Qual o ar-condicionado mais econômico: dicas para fazer a escolha certa

ar condicionado econômico na sala

O condicionador de ar é um aparelho que deixa o lar muito mais confortável. No verão, ele ameniza aqueles dias de calor intenso e ajuda a manter a qualidade de vida. No entanto, um aspecto que precisa ser levado em conta é o consumo de energia do eletrodoméstico. Ao planejar a compra de um ar-condicionado, é importante ficar de olho nos modelos mais econômicos. Para facilitar essa tarefa, separamos algumas dicas sobre o que faz um aparelho consumir menos eletricidade e também elencamos aqueles mais indicados para quem não quer gastar tanto com a conta de luz.

Neste texto você verá:

O que torna um ar-condicionado econômico

Embora, claro, o consumo de um ar-condicionado dependa de uma variedade de fatores (propriedades do aparelho, modelo, forma e tempo em que ele é utilizado, entre outros), existem certas características que ajudam a deixar o aparelho mais econômico. As principais são:

  • A utilização de tecnologias mais avançadas,
  • A presença do Selo Procel A;
  • Algumas funções que reduzem o consumo;
  • A potência do condicionador de ar ser compatível com o ambiente em que ele está instalado.

Tecnologia Inverter

Com relação à tecnologia, o principal destaque fica por conta do modelo Split Inverter. Esse tipo de ar-condicionado é um dos mais avançados, pois conta com um mecanismo que controla a velocidade de compressão do aparelho. Assim, ele tem a capacidade de reduzir, e não apenas desligá-lo, o que ajuda a manter a temperatura do ambiente por mais tempo e, melhor ainda, não gera picos de consumo elétrico! Com um ar-condicionado inverter, a economia de energia pode chegar a até 60%.

Veja mais sobre como funciona o ar-condicionado inverter

Função Sleep

Independente do tipo de ar-condicionado, seja ele inverter, de janela, split normal ou portátil, é sempre indicado optar por aqueles que tenham funções de redução da potência ou desligamento automático. Hoje vários modelos contam com funções que desativam o eletrodoméstico após certo tempo ou, então, o chamado Modo Sleep, que durante a noite aciona um perfil de funcionamento mais econômico – com uma performance mais reduzida que também proporciona uma noite de sono mais agradável.

Selo Procel A

Além de dar prioridade para um modelo Inverter e que tenha função Sleep (ou similar), outra dica que ajuda muito na hora de comprar um ar-condicionado econômico é ficar de olho no Selo Procel. Trata-se de uma certificação concedida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica que atesta a eficiência energética de eletrônicos e eletrodomésticos. O selo conta com classificações que vão de A a E, sendo A indicado para aparelhos com o consumo mais baixo e E com o mais alto. Ou seja, procure por um aparelho que possua o Selo Procel A!

Saiba qual é o consumo de energia de um ar-condicionado

Potência dos BTUs

Por fim, a potência do ar-condicionado (medida em BTUs) e a compatibilidade dela com o ambiente são pontos-chave para que o aparelho tenha um desempenho satisfatório, tanto no quesito climatização, quanto, claro, na performance energética. De forma geral, é preciso levar em consideração o tamanho da área, quantidade de outros aparelhos eletrônicos e fluxo de pessoas para saber qual a potência adequada para o cômodo. Nesse post você tem mais dicas de como calcular os BTUs e, assim, escolher o aparelho mais indicado para o seu lar.

O ar condicionado split mais econômico

Existe uma grande variedade de ares-condicionados split que possuem uma performance energética satisfatória. Dentre eles, um que se destaca pelo grande custo-benefício, preço acessível e climatização agradável é o Ar-Condicionado Consul Split Hi Wall Bem Estar 7000 BTUs. Esse modelo conta com Timer On/Off e Função Sono Bom, que ajudam na economia de energia.

ar condicionado consul split

Já entre os aparelhos Inverter, uma das melhores indicações é o LG Split Inverter Libero E+ 11500 BTUs. Ele tem Selo Procel A, função Energy Saving, Modo Sleep e Timer – além da tecnologia Inverter -, representando assim um ótimo custo-benefício quando o assunto é consumo de eletricidade.

ar condicionado LG split

Qual o ar-condicionado portátil econômico?

Já os modelos de ares-condicionados portáteis costumam ter uma eficiência energética um pouco menor em comparação aos modelos tradicionais. No entanto, ainda assim existem aqueles que possuem funções voltadas para a economia de energia, como o Ar-Condicionado Gree Portátil 8500 BTUs. Ele tem função Sleep e Timer, que ajudam a proporcionar uma performance econômica.

ar condicionado portátil econômico

Ar-condicionado de janela mais econômico

Mais apreciado pelo seu preço acessível e instalação fácil e prática (principalmente em comparação ao modelo Split), o ar-condicionado de janela não costuma ser muito associado à economia de energia. Mas alguns modelos têm esse cuidado como diferencial, e um dos principais é o Consul Janela 7500 BTUs. Além de contar com um preço muito em conta, esse condicionador de ar ainda possui Selo Procel A, indicativo de uma performance energética acima da média.

Ar condicionado de Janela econômico

Indeciso? Confira dicas infalíveis para escolher o ar-condicionado ideal

Agora você já sabe como identificar aquele ar-condicionado mais econômico, que deixará o seu lar mais confortável e agradável sem prejudicar o seu bolso! E lembre-se: a WebContinental tem os melhores modelos de ar-condicionado do mercado com condições de pagamento e qualidade incomparáveis. Acesse e aproveite!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com