar a sua mão na superfície do cooktop sem se queimar.

A falta de forno embutido pode ser considerada uma desvantagem, pois você precisará comprar os dois eletrodomésticos separadamente (um fogão cooktop e um forno). Mas, olhando por outro lado, isso também pode ser uma vantagem: dessa forma, você pode instalar o seu forno onde desejar, priorizando a otimização do espaço e o uso mais fácil.

Como instalar o cooktop?

A instalação do seu cooktop dependerá do modelo escolhido, mas, em geral, ela é superprática! O aparelho pode ser acoplado a um móvel da sua cozinha, como um armário ou uma bancada, por exemplo. Mas é importante ter alguns cuidados: o material sobre o qual o eletrodoméstico ficará deve ter espessura de 2 a 6 cm e ser feito de material resistente a altas temperaturas (como o granito, por exemplo).

Alguns modelos de cooktop elétrico podem precisar de uma tomada exclusiva e outros, inclusive, devem ser instalados diretamente na rede elétrica, afinal, tratam-se de aparelhos de alto rendimento. Portanto, é muito importante verificar o manual antes de iniciar a instalação e, de preferência, contratar mão de obra especializada.

Confira mais detalhes no post sobre como instalar cooktop de forma prática e segura.

Agora você já sabe tudo sobre cooktop e está pronto para escolher o seu modelo preferido. Na WebContinental, você encontra os melhores cooktops do mercado com condições de pagamento e qualidade incomparáveis. Acesse e confira!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com