Cooktop Eletrodomésticos

Cooktop Inox ou Vidro? Qual é Melhor?

cooktop
Escrito por WebContinental

O cooktop é uma opção extremamente moderna para substituir os fogões convencionais, aliando funcionalidade à decoração e ao estilo da cozinha. Por isso, estão cada vez mais em alta. E existem diversos tipos de cooktop quando o assunto é o design, com opções de acabamentos em diferentes materiais, como inox e vidro.

Em função disso, é comum ficar indeciso sobre qual é o melhor modelo: cooktop de inox ou vidro? Nesse post, você vai entender a diferença, as vantagens e as desvantagens entre os modelos desses materiais para decidir de uma vez por todas qual é o seu favorito.

Cooktop de Inox

Design

Esse modelo tem o design com a tradicionalidade típica dos fogões que todo mundo já conhece. Para quem gosta de preservar o visual mais convencional, um modelo como o Cooktop Inox 4 Bocas – Venax é perfeito.

Cooktop Inox 4 Bocas Venax

Fonte: WebContinental

Conheça as vantagens do Cooktop Inox 4 Bocas – Venax!

Funcionamento e características

Os queimadores – ou as chamadas “bocas” – desse modelo são muito semelhantes aos dos fogões tradicionais e possuem um bom desempenho na transmissão de calor. Com funcionamento à gás, depende de energia elétrica apenas para ligar e olhe lá (nada que um acendedor portátil não resolva).

Durabilidade e limpeza

É por sua longa durabilidade que esse modelo se destaca, já que é bastante resistente ao desgaste natural do tempo de uso e abrasão. Claro que há limites: embora seja um material resistente e de fácil limpeza, deve-se ter cuidado com o uso de esponjas e esfregões de aço para não riscar o inox.

Cooktop de Vidro Temperado

Design

Neste modelo, o grande diferencial é a versatilidade, ou seja, como ele se adapta ao estilo da sua cozinha, complementando a decoração. Costumam ser em placas planas e com formatos variados, entre eles:

cooktop vidro temperado preto 4 bocas quadrado

Fonte: WebContinental

cooktop vidro temperado preto 3 bocas arredondado

Fonte: WebContinental

cooktop vidro temperado preto 4 bocas

Fonte: WebContinental

Para quem gosta de eletrodomésticos coloridos, existem também opções com estampas e muitas possibilidades de cores. Dos tons mais escuros e neutros aos mais vivos e chamativos. Alguns exemplos são o Fogão Cooktop Fischer Gás – Vidro Rouge, em acabamento vermelho, e o Cooktop CasaVitra Premium Traci – Vidro – 5 Bocas, que possui estampa listrada.

cooktop vidro temperado zebrado 5 bocas

Fonte: WebContinental

cooktop vidro temperado vermelho 5 bocas

Fonte: WebContinental

Funcionamento e características

O modelo de vidro pode contar com ou sem grelhas, variando conforme o sistema de funcionamento. Nos modelos elétricos não há grelha e a perda de calor para o ambiente é menor, no entanto, a eletricidade é essencial. Já a gás tem funcionamento similar ao fogão convencional, com o uso de grelha e dependendo da eletricidade apenas para acender a boca.

Durabilidade e limpeza

No geral, independente do tipo, o cooktop de vidro é extremamente fácil de limpar. Só há um detalhe: é recomendado limpá-lo antes que esfrie, pois depois de certo tempo de uso os resíduos de gordura podem se fixar no material, dificultando a limpeza. Mas, nada que uma flanela e um desengordurante não resolvam!

Além disso, em geral, ele não tem tanta resistência quanto o inox. Mas com os cuidados certos não tem porque ter medo de optar por esse modelo. Além disso o vidro costuma ser temperado, o que garante maior resistência ao material.

Extra: Cooktop de Vitrocerâmica

Outro tipo de cooktop, que não é considerado de vidro mas tem um visual bem similar, e que merece destaque é o de vitrocerâmica, que inclui painel touch. Ou seja, tem um ar completamente sofisticado. Perfeito para quem quer uma cozinha verdadeiramente moderna e elegante.

O Cooktop Brastemp Gourmand – 4 Bocas – Vitrocerâmico – Preto, por exemplo, tem funcionamento por indução de calor. Então, atenção: é importante ter panelas específicas, pois o calor é transmitido por magnetismo.

cooktop vitrocerâmico preto 4 bocas

Fonte: WebContinental

Enfim! Agora que você aprendeu cada um dos pontos fortes e fracos dos diferentes modelos está mais que pronto para decidir qual o melhor cooktop – inox ou vidro – para sua cozinha. Ficou com alguma dúvida? A gente tira! É só deixar um comentário abaixo. E não se esqueça: aqui, na WebContinental, você encontra os melhores modelos de cooktop do mercado!

Sobre o autor

WebContinental

Deixe um comentário

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com