Confira as medidas de cooktop: 1, 2, 3, 4 e 5 bocas!

Que bom que você está preocupado com cada detalhe da escolha do seu cooktop. Isso é muito importante e faz toda a diferença! Quer um exemplo?

Esse tipo de fogão costuma desligar quando é superaquecido. Assim, uma bancada fora das medidas certas para receber o aparelho pode atrapalhar muito na ventilação adequada. O resultado é o mal aproveitamento do cooktop, o que sempre gera dores de cabeça…

Esse é apenas um exemplo do que uma compra (e, logo, instalação) mal feita pode acarretar. Por isso, é indispensável saber qual é o espaço disponível para a bancada que receberá o aparelho, o que também envolve saber as medidas do seu cooktop.

Descubra como garantir mais conforto e economia para a sua casa

O tamanho costuma variar conforme o número de bocas

Seria muito errado darmos uma medida padrão (em cm) para cada cooktop só para lhe oferecer uma resposta pronta/definitiva. A verdade é que: depende!

O que acontece é que não há uma norma que determine que todos os cooktops de x bocas tenham que ter tal largura e profundidade, por exemplo. Mal comparando, mas não é como as portas, que costumam ter um padrão de altura de 2,10 m. As medidas realmente variam muito de cada modelo, seu design e seu fabricante.

Descubra o melhor fogão a lenha para você

Mas, não quer dizer que você não possa ter uma noção dos tamanhos: o número de bocas é um grande aliado nesse momento! Para começar a busca, você pode se guiar por ele, porque os modelos com mesmas bocas e formatos costumam ocupar – mais ou menos – o mesmo espaço útil.

Porém, a melhor prática – certeira, sem achismos e brechas para dores de cabeça – é conferir as medidas nas especificações técnicas do produto. Aqui na WebContinental, por exemplo, você pode fazer isso pelas descrições de cada cooktop ou no chat online com nossos vendedores.

Fogão ou cooktop – Descubra qual o melhor para você

Veja alguns modelos e medidas de cooktop 1, 2, 3, 4 e 5 bocas

Para você ter uma ideia das medidas de cada tamanho de cooktop, separamos alguns modelos com essas informações (largura x altura x profundidade). Confira!

1 boca – O modelo Cooktop Brastemp Gourmand tem as medidas de 30 x 6,8 x 35,5 cm.

Fogão Cooktop Brastemp 1 Boca

Fonte: WebContinental

Dimensões de Fogão Cooktop Brastemp 1 Boca

Fonte: WebContinental

2 bocas – O Cooktop a Gás Built Soft BLT 2Q PR mede 30 x 5 x 51 cm. Esse produto inclusive tem um desenho com as medidas necessárias para o encaixe no móvel.

Fogão Cooktop Built Soft 2 Bocas

Fonte: WebContinental

Dimensões de Fogão Cooktop Built Soft 2 Bocas

Fonte: WebContinental

3 bocas – Já o modelo de Cooktop a Gás BLT 3Q DELTA tem as medidas de 75 x 5 x 36 cm, chamando atenção para seu formato diferenciado (arredondado ao invés de quadrado). A ilustração também traz as medidas inclusive do encaixe necessário.

Fogão Cooktop BLT 3 Bocas

Fonte: WebContinental

Dimensões de Fogão Cooktop BLT 3 Bocas

Fonte: WebContinenta

4 bocas – O Cooktop a Gás Built Soft BLT 4Q PR possui o tamanho dentro das medidas de 58 x 5 x 46 cm.

Fogão Cooktop BLT Built Soft 4 Bocas

Fonte: WebContinental

Dimensões de Fogão Cooktop BLT Built Soft 4 Bocas

Fonte: WebContinental

5 bocas – Esse modelo de Cooktop Consul 5 Bocas têm as seguintes medidas: 73 x 8,6 x 46 cm.

Fogão Cooktop Consul 5 Bocas

Fonte: WebContinental

Dimensões de Fogão Cooktop Consul 5 Bocas

Fonte: WebContinental

Lembre-se: são apenas exemplos! Existem diversos outros modelos, com diferentes dimensões, portanto, sempre confira as informações técnicas do produto.

Medidas importantes para a instalação

Saber as medidas exatas do aparelho é indispensável, principalmente para providenciar o balcão e a instalação. Mas existem medidas e informações que se mantém as mesmas, independentemente das do seu cooktop. Anote-as, pois são importantes!

  • Dessa forma, no geral, a bancada deve ter de 2 a 6 cm de espessura, além de ter de 5 a 7 cm de sobra de cada lado para não ficar com a estrutura fragilizada. O manual do fabricante contém essa informação com exatidão.
  • As tomadas devem ficar fora do móvel em que o cooktop está embutido. O ideal é manter uma distância de 30 cm do ponto de gás, para evitar acidentes.

Aproveite e já saiba tudo sobre como instalar cooktop de forma prática e segura!

Pronto! Agora você já tem uma noção das medidas de cada cooktop. O importante é seguir as dicas que demos aqui tanto para a escolha quanto para a instalação. Lembre de sempre conferir as informações técnicas do produto e, só então, encomendar o seu balcão.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com