Como limpar geladeira: veja um passo a passo fácil e rápido!

Um dos eletrodomésticos mais importantes do lar, a geladeira (ou refrigerador, chame como achar melhor) precisa de manutenção e de limpezas constantes para garantir o seu melhor funcionamento – e, por consequência, o armazenamento saudável dos alimentos. No entanto, essas tarefas podem ser um mistério para muitas pessoas. Se você é uma delas, pode ficar mais tranquilo, pois separamos algumas dicas práticas e infalíveis para você saber como limpar sua geladeira da melhor forma possível!

Qual a periodicidade da limpeza da geladeira?

Antes de saber como limpar uma geladeira, é fundamental saber quando limpá-la. Embora não haja um padrão de periodicidade, a melhor forma de estipular uma data para a higienização deste eletrodoméstico é considerar qual o tipo de uso que você faz dele. Para famílias grandes e que armazenam muitos itens dentro do refrigerador, uma limpeza quinzenal é o mais indicado, pois evita que eventuais resíduos se armazenem em seu interior. Já no caso de quem mora sozinho ou possui uma família menor (com apenas seu cônjuge, por exemplo), essa higienização pode ser feita mensalmente, pois nessas situações a geladeira não armazena tantos itens, logo, não acumula odores e resíduos tão facilmente.

Porém, claro, vale levar em consideração o contexto do seu lar. Se, mesmo morando sozinho, a sua geladeira está sempre cheia; ou se sua família não demanda tanto do eletrodoméstico, essa periodicidade da limpeza irá mudar. Outra dica de ouro é limpar a geladeira logo que sujá-la (como, por exemplo, ao derramar leite no interior do eletrodoméstico): isso facilita bastante o processo de higienização, já que resíduos ressecados são mais difíceis de serem removidos.

Veja esse post com oito dicas fundamentais para manutenção da sua geladeira

Como limpar a geladeira por dentro

Fonte: Huffington Post

Fonte: Huffington Post

Embora as dúvidas sobre como limpar geladeira sejam bastante comuns – especialmente com relação ao seu interior -, esse processo não é nenhum bicho de sete cabeças. Basta ter alguns cuidados de segurança, atenção com os produtos de limpeza certos (e quais devem ser evitados) e realizar a higienização periodicamente, evitando que o eletrodoméstico acumula sujeira e resíduos.

Confira abaixo um passo a passo simples e eficiente para limpar a geladeira internamente.

1) Antes de tudo, certifique-se que o aparelho esteja desconectado da tomada, pois assim você evita acidentes.

2) Em seguida, retire todos os itens de dentro da geladeira. Durante a limpeza, é importante realizar também o degelo do equipamento (caso seu modelo não tenha a tecnologia frost free), o que pode levar um tempo, então armazene os itens em um recipiente resfriado – como, por exemplo, uma caixa de isopor.

3) Depois, retire também aqueles itens removíveis do eletrodoméstico (gavetas, prateleiras etc). Aqui vale lembrar de verificar o manual da geladeira para se assegurar de quais compartimentos podem ou não ser retirados.

4) Para higienizar esses itens removíveis, é muito fácil: passe uma esponja macia ou pano com detergente neutro, depois enxague em água corrente, na pia, e enxugue com um pano seco. Um aviso importante: nunca use produtos como escova ou palha de aço, esponjas ou panos ásperos e produtos à base de amônia, álcool e substâncias abrasivas em nenhuma parte do processo de limpeza da geladeira!

5) Agora é a hora de retirar os resíduos da parte interna da geladeira. Utilize esponja ou pano macio umedecido em água com um pouco (mas apenas um pouco!) de detergente para esfregar o interior do eletrodoméstico. Em seguida, passe um pano úmido para retirar o excesso e, por fim, um pano seco.

6) Agora é só recolocar aquelas partes removíveis de volta na geladeira, religar o aparelho na tomada e armazenar novamente os alimentos no eletrodoméstico. Prontinho! Viu como é fácil, rápido e eficiente limpar o interior da geladeira?

Dicas para limpar o exterior da geladeira

Fonte: Hello Yellow

Fonte: Hello Yellow

Mas, calma lá, pois o trabalho ainda não está terminado – também é preciso limpar o exterior da sua geladeira. Para isso, vale o mesmo conselho do interior: utilizar os produtos certos, evitando aqueles que podem danificar o eletrodoméstico. Veja abaixo como higienizar a parte de fora da sua geladeira.

1) Aqui também é importante desconectar o aparelho da tomada porque, mesmo lidando apenas com o seu exterior, serão utilizados líquidos, e como esse é um eletrodoméstico, essa precaução traz mais segurança.

2) Utilize uma esponja ou pano macio umedecido com detergente neutro (em pouca quantidade) e água morna para limpar a porta, as laterais e o topo da geladeira.

3) Em seguida, passe um pano macio umedecido para retirar o excesso de sabão; para finalizar, um pano seco.

4) Atenção: nunca utilize líquidos ou itens umedecidos para limpar a parte traseira da geladeira, na qual fica localizado o condensador do equipamento. Nessa parte, use apenas um aspirador de pó ou espanador para retirar a poeira.

5) Terminados os passos acima, basta ligar o eletrodoméstico na tomada novamente e, pronto, ele está limpinho e brilhante.

Mas e quando a geladeira é de inox?

Uma preocupação de quem tem uma geladeira com acabamento em inox é, justamente, sobre como conservar o aspecto moderno e brilhante desse material sem causar riscos e manchas. Nesse tipo de acabamento, nunca use saponáceos, amoníacos, desengordurantes, solventes e álcool, pois essas substâncias causam manchas que não podem ser removidas.

Ao limpar o exterior da sua geladeira em inox, utilize um pano umedecido em uma solução de água morna com sabão neutro. Para finalizar, seque a porta, as laterais e o topo da geladeira com um pano seco – ou seja, praticamente o mesmo procedimento realizado para modelos com revestimento de outros materiais.

Quer mais dicas sobre refrigeradores? Nesse post você confere tudo sobre geladeira e refrigeradores!

E não se esqueça: na WebContinental você encontra os melhores modelos de geladeiras e refrigeradores do mercado com condições de pagamento e qualidade incomparáveis. Acesse e confira!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com