O que é Geladeira Frost Free e como ela pode melhorar a sua cozinha

Embora não seja mais tão comum, há algum tempo todos tínhamos a rotina periódica de descongelar o congelador da geladeira. Mas isso mudou com o surgimento de uma tecnologia chamada Frost Free, que inibe o acúmulo de cristais de gelo no eletrodoméstico.

O que significa Frost Free?

Frost free é um termo em inglês que, traduzido de forma livre para o português, significa “livre de congelamento”. Uma geladeira Frost Free é um equipamento que conta com um sistema de refrigeração moderno, desenvolvido com o objetivo de evitar o acúmulo de gelo no congelador. Também chamada de “non-frost”, essa tecnologia logo se tornou muito popular por facilitar a manutenção.

É geladeira ou freezer? Clicando aqui você descobre a diferença!

Como funciona a geladeira Frost Free

O sistema pode possuir dois dispositivos distintos, dependendo do modelo de geladeira: uma bomba de calor ou uma resistência elétrica. O que acontece é que um deles é ativado por um temporizador eletrônico, várias vezes por curtos períodos de tempo, durante o funcionamento da geladeira. A resistência (ou bomba) gera calor, que derrete o gelo das laterais do congelador, evitando assim que ele fique acumulado.

A água resultante do descongelamento é transportada para um pequeno reservatório do eletrodoméstico através de um sistema de canalização interna. O grande segredo desse processo é que esse reservatório fica acima do compressor, um componente que atinge elevadas temperaturas, e, por consequência, faz com que a água evapore e, através de ventoinhas, o vapor circule por dentro do refrigerador. Dessa forma é criado um sistema eficiente e auto sustentável de resfriamento rápido e que não gera acúmulo de gelo.

Vantagens e desvantagens da tecnologia Frost Free

O principal benefício é a maior praticidade na sua manutenção. Com esse recurso, não é necessário passar uma tarde toda descongelando o aparelho enquanto você precisa realocar os itens que estavam nele em outra geladeira ou mesmo deixá-los sem nenhum tipo de resfriamento.

Além disso, graças ao sistema de reaproveitar o gelo do congelador como vapor circulando dentro da geladeira, os modelos Frost Free apresentam menos odores. Isso, junto de uma manutenção (e bastante prática, também) faz com que a sua geladeira fique cheirosa e limpa sem que você tenha muito trabalho.

Mande a sujeira embora com essas dicas de como limpar geladeira!

Em contrapartida, os pontos que pesam contra os refrigeradores Frost Free são o preço mais caro (em comparação com modelos que não contam com esse tipo de tecnologia) e também o maior consumo de energia elétrica – necessário para o funcionamento apropriado desse sistema de refrigeração mais avançado.

Quais os melhores modelos de geladeira Frost Free?

Como existem diversos modelos, marcas e características distintas de geladeiras, é quase impossível afirmar qual é, categoricamente, a melhor – até porque essa resposta depende muito de qual é a sua necessidade.

Veja dicas para escolher a melhor geladeira para você

  • Para quem mora sozinho ou tem uma família pequena

Optar por modelos compactos, com uma porta, é o mais indicado. Assim você tem o máximo de custo-benefício, e não adquire um refrigerador com capacidade maior do que a que precisa (isso também geraria consumo desnecessário de energia elétrica). Uma dica de geladeira nesse perfil é a modelo Consul Facilite 1 Porta Frost Free Branco 300L.

refrigerador consul facilite frost free

  • Para quem precisa de mais espaço interno

Quando há a necessidade de maior capacidade de armazenamento, os refrigeradores com duas portas são a melhor escolha. Essa linha costuma ter design atraente e maior eficiência de refrigeração graças à porta exclusiva para o congelador. A dica é conferir o refrigerador Consul Duplex Bem Estar Frost Free Evox Platinum 405L.

Geladeira Consul Frost Free

  • Para quem procura armazenamento tamanho família

Já se você tem uma família grande e precisa que a geladeira acompanhe esse tamanho, espaço de armazenamento avantajado é fundamental. Nesse aspecto, os modelos inverter (com o freezer na base do eletrodoméstico) costumam ser os melhores, porque contam com maior capacidade e ainda trazem mais praticidade para quem está constantemente abrindo e fechando o compartimento mais gelado do eletrodoméstico. Além disso, geralmente, contam com uma série de recursos extras e design moderno. Um modelo que chama atenção é Brastemp Duplex Inverse Frost Free Platinum 422L.

geladeira brastemp duplex frost free

Ainda ficou com alguma dúvida? Veja esse post com tudo sobre geladeira e refrigeradores

A tecnologia Frost Free facilita muito a vida na cozinha, trazendo mais praticidade, agilidade e ainda por cima ajuda a manter a sua geladeira mais limpa e higienizada.

Não esqueça: aqui, na WebContinental, temos os melhores eletrodomésticos do mercado com condições de pagamento e qualidade incomparáveis. Acesse e confira!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com