Como limpar fogão em apenas seis passos

Cozinhar é um momento de criatividade e de dedicação. Inúmeras receitas e opções passam na cabeça de quem pretende servir a refeição que sua família e amigos merecem, tudo para compartilhar bons momentos em volta da mesa. Mas essa é a parte que vai para os registros e porta-retratos – o que está por trás é a sujeira que esse momento pode causar. Para diminuir o trabalho após as refeições e manter apenas o lado bom da ocasião, aí vão algumas dicas de como limpar o seu fogão e cuidados que você pode ter para mantê-lo sempre brilhando. Tudo em apenas seis passos!

Antes de começar, retire tudo

Isso mesmo: para que a limpeza do fogão seja rápida e eficiente, é preciso retirar todas as peças removíveis antes de começar. Do contrário, a limpeza será somente superficial e gorduras mais pesadas, que podem estar escondidas atrás de vincos, continuarão lá. Isso pode fazer com que os respingos acumulados tornem-se manchas ou mesmo que atraiam insetos e, há de se convir, ninguém quer isso na sua cozinha, né?

Cuidado com a eletricidade!

Se seu fogão for elétrico e possuir acendimento automático ou painel com timer, então ele precisa ser conectado na tomada. Um dos cuidados primordiais ao se lidar com eletricidade é certificar-se que nada fora do previsto possa acontecer, por isso, desconecte o fogão da tomada antes de começar a limpeza. Afinal de contas, você irá trabalhar com água, que é um condutor de energia, portanto todo cuidado é pouco, pois além do eletrodoméstico, sua vida também pode sofrer danos!

Um outro detalhe muito importante: você irá trabalhar com materiais e superfícies diversas, por isso é imprescindível o uso de luvas de limpeza para fazer qualquer tarefa. É uma forma de preservar sua saúde.

Cheque qual é a superfície do fogão

Verifique qual é o material do seu fogão antes de escolher o tipo de bucha que irá usar para limpá-lo. Por exemplo, se seu eletrodoméstico for de inox, é mais indicado que você opte por esponjas que não risquem, ou cuidar para não usar o lado verde das esponjas tradicionais, para que o fogão não fique com marcas fortes ou arranhões. Depois da escolha, coloque bastante detergente porque é hora de começar a limpeza!

fogão-peças

Fonte: Dima Distribuidora

Deixe a água fazer seu trabalho!

O fato de se realizar tudo sempre correndo faz com que, na maioria das vezes, a agilidade cause mais trabalho do que você deveria ter de fato. Passe a bucha, abundantemente ensaboada e molhada, por toda a cobertura do fogão. Após espalhar e fazer movimentos circulares leves nos pontos onde há maior acúmulo de gordura. Não passe o pano ou comece a finalizar para uma segunda passada. Ao invés disso, deixe a água agir a seu favor; enquanto isso, você pode lavar a louça, servir a sobremesa aos convidados ou fazer outras etapas da limpeza, por exemplo. A água vai amolecer a sujeira e reduzir muito seu esforço.

Dica extra: Para facilitar e intensificar o poder do produto aplicado para limpar o fogão, utilize água aquecida! Ela ajuda muito a potencializar a mistura, além de diminuir o tempo do processo.

Não esqueça o vidro, os queimadores e os acendedores!

Enquanto a água reduz sua atividade, a dica é ir para o que falta: vidros, queimadores e acendedores. Caso você não esteja familiarizado com os termos, os queimadores são as populares “bocas” do fogão e os acendedores são os “botões” que regulam a altura do fogo. Agora que você já está situado, vamos ao prático.

Os vidros para limpar são, geralmente, os externos. Podendo ser da tampa do fogão, o display do timer ou o visor do forno. Existem produtos destinados exclusivamente para limpeza de vidros, que são materiais que não mancham e, por isso, são muito indicados. Porém, como muitos dos respingos podem ser de gordura de óleo ou de alimentos fritos, podem ser mais difíceis de retirar e, então, os desengordurantes são ótimos agentes.

fogão-limpeza

Fonte: Simplifica com efacil.

Dica extra: O segredo aqui não é como você limpa, mas sim como finaliza a ação. Uma ótima maneira de deixar qualquer vidro brilhando é secar com jornal! Embora diferente, essa tática funciona muito bem para deixar um brilho incrível.

Os queimadores e os acendedores podem ser inseridos em um recipiente com água quente e produtos que retiram gordura e sujeira desde o instante em que foram removidos, no início da limpeza do fogão. Enquanto você limpa as outras partes, eles estarão mergulhados e soltando as impurezas contidas neles.

Depois é só lavá-los normalmente, esfregando os queimadores com uma palha de aço e os acendedores com uma espoja. Caso seu fogão não for um cooktop ou fogão elétrico e tiver grades de ferro que suportam as panelas e não as deixam em contato direto com os queimadores. Dessa forma, o mesmo procedimento pode ser feito com essas grades, apenas usando uma vasilha maior.

fogão-limpeza

Fonte: The Creek Line House.

Dica extra: Uma receita caseira que ajuda bastante a dissolver resíduos é unir três ingredientes: água quente, bicarbonato de sódio e vinagre branco. Deixando eles misturando por 15 minutos torna-se um potente aliado contra a sujeira. Você pode, inclusive, mergulhar os queimadores e os acendedores nele ao invés de inserir inúmeros produtos industriais. Lembrete: nunca se esqueça das luvas quando lidar com produtos de limpeza, sejam eles caseiros ou industriais.

Finalize com pano multiuso

Depois que a água e os produtos amolecerem a gordura, é a vez de passar um pano multiuso. Primeiro umedecido e depois completamente seco, para finalizar seu trabalho e deixar seu fogão limpo e reluzente.

fogão-fisher

Fonte: Fisher & Paykel

Fácil, não é? Para que você consiga manter seu eletrodoméstico limpo por mais tempo, uma dica bacana é colocar protetores de alumínio na superfície. Assim você evita que a gordura se espalhe e a limpeza acaba ficando muito prática e ágil. Não se esqueça: na WebContinental você encontra os melhores eletrodomésticos do mercado, todos com condições de pagamento e qualidade incomparáveis. Acesse e confira!

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com