Micro-ondas: Dicas de segurança

Hoje em dia é difícil encontrar quem não tenha um forno de micro-ondas em casa. Eles facilitam muito a nossa vida, são rápidos para aquecer alimentos ou líquidos e também para fazer receitas.
Mas, como todo aparelho eletrodoméstico, alguns cuidados são essenciais quando os usamos. Veja 8 dicas de segurança que evitam problemas no uso do micro-ondas.

Saiba como utilizar o seu micro-ondas de forma segura

Difícil encontrar quem não tenha um forno de micro-ondas em casa, não é verdade? Eles facilitam muito a nossa vida, são rápidos para aquecer alimentos ou líquidos e também para fazer receitas.

Porém, precisamos tomar alguns cuidados quando os usamos. Veja abaixo 8 dicas de segurança que evitam problemas:

Dica 1: Sem Metais

Nunca coloque objetos de metal no interior do micro-ondas. As ondas em contato com objetos metálicos geram faíscas que além de danificar o aparelho, podem provocar incêndios e explosões.

Dica 2: Cuidado com os líquidos

Muita atenção ao aquecer água ou outros líquidos no micro. Quando retirados do aparelho, eles podem entrar em ebulição e literalmente explodirem para fora do recipiente, podendo provocar sérias queimaduras. Quando for ferver líquidos, sempre utilize recipientes fechados.

Dica 3: Utilize luvas

O uso de luvas é opcional, mas evita possíveis queimaduras que podem ser causadas pelas altas temperaturas. Além disso, como normalmente utilizamos recipientes de vidro, estes podem ficar úmidos com os vapores do calor e tornam-se escorregadios. Nestes casos, o uso de luvas pode evitar acidentes.

Luvas evitam acidentes ao utilizar o Micro-Ondas - Blog WebContinental

Dica 4: Altura é documento

Na hora de instalar seu micro-ondas, coloque-o em uma altura que seja de fácil manuseio. Posicioná-lo em local muito alto trará dificuldades de manusear os recipientes, principalmente os que contenham líquidos.

Dica 5: Cuidado com a potência

Todas as receitas para micro-ondas informam o tempo de preparo e a potência. Leve sempre em consideração que as potências mudam de acordo com o fabricante e o modelo do aparelho. Para evitar que sua receita “queime”, fique sempre atento, verificando durante o preparo se tudo está ok.

Dica 6: A importância do recipiente

Sempre utilize recipientes próprios para micro-ondas. Você sabia que nem todos os potes de plástico podem ser utilizados? Se não forem específicos para micro-ondas, eles podem derreter ou até mesmo soltar substâncias tóxicas nos alimentos. Evite também potes arranhados ou trincados, pois as frestas podem acumular restos de produtos de limpeza ou comida, que podem contaminar o seu alimento.

Tenha atenção também com os recipientes de vidro. Se não forem específicos para fornos de micro-ondas, eles podem trincar ou quebrar com o calor do alimento.

Dica 7: Mantenha distância

Quando ligar o aparelho, não fique muito próximo. Todo micro-ondas tem uma borracha de vedação na porta para evitar que as ondas vazem do aparelho. Após alguns anos de uso, essas borrachas perdem eficiência e algumas ondas podem vazar. Sempre faça a manutenção preventiva das borrachas de vedação conforme o manual do fabricante. Para testar a vedação, é coloque uma maçã próxima à porta do aparelho enquanto o utiliza, por no mínimo 2 minutos. Se a fruta sofrer alterações está na hora de levar o aparelho com urgência até uma assistência autorizada.

Dica 8: Furinho não dói

Alimentos com pele ou membranas como ovos, tomates e batatas, devem ser furados com um garfo ou palito antes de serem colocados no micro-ondas. Essas peles ou membranas retêm o calor e o vapor no interior do alimento, podendo estourar com a pressão.

Dica Bônus: Sem cheiro e manchas

Para tirar cheiros de alimentos ou manchas, coloque um recipiente com água e vinagre no micro-ondas e ligue-o por 30 segundos. Em seguida, passe um pano seco.

11 Dicas de cuidados ao utilizar o Micro-Ondas - Blog WebContinental

Lembre-se sempre que o manual de instruções do seu micro-ondas é a melhor fonte de informações para saber como utilizar seu aparelho corretamente e com total segurança.

Confira nossas ofertas de Fornos de Micro-Ondas!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com