Eletrodomésticos

Como instalar cooktop de forma prática e segura?

cozinha decorada com cooktop instalado
Escrito por WebContinental

Um eletrodoméstico que vem se tornando tendência, o fogão cooktop une praticidade, eficiência e beleza. No entanto, apesar dessa popularidade crescente, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como instalar cooktop. É preciso muita atenção com o tipo de funcionamento do fogão, o local onde ele será instalado e também medidas de segurança. Quer evitar complicações na hora na instalação do seu cooktop? Então confira nossas dicas!

cozinha com móveis de madeira e cooktop

Fonte: HGTV

Atenção ao escolher bem o modelo de cooktop

Antes mesmo de realizar a instalação, você precisa ter certeza de que adquiriu o modelo correto de cooktop. Ele pode funcionar via eletricidade ou à gás e ambas as formas possuem usos mais indicados para certos tipos de lares. Portanto, escolha aquele modelo que melhor se enquadra nas características da sua cozinha e do seu lar.

Nesse post você confere dicas de como escolher o modelo de cooktop.

Cuidados na instalação de fogão cooktop

O cooktop é um fogão que fica acoplado dentro de um móvel da cozinha – como um armário ou bancada, por exemplo – e por isso traz muito mais praticidade, além de deixar o ambiente com um visual mais amplo e funcional. Ele pode variar tanto no combustível que usa para as chamas (gás ou eletricidade, como falamos antes) quanto no formato, design e acabamento.

Clique aqui e saiba mais sobre como o cooktop funciona.

Porém, esse funcionamento moderno também traz certos cuidados importantes para quem quer saber como instalar cooktop: você não pode deixar materiais muito suscetíveis ao calor e/ou inflamáveis perto do fogão, o espaço em que o fogão será instalado precisa respeitar as medidas indicadas no manual do produto, entre outros itens que merecem atenção. Confira abaixo alguns dos principais:

  • A bancada na qual o cooktop será instalada (chamada de nicho) precisa ser totalmente plana e ter no mínimo 2 a 6 centímetros de espessura para suportar o peso do fogão.
  • Ela também deve ser feita com um material resistente a altas temperaturas (como granito, por exemplo).
  • No cooktop a gás, o ponto de saída de gás precisa estar a no máximo 1m de distância do centro do fogão.
  • Além disso, o ponto de gás deve ficar a pelo menos uma distância de 30cm de qualquer tomada, para evitar acidentes.
  • O cooktop elétrico precisa de uma tomada exclusivo.

Dicas de como instalar um cooktop

Antes de colocar mãos à obra, é preciso ler com muita atenção o manual do produto, que indica os melhores procedimentos para instalar o cooktop e também medidas e orientações que precisam ser respeitados. Veja baixo um passo a passo simples de como instalar cooktop de forma ágil!

  • Encaixe o cooktop no móvel que servirá de nicho e marque as medidas do fogão.
  • Então é preciso cortar o nicho de acordo com essas medidas (se ele for feito de granito e outras pedras, você precisará de ajuda profissional).
  • Após aberto o espaço para abrigar o cooktop, encaixe-o (respeitando as medidas de espaço e localização do fogão).
  • Fixe o cooktop usando as presilhas e os parafusos que acompanham o produto;
  • Faça as ligações necessárias entre as tubulações (de gás ou elétrica) que alimentarão o fogão.

É importante lembrar que caso o seu lar não tenha uma rede de alimentação de gás ou elétrica, busque o serviço de um profissional.

Você já sabe como instalar cooktop mas ainda não comprou o seu fogão moderno? Na WebContinental você encontra modelos de cooktop com as melhores marcas e vários modelos, além de muitos outros eletrodomésticos. Acesse e aproveite as formas de pagamento: até 10x no cartão, ou com até 10% de desconto no boleto!

Sobre o autor

WebContinental

Deixe um comentário

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com