Cozinha Dicas

Como Montar uma Cozinha Pequena

Cozinha compacta
Escrito por WebContinental

A cozinha é considerada por muita gente como o coração do lar. Se o quarto é o espaço de descanso, é na cozinha que as refeições são preparadas e, muitas vezes, servidas. Por isso, mantê-la organizada, funcional e bonita é muito importante – e em espaços compactos isso pode virar um grande desafio.

Mas pode ficar mais tranquilo: aqui você encontra dicas práticas e eficientes sobre como montar uma cozinha pequena impecável.

Como planejar uma cozinha pequena

O principal ponto na hora de pensar o espaço é ter consciência do tamanho dele e, assim, procurar tirar proveito dos pontos positivos e reduzir os negativos. Ou seja, é preciso aproveitar ao máximo os espaços funcionais e, ao mesmo tempo, aplicar uma decoração que transmita a sensação de que o ambiente pareça maior do que é.

Para garantir isso, é fundamental planejar a cozinha com atenção; veja algumas orientações.

  • Aproveite as paredes e cantos

A principal forma de maximizar os espaços é aproveitar as paredes – ou seja, verticalizar acessórios, móveis e até mesmo eletrodomésticos. Aposte em armários suspensos, nichos, suportes para utensílios e outros itens que ajudem a transformar as paredes em locais úteis.

Além disso, se possível, opte por móveis planejados ou curvos, que possam se adaptar a todos os cantinhos da sua cozinha e, assim, não deixar nenhuma área sem ser aproveitada. Mas, ao mesmo tempo, tenha cuidado para não acabar gerando e, assim, criar aquele visual “atravancado”.

Cozinha com armário suspenso

Fonte: Pinterest

Cozinha com moveis planejados

Fonte: Pinterest

 

  • Utilize prateleiras e bancadas

Essa dica se une a anterior. Isso porque contar com prateleiras é uma forma de aproveitar a cozinha de forma vertical, deixando ingredientes, louças e utensílios ao seu alcance de maneira fácil e minimizando a necessidade de armarinhos e outras mobílias para guardar tudo que você precisa.

Outra forma de organizar o ambiente mesmo quando ele for compacto é ter uma bancada – e melhor ainda se ela for móvel. Ela agiliza muito diversos processos comuns da cozinha, como cozinhar, servir e até mesmo armazenar itens, sem ocupar espaço em excesso.

Ou seja, combina dois pontos muito positivos para uma área compacta: otimizar o espaço e ser multifunção.

Cozinha com prateleiras

Fonte: Pinterest

Cozinha com bancada

Fonte: Pinterest

 

  • Revise e organize os armários e despensas

Por fim, para garantir que tudo esteja organizado da melhor forma possível, não basta pensar nos móveis e eletrodomésticos; é necessário também ter certeza de que o conteúdo dentro deles está arrumado.

Periodicamente, dê uma revisada no armário, na geladeira etc, buscando eliminar aqueles itens que não são fundamentais e/ou não deveriam estar na cozinha. Organizando tudo de forma prática torna sua cozinha mais funcional, bonita e aconchegante!

Conheça 15 utensílios para facilitar sua vida na cozinha

Dicas de móveis e eletrodomésticos de cozinha pequena

Mas nem todo o planejamento do mundo será suficiente se você acabar escolhendo móveis e eletrodomésticos que não sejam compatíveis com a sua cozinha. Isso porque ambientes mais compactos requerem certas características para garantir o seu conforto e a sua utilidade.

Idealmente, o melhor é contar com móveis planejados que se adaptam ao espaço. Além disso, dê preferência para armários lisos, pois assim você evita que os puxadores acabem ocupando espaço e até gerando esbarrões – coisas bem comuns em cozinhas pequenas.

Também é muito vantajoso possuir mobília multifunção, como um balcão com fruteira e eletrodomésticos embutidos (por exemplo, forno e cooktop) para maximizar o espaço.

Os três eletrodomésticos que deixam a sua cozinha mais funcional

Como decorar uma cozinha pequena

Além de funcional, a cozinha, claro, também precisa ser bonita e aconchegante e é aí que entra a decoração. Em primeiro lugar, tenha em mente que, assim como os outros ambientes do seu lar, esse também deve refletir a sua personalidade. Portanto, tome nossas dicas como uma base e adapte-as ao seu gosto.

  • Opte por cores claras

Esse não é nenhum segredo, mas não custa lembrar: espaços pequenos combinam com cores claras, que criam a sensação de amplitude – fazem o local parecer maior do que ele realmente é.

Portanto, se possível, escolha cores como branco, cinza, bege e tons claros em geral para a maior parte da cozinha. Já detalhes (com utensílios, elementos decorativos e até mesmo um ou outro eletrodoméstico) podem ter cores mais chamativas, criando assim um contraste harmonioso.

Cozinha com cores claras

Fonte: Pinterest

Cozinha em tons claros

Fonte: Pinterest

  • Empregue um estilo minimalista

Você provavelmente já percebeu que um dos lemas na hora de montar uma cozinha pequena é a frase “menos é mais”. Ou seja, não apenas no momento de planejar o ambiente e escolher móveis e eletrodomeśticos, na decoração também é preciso ter um viés minimalista. Portanto, aposte em um visual mais clean, com alguns itens decorativos pontuais.

Cozinha minimalista

Fonte: Pinterest

 

  • Una decoração e praticidade

Juntamente com a dica anterior, essa aqui também busca unir praticidade e estilo. Uma forma eficiente e criativa de elaborar uma decoração cheia de estilo sem deixar de lado a ideia de minimalismo é transformar itens utilizados no dia a dia em elementos decorativos.

Acessórios, utensílios e até eletrodomésticos (da colher para mexer a panela até a batedeira, por exemplo) são essenciais para uma cozinha prática e charmosa. Vale tanto optar por modelos criativos – como design e acabamento diferentes – como por aqueles com formato padrão mas cores chamativas e inusitadas; solte sua criatividade!

Cozinha com prateleiras

Fonte: Carro de Mola

 

  • Maximize a iluminação

A última dica é também item básico na decoração de áreas pequenas. Procure maximizar a iluminação a sua cozinha – e de preferência a natural. Deixe as janelas bem arejadas, com cortinas leves.

Para ampliar a luminosidade e criar a sensação de amplitude, tenha itens espelhados no ambiente e complemente a fonte de luz natural com pontos estratégicos de luz artificial.

Cozinha com iluminação natural e artificial

Fonte: Pinterest

 

 Descubra o item essencial para uma cozinha supercompacta

Seguindo essas orientações você conseguirá montar uma cozinha pequena mas com conforto, praticidade e estilo de sobra! E, na hora de escolher os móveis e eletrodomésticos para ela, conte com a WebContinental: temos as melhores condições de pagamento do mercado!

Sobre o autor

WebContinental

Deixe um comentário

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com