Cooktop por indução: qual o consumo de energia?

Quando se pensa em cozinhas elegantes e modernas, logo vem a mente eletrodomésticos como os cooktops. Conhecidos pela praticidade e tecnologia inovadora, esses aparelhos estão conquistando cada vez mais adeptos no mundo todo e tornando o ato de cozinhar ainda mais prazeroso – principalmente com os modelos de cooktop por indução, que são considerados os mais modernos e cobiçados.

Como este aparelho dispensa o uso de gás, utilizando apenas eletricidade como fonte de alimentação, uma das principais dúvidas que surge na hora de escolher um cooktop é sobre o consumo de energia. Afinal, cooktop por indução encarece a conta de luz? Confira a resposta para essa e outras dúvidas!

Como funciona o sistema de indução?

Antes de tudo, precisamos entender o funcionamento destes aparelhos. Basicamente, o sistema de indução gera correntes eletromagnéticas que se transformam em calor somente quando a panela entra em contato com a superfície do cooktop. Dessa forma, o calor é transferido diretamente para o fundo da panela (e, consequentemente, para os alimentos), sem liberar energia no ambiente.

Justamente por isso, esse é considerado o modelo mais seguro de cooktop: com ele, não há risco de choque elétrico ou queimadura. Você pode, inclusive, colocar sua mão diretamente na superfície de cozimento do aparelho sem medo algum. Afinal, o calor é gerado somente dentro da panela.

cooktop por indução derretendo chocolate

Fonte: Natlus URD

Quais as diferenças entre o cooktop por indução e os outros modelos?

Além do sistema de aquecimento inovador, os aparelhos por indução também possuem outros pontos que os diferenciam dos demais modelos no mercado. Confira alguns detalhes que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu cooktop:

  • Além de aquecer mais rápido do que os outros modelos, a superfície do aparelho resfria quase que imediatamente após a retirada dos recipientes. Isso permite que os alimentos cozinhem rapidamente, sem haver desperdício de calor.
  • Funciona somente com panelas magnéticas, como aquelas com fundo de aço, multicamadas ou de ferro fundido. Uma dica é fazer o teste com um ímã: se ele grudar no fundo da panela, ela pode ser utilizada.
  • A forma de instalação de cada aparelho deve ser considerada. Existem modelos portáteis, que podem ser posicionados sobre qualquer superfície plana e movidos de lugar; já outros precisam ser instalados diretamente na rede elétrica, o que demanda mão de obra especializada.
  • Por contar com tecnologia diferenciada e alto desempenho, os cooktops por indução também são os modelos mais caros do mercado – mas geralmente esse valor compensa no custo-benefício, já que esses modelos são muito eficientes e mais seguros.
cozinhando no cooktop por indução

Fonte: Amazing Space

Cooktop por indução gasta muita energia?

Podemos dizer que, sim, os cooktops elétricos, no geral, consomem uma quantidade considerável de energia elétrica. Existem modelos mais econômicos que outros, mas o consumo de eletricidade geralmente se assemelha ao que é gasto com um chuveiro elétrico, por exemplo.

No entanto, você precisa levar em consideração dois fatores: 1) o cooktop por indução não utiliza gás, então seu gasto será somente com energia; 2) este aparelho aquece mais rapidamente e todo calor gerado é transferido diretamente para a panela, o que diminui o tempo de cozimento de alguns alimentos.

Agora você sabe que o cooktop por indução gasta, sim, uma quantidade considerável de energia elétrica, mas seu funcionamento faz com que ainda assim esse modelo seja a opção mais eficiente e econômica da categoria – além de ser também o mais seguro. Experimente!

Aqui na WebContinental você encontra diversos modelos de fogão e cooktop com preços e qualidade que combinam com as suas necessidades. Confira!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com