Ar Condicionado

Como escolher o ar-condicionado ideal

Como escolher o ar-condicionado ideal
Escrito por WebContinental

Atenção

Criamos um novo texto (mais completo) sobre como escolher ar-condicionado. Confira!

 

O verão já está aí! Nessa hora, muita gente pensa em aposentar aquele ventilador antigo e comprar um ar-condicionado. Para ajudar a fazer a melhor aquisição, separamos algumas dicas de como escolher o ar-condicionado ideal.

Antes de escolher o ar-condicionado, defina a sua necessidade

Um erro muito comum é acabar comprando aquele modelo que possui o maior número de BTUs (sigla em inglês para Unidade Térmica Britânica). Ou seja, aquele que tenha a maior capacidade de resfriamento.

O problema é que essa nem sempre é a melhor escolha, porque cada cômodo demanda uma potência de resfriamento específica. Vários fatores influenciam nesse processo, como quantidade de portas e janelas, número de pessoas que ficam no espaço, qual a incidência de luz no ambiente e até a presença de outros equipamentos eletrônicos.

Felizmente, existem ferramentas simples e práticas para calcular BTUs. Dá pra descobrir a melhor potência para atender sua necessidade, sem desperdiçar ou ter um alto consumo de energia.

Como escolher o ar-condicionado ideal

Escolha o tipo de ar-condicionado

Além da variedade de potência, também existe diferentes tipos de ar-condicionado. Esse fator é muito importante na hora de escolher o equipamento ideal. Aqui também é vital conhecer muito bem as suas necessidades e as características do cômodo no qual o ar-condicionado vai ser instalado.

Confira abaixo os usos mais indicados para cada tipo de equipamento:

  • Cômodo menor, com pouca incidência de luz e pequeno fluxo de pessoas - De forma geral, esse tipo de ambiente necessita de aparelhos com uma potência mais reduzida, que conseguem deixá-lo climatizado sem desperdiçar energia. Opte por modelos como os ar-condicionados portátil ou janela.
  • Cômodos médios, com incidência de luz e fluxo de pessoas moderados - Nesse caso, modelos mais básicos podem não ter potência suficiente, e já modelos com muitos BTUs acabam desperdiçando energia. Escolha os modelos split ou split window.
  • Cômodos amplos e com grande fluxo de pessoas - Nesse contexto, geralmente encontrado em espaços mais amplos e, principalmente, estabelecimentos comerciais, é necessário escolher modelos mais potentes. Por isso, procure por um ar-condicionado piso-teto ou o split cassete.

Além disso, é preciso ter atenção com outro detalhe: caso você more em uma região com grandes variações de temperatura, com dias muito quentes e outros muito frios, vale a pena considerar os modelos inverter. Eles têm a capacidade de tanto resfriar quanto aquecer o ambiente.

Detalhes extras

Como escolher o ar-condicionado ideal

É preciso ter atenção com alguns detalhes que podem parecer sem importância, mas que fazem grande diferença no uso do seu ar-condicionado.

  • Voltagem do aparelho – Modelos Hi Wall, por exemplo, possuem voltagem exclusivamente 220v. Para evitar surpresas ou ter que fazer uma alteração na sua rede elétrica, dê prioridade para aqueles modelos que já se adaptam à voltagem do seu lar.
  • Consumo de energia -  O ar-condicionado demanda muita eletricidade, por isso, tenha atenção aos selos de consumo energético dados pelo Inmetro. Aqueles aparelhos com as certificações A e B consomem menos energia, já os modelos C, D e E, por outro lado, apresentam maior consumo de energia.

Hora da instalação

Depois de escolher o modelo de ar-condicionado criteriosamente, o mesmo precisa ser feito com relação à instalação do aparelho. Conte apenas com o serviço de profissionais qualificados e especializados em realizar instalação de ar-condicionado, o que garante o melhor funcionamento do aparelho e aumenta a vida útil dele.

Sobre o autor

WebContinental

Deixe um comentário

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com